28 ago - 2023 • 15:00 > 28 ago - 2023 • 17:00
28 ago - 2023 • 15:00 > 28 ago - 2023 • 17:00
A atividade faz parte dos encontros do Polo de Discussões Museus, língua e preservação, realizados nos meses de abril, julho, agosto e setembro, enfocando os desafios de preservar, pesquisar, comunicar e articular o repertório patrimonial da língua portuguesa, contemplando toda a sua dinamicidade, como elemento estruturador de identidades culturais e indicador constitutivo do respeito à diferença.
Os quatro eventos têm como principal objetivo trazer à discussão estudos de caso que iluminem perspectivas sobre o tema. Assim, os encontros visam tanto à sensibilização, formação e reflexão entre pesquisadores e demais profissionais que atuam com esse trabalho, como à discussão aberta ao público do MLP sobre o tema, apresentando como é possível trabalhar com base em diferentes abordagens sobre o mesmo objeto.
Para compor os estudos de casos, integrarão a programação instituições culturais e de memória, bem como pesquisadores e especialistas que desenvolvem trabalhos nessa temática.
O Ciclo de Encontros é uma iniciativa do Museu da Língua Portuguesa, por meio de seu Centro de Referência, em parceria com o ICOM Brasil. Confira, abaixo, como será o segundo encontro. Para maiores informações sobre o Ciclo, visite o site do MLP.
AGOSTO
Elos entre língua, música e memória
Data: 28/08
Horário: 15h-17h
Local: On-line, via plataforma Zoom (o link será enviado após a inscrição no Sympla).
A articulação entre língua e música vem ajudando a construir e perpetuar a memória e as tradições de seres humanos há séculos. Sejam cantigas de ninar ou cantos tradicionais, de geração em geração são transmitidas as histórias, visões de mundo e anseios de uma população por meio da música.
O objetivo desse encontro é discutir como as línguas, assim como os museus, são ferramentas de articulação de conhecimentos, construção de identidades e narrativas, espaços de circulação da cultura e história das pessoas. Nesse sentido, há um ponto em comum entre língua, música e memória: elas têm um viés coletivo, são ao mesmo tempo criadoras e resultados da história de um povo.
Participarão dessa discussão Nilcemar Nogueira, doutora em Psicologia Social, mestra em Bens Culturais e fundadora do Museu do Samba; e Pedro Acosta, doutor em Música, produtor cultural e atual presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia.
Acompanhem as atualizações sobre o próximo encontro:
SETEMBRO – Língua e patrimônio em políticas de acervo
Inscrições
As pessoas que desejarem participar devem se inscrever na plataforma Sympla. Será compartilhada uma lista de presença durante a realização do evento.
ATENÇÃO: Confira se seus dados estão todos corretos, pois o certificado será emitido com base nas informações preenchidas na plataforma Sympla.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Museu da Língua Portuguesa
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.