ENTRE LER E CONTAR: Ampliação de repertórios culturais para as infâncias
06 abr (ter), às 10h
com Mafuane Oliveira
Tendo a oralidade e a literatura como fio condutor do encontro, esta proposta pretende estimular as/os participantes a atuarem como mediadores no diálogo entre escola, instituições culturais e das diferentes vozes da sociedade brasileira. Vamos refletir sobre formas de integrar o universo da tradição oral, valores civilizatórios afro ameríndios e de diferentes grupos sócio-raciais ao nosso cotidiano, recriando alternativas de contraponto ao modelo escolar hegemônico e eurocêntrico.
Mafuane Oliveira é pesquisadora, educadora, contadora de histórias e mestra pelo Instituto de Artes da UNESP. Tem dedicado suas pesquisas aos temas da memória, performance, oralidade, oralituras afrobrasileiras, literatura infanto-juvenil e culturas da infância. É criadora da Cia Chaveiroeiro, projeto de narração de histórias e formação de professores, voltada à pesquisa, difusão e transcriação de narrativas tradicionais africanas e afro-luso-ameríndias. Também é apresentadora do programa Contos Rá Tim Bum e co-autora de “Mesma Nova História” finalista do Prêmio Jabuti 2022 na categoria de melhor livro infantil e “Cinderela do rio” contemplado pelo Edital ProAC 2023, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público.
Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência.
Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.