Designer, marceneiro, professor e mentor, Michael C. Fortune é um dos mais respeitados e criativos mestres da marcenaria contemporânea do Canadá.
Desde que iniciou sua carreira há 43 anos atrás, Michael tem sido aclamado pelo seu deign inovador, sem abandonar os preceitos que são a base para uma peça de marcenaria de altíssima qualidade, criando e produzindo peças unitárias, conjuntos de mobiliário para residências e instituições, e itens de produção em quantidades limitadas. Seu trabalho tem cativado uma clientela internacional, e feito crescer sua reputação internacionalmente.
Ele é aclamado pelo seu conhecimento técnico em marcenaria e em design, sendo convidado como palestrante e professor em todo o Canadá, Estados Unidos, Escócia, Inglaterra, Austrália,e Nova Zelândia (e, agora, Brasil).
Suas peças são mostradas em amostras ao redor do mundo.
Em 1993, Michael recebeu o prestigioso prêmio Saidye Bronfman, a mais alta premiação em ofícios do Canadá. Foi o primeiro marceneiro a receber este prêmio.
Ele tem ministrado cursos em várias escolas e centros de treinamento, tais como a Escola Sheridan de Ofícios e Design, o Instituto Politécnico Ryerson, o Instituto Rochester de Tecnologia de Nova York, o Centro de Ofícios Worcester em Massachusetts, o Centro de Artes Anderson, no Colorado, a Universidade Nacional da Austrália, em Canberra, a Escola Sturt de New South Wales, na Austrália, o Centro de Marcenaria Fina em Nelson, na Nova Zelândia, o Colégio Savannah de Arte e Design e a Escola Marc Adams, em Indiana, onde o programa avançado de estudos em marcenaria recebeu o seu nome, em sua homenagem. Em 1996 ele recebeu o convite para ocupar a posição de diretor do programa de Design de Produtos em Madeira, na cidade de Nelson, na Colúmbia Britânica, onde seu contrato de dois anos resultou no acompanhamento da instalação de toda a unidade de marcenaria e o desenvolvimento do núcleo do currículo do curso.
A carreira de Michael Fortune tomou também outros caminhos. Ele trabalhou como consultor do governo de Trinidade e Tobago quando o Fundo da Comunidade Britânica para Assistência Técnica o contatou para avaliar o potencial de manufatura daquele país, acabando por contratá-lo para projetar uma linha de móveis para utilização externa a ser produzida por cinco marcenarias do país.
Michael Fortune engajou-se em um projeto similar no México visando a produção de móveis usando madeira extraída de forma sustentável, com vistas a expandir a indústria hoteleira daquele país. Ele também voluntariou-se num projeto conjunto, fornecendo eu tempo e conhecimento para a Woodlinks, um projeto conjunto entre o Canadá e os Estados Unidos dedicado a revitalizar o treinamento vocacional em escolas secundárias na América do Norte (Canadá e Estados Unidos). Ele foi um conselheiro ativo da Furniture Society, baseada na Carolina do Norte, uma organização que trabalha estimulando a inovação em marcenarias artísticas através dos Estados Unidos. Trabalhando em conjunto com esta organização, Michael encabeçou um programa contemporâneo intensivo que dá a marceneiros iniciantes oportunidades de trabalho junto a marceneiros já estabelecidos no Canadá e nos Estados Unidos.
Em 2007, Michael recebeu o Prêmio de Destaque da Furniture Society. Catorze pessoas receberam este prêmio, e Michael foi o primeiro canadense a receber esta prestigiosa premiação.
Em 2016, Michael recebeu o Prêmio Barbara and John Mather for Lifetime Achievement. Este prestigioso prêmio é conferido a cada cinco anos.
Michael tem uma visão clara de como o ofício de marcenaria pode ter efeito positivo na cultura e na economia do Canadá e do resto do mundo.