12 dez - 2022 • 19:00 > 16 dez - 2022 • 21:00
Encontrar as palavras certas para nomear o que se está sentindo pode ser o início de um caminho de cura para quem está passando por momentos difíceis e quem quer experimentar a jornada da escrita terapêutica terá por onde começar em uma oficina da BDB Cultural. A “Oficina de escrita terapêutica” será ofertada gratuitamente pela professora Carol Vilhena entre os dias 12 e 16 de dezembro e já está com inscrições abertas.
A oficina será realizada nos dias 12, 14, 15 e 16 de dezembro, de segunda a sexta-feira, sempre das 19h às 21h. A oficina é gratuita, com 8h de duração, e livre para todos os públicos. O curso será ofertado usando a plataforma virtual Zoom e será exclusivo para inscritos. As inscrições são online e ficam abertas até 11 de dezembro.
A professora adianta que há muitos exercícios que serão trabalhados na oficina para poder começar a preparar o público. “Fiz cursos de escrita na época da pandemia em que convidava as pessoas a fazerem cartas para si mesmo e foi um sucesso. Pensei que seria interessante neste fim de ano convidar as pessoas a um exercício semelhante, já aproveitando essa época de balanços e de esperança, para fazer cartas sobre si”, diz.
Haverá certificado gratuito, emitido em um sistema de preenchimento digital, e não há pré-requisitos para a participação que não sejam o acesso à internet no momento em que as aulas forem ministradas. “Não é preciso ser um escritor para fazer o curso, nosso objetivo é ajudar as pessoas a se revelar por meio da linguagem. Não é um curso técnico, é para pôr para fora o que já temos dentro de nós”, afirma.
A oficina terá duas partes, mas em um foco muito mais forte na sua primeira etapa: “Todo processo de escrita tem duas fases, a criação e a revisão. Teremos exercícios então nessas duas fases, primeiro com um de despertar das sensibilidades, com exercícios para liberar o que temos dentro, escrevendo sem compromisso. Em outro momento, depois de derramar o coração no papel, possivelmente na última aula, aí sim vamos ver os meios de lapidar essas pedras brutas de sentimento que vimos”, conclui.
Sobre Caroline Vilhena
Caroline Vilhena é Professora, Jornalista e Mestra em Linguística pela UnB. Ela atualmente integra o grupo de pesquisa GECRIA - Educação Crítica e Autoria Criativa (UnB), e após 10 anos de atuação na área da Comunicação, dedica-se à docência na rede particular de ensino do DF.
Realiza também Rodas de leitura e ministra Oficinas de escrita para crianças e adolescentes. Viveu em Caracas - Venezuela e em Monterrey - México, onde dedicou-se a trabalhos voluntários e a estudos sobre educação e desenvolvimento humano
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Biblioteca Demonstrativa do Brasil
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.