25 fev - 2025 • 08:30 > 05 jun - 2025 • 08:30
25 fev - 2025 • 08:30 > 05 jun - 2025 • 08:30
Objetivo: Realizar
a acolhida pelo Movimento Municipalista dos Gestores Municipais de Assistência
Social, e possibilitar a aproximação das gestões municipais da política de
Assistência Social, enquanto política pública de direito do cidadão e dever do
Estado, possibilitar a compreensão da sua estruturação e materialização, bem como
como seu planejamento e gestão orçamentária e financeira, para a plena
efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS em Santa Catarina.
Público-alvo: EXCLUSIVAMENTE para Gestores Municipais
de Assistência Social de Santa Catarina - Secretários(as), Secretários(as)
Adjuntos ou responsável pela pasta Assistência Social, Representantes dos 21
Colegiados Regionais de Assistência Social (Assessores e/ou Coordenadores).
Realização:
Federação
catarinense de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios – FECAM
Colegiado
Estadual de Assistência Social – COAS
Colegiado
Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS
Secretaria
de Estado da Assistência Social, Mulher e Família - SAS
Inscrições: Será
realizada pelo sistema do sympla. Solicitamos que todos os secretários(as)
procurem as assessoras e ou coordenadoras dos Colegiados Regionais de
Assistência Social, junto as Associções de Municípios para acessar o link.
Certificados:
será emitido ao final pelo sympla, com no mínimo 75% de presença.
Informações:
Colegiados Regionais de Assistência Social das Associações de Municípios e
FECAM.
PROGRAMAÇÃO
1º Encontro – Acolhida e
apresentação do Movimento Municipalista e Política Pública de Assistência
Social
Data:
25
de fevereiro
Local: Sala do meeting virtual
Horários:
8h30
as 11h
Carga Horária: 2h30
Abertura:
Topázio Neto, Presidente da FECAM
Adeliana
Dal Pont, Secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família - SAS
Adriano Caldas, Diretor da FECAM
Maria
Helena Zimmermann, Presidente do Coegemas
Facilitadores:
Janice Merigo, Supervisora em Assistência Social da FECAM
Cilena Nogaretti, Supervisora em
Assistência Social da AMVALI e Presidente do COAS
Maria Helena Zimmermann,
Presidente do Coegemas
Coordenador(a): Janice Merigo,
Supervisora em Assistência Social da FECAM
2º Encontro – Política Pública de
Assistência Social: com ênfase nos serviços, programas e projetos
Data:
13
de março
Local: Sala do meeting virtual
Horários:
8h30
as 11h
Carga Horária: 2h30
Facilitadores:
Elias Oliveira, Diretor da Proteção
Social Básica – MDS
Ana Angélica, Coordenadora geral de
Alta Complexidade no MDS
Gabriella
Dornelles, Diretora de Assistência Social na Secretaria
de Estado da Assistência Social, Mulher e Família - SAS
Coordenador(a): Vânia
Guareski Souto, Supervisora em Políticas Públicas (Assistência Social) da
GRANFPOLIS.
3º Encontro - Política Pública de
Assistência Social: com ênfase nos benefícios eventuais e transferência de
renda
Data:
27
de março
Local: Sala do meeting virtual
Horários:
8h30
as 11h
Carga Horária: 2h30
Facilitadores:
Ieda Maria Nobre de Castro, Diretor(a) de Departamento de Gestão do Cadastro
Único – MDS
Vânia Guareski Souto, Supervisora
em Políticas Públicas (Assistência Social) da GRANFPOLIS.
Coordenador(a):
Denise Dolejal, Assessora em Políticas Públicas na AMAVI.
4º Encontro - Gestão do SUAS:
planejamento, educação permanente, vigilância socioassitencial
Data:
10
de abril
Local:
Sala
do meeting virtual
Horários:
8h30
as 11h
Carga Horária: 2h30
Facilitador:
José
Crus, Analista de Políticas Públicas da Prefeitura
Municipal de BH; Atuou no Governo Federal como Assessor da SNAS, Coordenador da
Gestão do Trabalho e Educação Permanente da SNAS/MDS; e, Diretor de Gestão do
SUAS, Secretário Municipal Adjunto de Assistência Social, Subsecretário de
Assistência Social de BH, Foi Presidente do Colegiado Estadual dos Gestores
Municipais da Assistência Social de MG e Atualmente, Assessor Parlamentar na
Câmara Municipal de BH.
Coordenador(a):
Neusa Poleto Pucci, Assessora em Assistência Social da AMAUC.
5º Encontro - Gestão Financeira e
Orçamentária do SUAS: recursos Federais e Estaduais
Data:
24
de abril
Local:
Sala
do meeting virtual
Horários:
8h30
as 11h
Carga Horária: 2h30
Facilitadores:
Jucilene Barbosa,
Assessora do Coegemas e Consultora em Assistência Social.
Valdiosmar
Vieira Santos, foi
diretor de Departamento de Renda e Cidadania da Secretaria de Estado da
Inclusão, Assistência e do Social - SEIDES, Governo de Sergipe, Secretário
Municipal de Assistência Social e Trabalho do município Arauá- SE e Secretário
Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho, no município de Lagarto/SE,
atual Secretário Municipal de Campo do Brito-SE e Diretor Financeiro do
CONGEMAS.
Alessandra Karla Camargo, Gerente no FEAS
na Secretaria de Estado da
Assistência Social, Mulher e Família - SAS
Coordenador(a):
Nayara Brito, Assessora em Assistência Social na AMVE.
6º Encontro - Controle
Social:funcionamento e relação com a gestão municipal e as Conferências Municipais
2025
Data:
15
de maio
Local: Sala do meeting virtual
Horários:
8h30
as 11h
Carga Horária: 2h30
Facilitadores:
Leandro
de Oliveira Nardi, Coordenador-Geral de Certificação de
Entidades Beneficentes de Assistência Social, na Secretaria Nacional de
Assistência Social do MDS.
Solange
Bueno, Ex coordenadora do Fórum Estadual de Usuários do
SUAS, Ex Presidente do CEAS/SC e
atualmente Conselheira Nacional do CNAS.
Luziele
Tapajós, Pós-Doutoranda (2019)
em Serviço Social, atuou no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à
Fome - MDS na área de avaliação, monitoramento e gestão da informação, também como
Assessora na área de gestão da Informação da Secretaria Nacional de Assistência
Social, em 2009 assumiu o cargo de Secretária de Avaliação e Gestão de Informação
no MDS, Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS (2012-2014).
Coordenador(a):
Cilene Nogaretti, Assessora da AMVALI
7º Encontro – Encerramento e Entrega Oficial dos Certificados de Conclusão da Formação
Data:
05 de junho
Local: presencial no Fórum Estadual de Assistência Social
Horário:
18h
Metodologia:
ao
final do Seminário Estadual, no dia 05 de junho, faremos um coffebreak, e cada
assessora/coordenadora do colegiado regional fará a entrega do certificado
aos Gestores da sua Região/Associação de
Municípios.
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