24 set - 2024 • 19:00 > 24 set - 2024 • 21:00
Ementa:
Nesta palestra inovadora, exploraremos como as práticas museológicas podem ser transformadas a partir de uma perspectiva neurodiversa, rompendo com os paradigmas tradicionais e coloniais que muitas vezes excluem ou marginalizam vozes e experiências diversas. A discussão abordará como os museus podem ser repensados para serem mais inclusivos e acolhedores, especialmente para pessoas neurodivergentes, oferecendo uma experiência que valorize diferentes formas de percepção, aprendizado e interação com o espaço e as obras expostas.
Para todos os públicos!
Palestrante: Guilherme de Almeida é Autista. Doutorando (bolsista CAPES de Excelência Acadêmica) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Atualmente, é Presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Autistas Brasil) e Coordenador Geral do Departamento de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento do Projeto Portinari. Único pesquisador brasileiro membro do Stanford Neurodiversity Project, onde atua nos Comitês de Inclusão no Ensino Superior e Inclusão no Mercado de Trabalho. Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA da Faculdade de Educação da UNICAMP e do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no âmbito Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Patrocínio:
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Projeto Portinari
Inicialmente voltado para o resgate da vida e da obra de Candido Portinari, bem como da época em que viveu, o Projeto visa também colocar a obra do artista a serviço da tarefa maior de busca da nossa identidade cultural e preservação da memória nacional. Pretende contribuir para uma ação sociocultural ampla, voltada para melhor compreensão do processo histórico-cultural brasileiro. Atuação tomando por base os valores sociais e humanos presentes em todo o universo portinariano.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.