19 fev - 2024 • 20:00 > 29 abr - 2024 • 22:00
19 fev - 2024 • 20:00 > 29 abr - 2024 • 22:00
Este é um curso de extensão universitária á distancia a ser realizado no ambiente do Google Meet com aulas de 2 horas de duração.
Nesta Segunda Edição
do Curso “Fotografia e Crítica Social” iremos tratar da fotografia brasileira de
compromisso social. A Parte 1 do curso realizada em 2023 foi um completo
sucesso e visamos dar prosseguimento a ele tratando nesta Parte 2 da fotografia
brasileira de compromisso social. É um curso inédito, original e único para
todos os amantes da fotografia documental.
Grandes nomes da modalidade documental de fotografia se
destacaram como tais como, por exemplo, Sebastião Salgado e Miguel Rio Branco.
Eles marcaram a história da fotografia com seus trabalhos documentais de cunho
social. Temas como: guerras, catástrofes, epidemias, misérias e desigualdade
social, através das lentes desses fotógrafos nos ensinaram que além de ver,
precisamos aprender a enxergar.
Se a fotografia congela o tempo presente e conta história,
no Brasil, fotógrafos como José Roberto Ripper e Nana Moraes, denunciaram as
injustiças e mostraram a realidade social por outro olhar. No Brasil, uma das
principais correntes da fotografia documental é a denúncia social. É a imagem
que leva à crítica, com propósito de intervenção.
Nessa perspectiva de trabalho, o Curso de extensão universitária à distância “Fotografia e Crítica Social 2: Fotografia Brasileira de Compromisso Social”, pretende apresentar Sebastião Salgado, Miguel Rio Branco, José Roberto Ripper e Nana Moraes em seus aspectos históricos, linguísticos e fotográficos, dando conta de servir de introdução ao tema da fotografia de compromisso social no Brasil. Esta nova edição do Curso de Fotografia e Crítica Social reafirma a necessidade da formação e do papel sócio-humanizador da fotografia como meio de dar visibilidade ao mundo do trabalho.
CRONOGRAMA DE AULAS
Aula Inicial – Abertura
Apresentação do Programa e Metodologia de Trabalho
Aulas do Módulo 1
Sebastião Salgado: “Outras Américas, Trabalhadores e
África”.
- O testemunho fotográfico em preto e branco;
- Entre o espetacular e o testemunhal, entre a consciência
crítica e o documento bruto;
- O humanismo e o humanitário;
- A banalização do horror;
- A beleza, o respeito e a dignidade;
- A iconografia religiosa;
- Estética e informação, estética e engajamento, estética e
política;
Aulas do Módulo 2
Miguel Rio Branco: “O Maciel e Academia de Boxe Santa
Rosa”.
- Fotográfica que não esvazia a subjetividade do
fotografado;
- O retrato que preserva o direito político do fotografado
de ser um sujeito;
- A cicatriz como metáfora de um sujeito e de uma sociedade;
- Os corpos nus e a pasteurização da linguagem erótica;
- Além do documental: dramaticidade, encenação, cores
imperativas e contrastantes e a pele pictórica;
- A sabedoria dos corpos fotografados: a estética do sexo e
a escola do corpo;
- A “penteadeira de puta”: a força da fabricação do corpo
ambiente e o empoderamento de um grupo social;
- Crítica à exploração da pobreza: a arte e a cultura do
outro;
- A política da proximidade: genuína empatia para com os
retratados contra os estereótipos e a vitimização;
- O Barroco nas fotografias de Rio Branco: crítica ao
superego do Homo Faber;
- O erotismo como lúdico e transgressão do útil.
Aulas do Módulo 3
João Roberto Ripper: “Imagens Humanas”
- A fotografia que quebra os estereótipos da periferia;
- A estética da empatia, da identificação e do bem querer;
- O direito a uma imagem democrática;
- A fotografia engajada.
Aulas do Módulo 4
Nana Moraes: “Andorinhas”
- O registro do corpo e da alma daquilo que se esconde no
lusco fusco;
- A existência muito além da profissão: fixar melhor o olhar
sobre o que está apenas de passagem;
- Compreender a vida que inspira além da denúncia e do
jornalismo;
- A sensibilidade oriunda do tempo de convivência;
- A expressão além do sentimentalismo e do paternalismo: a
delicadeza do olhar;
- A intimidade resultado da confiança mútua entre fotógrafo
e fotografado;
- O olhar cúmplice.
Aula do Módulo 5
O Brasil, sua história e sociedade através da fotografia
de compromisso social
(com Prof. Dr. Giovanni Alves/UNESP)
29 de abril de 2024
Aula de Encerramento: Avaliação Final
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Giovanni Alves
Giovanni Alves é professor de sociologia da UNESP, coordenador da Rede de Estudos do Trabalho (RET) e do Projeto Tela Crítica (www.telacritica.net) e Projeto CineTrabalho (www.projetocinetrabalho.net).
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