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Estratégias de Carreira #7

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Estratégias de Carreira #7

22 mar - 2022 • 19:00 > 07 abr - 2022 • 22:00

 
Videoconferência via Sympla Streaming
Evento encerrado

Estratégias de Carreira #7

22 mar - 2022 • 19:00 > 07 abr - 2022 • 22:00

 
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Evento encerrado

Descrição do evento

A necessidade das pessoas se expressarem por meio da música trouxe para o mercado milhares de novos artistas amadores que buscam se popularizar nas redes sociais. O “propósito” tem sido o principal método criativo utilizado por artistas. 


Mas como o público vai encontrar o seu “propósito artístico” se ele não sabe que você existe? Ninguém vai te procurar a menos que saiba que você existe. 


Qual a sua estratégia para fazer com que o seu propósito artístico encante as pessoas?


Não é suficiente produzir música para expressar um propósito pessoal. É necessário identificar grupos de pessoas que se encantem por seu propósito, saber quais seus modos de vida, com o que se identificam, quais seus desejos, e como o seu propósito artístico se relaciona a esses desejos. Esses seriam seus fãs verdadeiros capazes de viabilizar financeiramente sua carreira. 


Além disso, é necessário compreender como seus propósitos artísticos se relacionam com os propósitos dos outros artistas do seu nicho, que podem fazer com que seu propósito seja mais relevante numa determinada cena musical.


É por isso que este curso se chama Estratégias de Carreira. Ele te ensina a desenhar estratégias para identificar os desejos do seu público e fazer com que sua música se relacione a tais desejos. Ele te ensina a desenhar estratégias de atuação no seu nicho, fazendo com que outros artistas contribuam para a popularização da sua música. E te ensina ainda a planejar estrategicamente o conceito dos próximos lançamentos com base nesses aprendizados sobre seu público e seu nicho. Tudo para que seu “propósito” não morra na praia depois de nadar muito.


O curso profissionaliza seu processo criativo para agregar relevância ao seu trabalho.


O método ID_MUSIQUE, desenvolvido a partir da tese de Doutorado em Sociologia de Dani Ribas, utiliza técnicas da Sociologia, Antropologia, Psicologia Social e outras ciências para entender as motivações do público para consumir sua música. Ao entender o comportamento do público é possível aumentar o interesse do público pela música, e assim fazer com que ela adquira relevância num determinado nicho. É o que chamamos de “formação de público”, que vai muito além de chamar a atenção antes dos lançamentos por meio do marketing digital. Usamos a ciência a serviço do seu projeto artístico. São 12 ferramentas práticas exclusivas, que Dani ensina uma a uma no curso. 


A abordagem inovadora ID_MUSIQUE foi reconhecida pela universidade e em 2021 o método ganhou o Prêmio de Inovação em Negócios do programa "Transforme sua Pesquisa em Negócio" da Fundação Fórum Campinas, entidade que tem como objetivo criar ações para promover a ciência, tecnologia e inovação (CT&I).


OBJETIVOS DO CURSO

  • Ensinar a identificar os atributos de identidade do artista, para que ele desenvolva estrategicamente seu propósito

  • Ensinar a fazer estudo estratégico de público (estudo de demanda), para que o artista identifique os grupos de pessoas que se encantariam por seu propósito 

  • Ensinar a relacionar estrategicamente o propósito artístico aos desejos do público, para aumentar o interesse do público pela música

  • Ensinar a fazer estudo estratégico de nicho, para que o nicho também trabalhe pela maior relevância do seu trabalho

  • Ensinar a planejar estrategicamente o conceito artístico dos próximos lançamentos com base nos aprendizados sobre o público e o nicho, para que o marketing digital seja mais efetivo

  • Profissionalizar o processo criativo

  • Contribuir para a relevância do trabalho


A QUEM SE DESTINA

  • Artistas, Músicos e Produtores Musicais, em qualquer fase da carreira

  • Empresários e Agentes de artistas interessados em otimizar o alcance e relevância cultural de seus clientes

