13 jul - 2024 • 10:00 > 13 jul - 2024 • 14:00
IV Festival Filamentos:
A ecologia e os livros
A quarta edição do festival Filamentos coloca mais uma vez a palavra no centro da discussão, abordando diferentes maneiras de conversar sobre a crise climática e perspectivas ecológicas no mundo dos livros. O festival terá duas mesas. A primeira, sobre como falar da crise ecológica para as novas gerações, em livros para crianças e jovens. A segunda, como abordar o tema a partir da perspectiva editorial.
O evento será online, via Zoom, no sábado, 13 de julho.
Quem apoia o projeto Filamentos não precisa se inscrever e poderá assistir à gravação das mesas depois.
Curadoria: Ana Rüsche
Realização: editora Bandeirola
Histórico do evento
A primeira edição trouxe o tema da água por meio da oceanografia, da crítica literária e do cinema, com as participações de André Araújo, Adriana Lippi e Saskia Sá.
A segunda edição destacou a terra, em suas múltiplas acepções, e teve conversas sobre biocombustíveis, Teoria de Gaia, Mata Atlântica e literatura, com presença de Daniel Galera, Gisele Mirabai e Thiago Ambrósio Lage.
Na terceira edição, ressaltamos o uso da palavra, da divulgação científica à poesia, para pensar a questão ecológica, com as presenças de do biólogo Marcos Rodrigues, da pesquisadora Priscila Calado e uma mesa redonda com as escritoras Cecília Garcia e Katia Marchese.
10h Abertura
Filamentos e a criação artística: uma novidade
10h15 O Antropoceno narrado para crianças e jovens
Alice Stock
Escritora e tradutora. Pós-graduada em Estudos do Desenvolvimento pelo Graduate Institute, Alice é tradutora do francês e do inglês para o português, além de ser formada em jornalismo pela USP. Autora do livro de contos e crônicas Maneiras de temer o fim do mundo (2024), além de escrever quinzenalmente no blog-newsletter Lápis Lázuli. Nascida em São Paulo, vive em Genebra desde 2009 e pesquisa modos de narrar a vida no Antropoceno na literatura francófona, tanto para um público adulto quanto para crianças e jovens.
Maria Carolina Casati
Pesquisadora e curadora de eventos culturais, mantém o canal Encruzilinhas. é mulher negra, professora, escritora, membra do GEPHOM e doutoranda da EACH-USP, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política, no qual, financiada pela CAPES, desenvolve pesquisa com brasileiras negras que se relacionam com homens italianos. Apaixonada pela palavra, é idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância. Integra o grupo de estudos horizontal Pentagrama Literário.
Mariana Brecht
Roteirista, escritora e designer de narrativas de jogos. É autora do jogo-livro de poemas Labirinto (Jandaíra, 2021), do romance Brazza (Moinhos, 2021, finalista do Prêmio São Paulo) e do livro infantojuvenil A Menina com os Pés no Chão (Florear Livros, 2024). Passou pelos estúdios de jogos digitais brasileiros Rogue Snail, Afterverse, ARVORE e assinou o roteiro de A Linha, primeira obra brasileira contemplada com um Primetime Emmy. Nascida em São Roque-SP, é graduada em Audiovisual pela ECA-USP e mestranda na mesma instituição, em que pesquisa a relação entre crise climática e estruturas narrativas. Seu próximo romance, com previsão de lançamento em 2025, narra uma utopia possível em meio ao colapso. Trabalha hoje em um livro infantil sobre o mesmo tema.
[intervalo]
11h30 O Antropoceno no mundo dos livros
Eduardo Socha, editora Quina
Sandra Abrano, editora Bandeirola
Mediação: Ana Rüsche
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Ana Rüsche
Ana Rüsche é escritora e pesquisadora, doutora em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo. Seu último livros é "A telepatia são os outros" (Monomito, 2019), vencedor do prêmio Odisseia de Literatura Fantástica e finalista do Argos e Jabuti.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.