09 abr - 2022 • 09:00 > 09 abr - 2022 • 17:00
09 abr - 2022 • 09:00 > 09 abr - 2022 • 17:00
Fórum de Humanização 2022
Tema: Atendimento pedagógico educacional hospitalar
Segundo a Política Pública Nacional de Educação Especial, define-se classe hospitalar como: "Ambiente hospitalar que possibilita o atendimento educacional de crianças e jovens internados que necessitam de Educação Especial e que estejam em tratamento hospitalar" (Mec/Seesp, 1994).
Sabendo da importância da pedagogia hospitalar, o Viva Humanização promoverá no dia 9 de abril de 2022 um Fórum que apresentará as práticas dessa categoria. Serão debatidas as políticas implementadas, apresentados cases de profissionais da área e a importância da educação para crianças e adolescentes hospitalizados. Autores de importantes literaturas especializadas falarão dos principais temas apresentados em suas obras.
Confira a programação:
9h – Abertura - Escola de Enfermagem da USP e Associação Paulista de Medicina
9h15 – Palestra com Ediclea Mascarenhas autora do livro: Classe hospitalar: saberes e fazeres da prática pedagógica – ed. Appris
O livro lança um olhar reflexivo sobre as práticas pedagógicas e a formação docente dos professores que atuam no ambiente hospitalar. A obra contribui de forma relevante para os educadores, estudantes e demais profissionais que se interessam em compreender o contexto inclusivo hospitalar. As autoras trazem de forma sintetizada uma análise dos documentos e legislações que versam sobre as políticas públicas e a garantia de direitos do atendimento educacional às crianças, adolescentes, jovens e adultos hospitalizados.
10h - Boas Práticas: Seleção de educadores para a Rede Hospitalar - com Angelita Moraes
O processo de seleção na rede pública e procedimentos de encaminhamento para rede hospitalar
10h50 – Cases de Sucesso – com Dr Sergio Sarrubbo - Hospital Darcy Vargas e Regiane Reis – Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPqHC)
11h10 – Palestra com Ana Karyne Furley autora do livro: Por uma fenomenologia do brincar - Ed. Appris
A partir de uma pesquisa fenomenológica em uma instituição que acolhe crianças e adolescentes com câncer, a autora reflete sobre como o brincar permite a esses sujeitos um outro olhar sobre o próprio tratamento e sugere a possibilidade de um ser-sendo na fugacidade da vida. Se o adoecer torna-se constitutivo de uma nova experiência de si no mundo, o brincar é uma oportunidade de tornar nova tal vivência e ressignificar também aquele espaço de acolhida e de tratamento.
12h - Boas Práticas: Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar no Brasil - desafios e possibilidades – com Celeste
Políticas públicas de saúde e educação o contorno sócio histórico-cultural da Classe Hospitalar no mundo e no Brasil; a expansão no território nacional e as repercussões das políticas; os projetos de lei e as modalidades; a iniciativa privada e as ONGs. O papel do MEC no desenho das novas diretrizes.
12h50 – Cases de Sucesso – com Mariana Ribeiro Costa Fentanes - Instituto Couto Maia, Leyliane de Paula Vidal - Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce e Viviane Conceição - Hospital São Rafael
13h05 – Almoço
14h – Palestra O Brasil que Lê com Eliana Yunes e Valdir Cimino
O Brasil que Lê é uma pesquisa que reúne em parceria o Instituto Itaú Cultural, o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e a JCastilho Consultoria para uma ação de mapeamento e análise de projetos de formação de leitores e mediadores em todos os estados brasileiros. O objetivo é dar visibilidade a ações que estão (re)construindo o tecido social brasileiro através da leitura e da cultura, resgatando histórias e vidas, compartilhando conhecimento e apoiando decisivamente o estabelecimento de novos patamares para a formação continuada de leitores no país.
14h30 – Palestra com Francisca Maria de Sousa autora do livro: A formação de professores no contexto hospitalar e escolar: construtos necessários - Ed. Appris
O livro "A formação de professores no contexto hospitalar e escolar: construtos necessários" da editora Appris é uma reflexão acerca dos construtos necessários para formação de docentes, os quais atuam no contexto da escolarização hospitalar. Os capítulos apresentados trazem ao leitor relevantes discussões sobre a temática em questão, com o propósito também de alertar os professores e os futuros professores que desenvolvem a prática pedagógica no contexto hospitalar e escolar de que propostas de ações vinculadas aos estudos e pesquisas podem auxiliar na superação dos desafios enfrentados na formação docente e, especificamente, no contexto da escolarização hospitalar.
15h15 – Cases de Sucesso - com Viviane Oliveira - Hospital Ismélia da Silveira e Luciana Bernardo - Diretora Executiva da Viva e Deixe Viver
15h30 – Palestra Uma infância com histórias alimenta bons sonhos com Ninfa Parreiras
16h30 – Encerramento
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Quem é a Associação Viva e Deixe Viver que oferece o curso? Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1997. Nosso time de voluntários é formado em grande parte por contadores de histórias, que passam por um extenso e qualificado curso de capacitação. Acreditamos que, através da arte de contar histórias para crianças e jovens, contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes, éticos e empáticos.
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