17 jun - 2024 • 15:00 > 17 jun - 2024 • 16:30
17 jun - 2024 • 15:00 > 17 jun - 2024 • 16:30
O português falado no Brasil é profundamente marcado pelo contato com as diversas línguas que aqui chegaram com as pessoas que foram trazidas do continente africano entre os séculos XVI e XIX. Foram cerca de 5 milhões de falantes de línguas oriundas de distintas famílias, tendo destaque as línguas do grupo bantu, do grupo fon e do iorubá.
Para além do léxico, essas línguas africanas estão presentes na sonoridade das palavras, na construção e no ritmo das frases, e até em como conceitualizamos o mundo. Neste encontro, para apresentar as características que emergem do nosso caldeirão linguístico, convidamos Esmeralda Vaillati Negrão, doutora em Linguística e professora titular no Departamento de Linguística da FFLCH-USP, e Adinelson Àkànbí Ọdẹ Filho, professor de Língua, Literatura e Cultura Yorùbá no Núcleo Permanente de Extensão em Letras da UFBA, o Nupel-UFBA, e membro do Grupo de Pesquisa Yorubantu: epistemologias Yorùbá e Bantu nos estudos literários, linguísticos e culturais.
O encontro ocorrerá virtualmente, por meio da plataforma Zoom. O link será enviado após a inscrição. Será compartilhada uma lista de presença durante a realização do evento.
ATENÇÃO: Ao se inscrever, confira se seus dados estão todos corretos, pois o certificado será emitido com base nas informações preenchidas na plataforma Sympla.
Quando: 17 de junho de 2024
Onde: via Zoom
Duração: 1h30
Este evento é uma realização do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Museu da Língua Portuguesa
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.