Identidade do Curso:
Temos como identidade a proposta de uma Formação Psicanalítica sólida que abranja a Metapsicologia, a Psicopatologia e a Técnica Psicanalítica com crianças e adolescentes, amparada em paradigmas que ofereçam diferentes visões sobre a constituição psíquica do sujeito, de maneira a sustentar o ofício da Psicanálise em nosso tempo, considerando as culturas, as tecnologias, os saberes multidisciplinares e os desafios da contemporaneidade. Para tal, serão estudadas as teorias propostas por autores como Sigmund Freud, Melanie Klein, Anna Freud, Donald Winnicott, Jacques Lacan, Piera Aulagnier, Jean Laplanche, Wilfred Bion, André Green, Silvia Bleichmar entre outros autores contemporâneos, e seus desdobramentos para a Psicanálise de Crianças e Adolescentes.
Público-alvo:
Psicólogos, Médicos e estudantes do último semestre da graduação.
Processo de seleção:
Entrevista com Coordenação de Ensino e Direção do Espaço Criar.
Duração:
A Formação terá duração mínima de 3 anos.
Organização de ensino:
a) Seminários: São realizados 24 seminários de 1h15min de duração, sendo 4 por semestre, no modelo semipresencial, aos sábados pela manhã. Os encontros semanais ocorrem de maneira on-line (via Zoom), e, em momentos previamente acordados com os integrantes da Formação, podem ocorrer encontros presenciais para discussão clínica e eventos científicos. O objetivo dos seminários é desenvolver a compreensão dos diferentes modelos teóricos da Psicanálise e sua contribuição ao campo da análise de crianças e adolescentes. Para tal, são estudados: história da Psicanálise de crianças e adolescentes; diferentes propostas de compreensão da constituição do psiquismo e da psicopatologia na infância e adolescência; aspectos relativos à técnica psicanalítica com crianças e adolescentes (o brincar; o setting; o enquadre; a intervenção psicanalítica; os fenômenos da análise; os pais e a família; as tecnologias; a escola).
b) Supervisão: durante os três anos, o analista em formação deverá realizar 2 supervisões de 60 horas com diferentes supervisores constantes em uma lista indicada pela Coordenação da Formação. As supervisões poderão ocorrer presencialmente ou de maneira on-line, de acordo com a disponibilidade do supervisor.
c) Análise pessoal: Durante os três anos, exige-se que o analista em formação esteja em processo de análise pessoal com um analista de sua escolha.
d) Discussões clínicas: o analista em formação apresentará, ao longo dos três anos, ao menos três casos de crianças e/ou adolescentes que estejam em atendimento psicanalítico em reuniões clínicas organizadas pela Comissão Científica do Espaço Criar.
e) Trabalho final: após a conclusão dos seminários e das supervisões, o analista em formação apresentará um trabalho teórico clínico por meio do qual demostre sua condição para articular concepções teóricas e técnicas psicanalíticas a partir de um caso clínico que fora ou esteja sendo supervisionado (mínimo de 50 horas) e que tenha ou esteja sendo atendido com frequência mínima de duas vezes semanais durante período mínimo de um ano.
Valor: R$ 600,00 mensais.