  • Profissionais que atuam em Selos e Editoras

  • Interessados em entrar no Mercado Musical


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Com o método ID_MUSIQUE, o artista incorpora essa nova maneira estratégica de pensar à sua carreira, e pode usar as técnicas ao longo da vida, pois ele aprende a lógica por trás do consumo de sua música. O método desenvolve e potencializa a capacidade natural do artista de se comunicar com o público e de se relacionar com as ideias de seu ambiente cultural, fazendo com que ele adquira relevância e capacidade de influenciar seus pares. O marketing digital passa a ser mais orgânico e menos sofrido, pois ele passa a ser orientado pelos valores genuínos compartilhados entre artista e seu público. A identidade artística passa a ser o maior ativo para a ampliação do alcance da música. A estratégia passa a ser de carreira, de longo prazo e visando sua sustentabilidade, e não apenas pensada para o curto prazo dos lançamentos. O método coloca a área criativa no centro do business com ferramentas criadas especificamente para o mercado musical. 


AULA 1


  • INTRODUÇÃO: explicando a abordagem ID_MUSIQUE. Formação de Público além dos algoritmos.


  • EIXO IDENTIDADE ARTÍSTICA: ferramentas que organizam os seus atributos de identidade para usar em mídias sociais, projetos para marcas, storytelling e comunicar melhor sua identidade artística 


  • ID_MUSIQUE 1 - Mapa Interior: inicia definição de atributos de identidade artística.

  • ID_MUSIQUE 2 - Diagrama de Dilemas: identifica a estrutura de sentimentos que incide sobre o processo criativo.

  • ID_MUSIQUE 3 - Atlas do Território: sistematiza capital simbólico, estilo pessoal e estratégias.


AULA 2


  • EIXO PESQUISA DE PÚBLICO: ferramentas que identificam os diferentes perfis de público que você já tem para ampliar sua audiência para outros perfis que ainda não têm interesse pelo seu trabalho


  • ID_MUSIQUE 4 - Sonar do Mar Alheio: pesquisa de público sobre motivações, desejos e universo cultural da audiência.

  • ID_MUSIQUE 5 - Audience Desk Research: sistematiza perfis de público e analisa desequilíbrios entre eles.

  • ID_MUSIQUE 6 - Mapa de Público: sistematiza as características gerais do público.


AULA 3


  • PRÁTICA

-  Dúvidas sobre utilização das ferramentas

-  Estudo de caso sobre público


  • Criatividade em pauta

  • Conceitos de Reprodução e Mudança de estratégia artística

  • Caminhos para a construção de sua Estratégia artística

  • O que é Estilo Pessoal

  • Problematizando o Propósito Pessoal

  • Debate


AULA 4


  • EIXO PESQUISA DE NICHO: ferramentas que compreendem a estrutura de poder do seu nicho para otimizar suas estratégias e fazer com que outros artistas reconheçam e legitimem seu trabalho


  • ID_MUSIQUE 7 - Roteiro de Entrada: identifica as referências do nicho e seu alcance de mercado.

  • ID_MUSIQUE 8 - Diagrama Artístico: identifica os elementos das estratégias dos artistas no nicho.

  • ID_MUSIQUE 9 - Pirâmide de Influência: desvenda a estrutura de poder do nicho e as estratégias de consagração dos artistas.


AULA 5


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Sobre o produtor

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Music Rio Academy

Uma escola completa de produção de eventos e mercado da música que está formando profissionais capacitados, para atuar no mercado de entretenimento no amplo escopo do que é produzir shows, eventos corporativos e gerenciamento de carreiras. Através da metodologia de Live Case Study, o Music Rio Academy proporcionará aos alunos ir além dos limites da teoria, com palestras dinâmicas e aulas práticas em eventos, ministradas por grandes profissionais do mercado.

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