Você já imaginou conhecer grandes professores, pensadores e intelectuais sem sequer sair de casa? Já imaginou entrar em contato com um vasto universo cultural de forma totalmente online e gratuita? Caso a sua resposta seja positiva, o programa Travessias em Movimento é para você!
O programa, criado pela Profa. Greicy Bellin, pós-doutora em Estudos Literários pela UNICAMP e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária da UNIANDRADE, objetiva reunir figuras importantes do meio intelectual no Brasil e no exterior para a realização de entrevistas periódicas que irão desvelar, aos seus espectadores, um vasto horizonte nas mais diversas áreas das artes, da cultura e da educação.
Nesta perspectiva, a principal pergunta a ser direcionada para cada entrevistado é: o que lhe move? O que o (a) levou a ser o que é? As entrevistas conduzirão, portanto, ao entendimento de que cada um dos entrevistados atravessou questões importantes relacionadas à sua própria condição existencial e ao contexto cultural, histórico, social e econômico onde se inserem, evidenciando trajetórias particulares e peculiares culminadas em produções relevantes para a área das Humanidades.
Procuraremos, compreender como se deu a travessia de cada um dos convidados, considerando que atravessar não implica confrontar um sistema estabelecido, mas estabelecer parâmetros que permitam movimentos próprios que reverberem nas produções culturais e intelectuais das gerações vindouras.
A primeira entrevistada do programa foi a historiadora Mary Del Priore. O segundo entrevistado será o professor emérito de Stanford Hans Ulrich Gumbrecht, no dia 18/12, às 19h. Neste dia, você terá acesso a uma entrevista de altíssimo nível com um dos maiores pensadores da atualidade, autor de Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir (2004). No evento, o professor irá relatar sua convivência acadêmica com grandes pensadores, como: Michel Foucault, Jacques Derrida, Jean-François Lyotard, Judith Butler, Susan Sontag, Antonio Candido, Claude Levi-Strauss, dentre muitos outros. Você assistirá a tudo isso não apenas gratuitamente e sem sair de casa, mas inteiramente gravado, oferecendo a possibilidade de assistir à entrevista depois, a fim de rememorar os melhores momentos com o entrevistado!
Assistir a esta entrevista, portanto, significa ter um acesso, pouco comum em nossos dias, a um verdadeiro arquivo vivo da história intelectual do século XX. Você deve estar se perguntando: quem é, afinal, Hans Ulrich Gumbrecht?
Gumbrecht possui 50 anos de carreira e em torno de 3 mil publicações traduzidas em mais de 20 idiomas diferentes sobre os mais diversos temas. Nascido na Alemanha e naturalizado americano, Sepp, como costuma ser chamado por colegas e amigos, possui doze títulos honorários em várias universidades europeias, e seus estudos cobrem múltiplas tradições literárias e épocas históricas desde a Idade Média até os dias atuais.
Tornou-se professor titular na Alemanha com apenas 26 anos, tendo atuado nas universidades de Constança, Bochum e Siegen. Ocupou a cátedra Albert Gèrard de Literatura Comparada na Universidade de Stanford entre os anos de 1989 e 2018, lugar que assistiu ao desenvolvimento do que ficou conhecida como filosofia da presença, expressa em sua principal obra, produção de presença (2004). Atualmente é professor emérito de Stanford, professor distinto da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel, e professor emérito distinto da Universidade de Bonn, Alemanha.
Sepp Gumbrecht visita o Brasil desde 1977, quando foi professor visitante na PUC-RIO, tendo se transformado, a partir deste momento, em presença garantida entre intelectuais de várias gerações, entre eles Luiz Costa Lima, Flora Sussekind e Silviano Santiago. Gumbrecht visita a UNIANDRADE desde 2018, tendo se tornado um importante parceiro acadêmico da instituição.
Mais uma pergunta que você deve estar se fazendo: quem conduzirá esta monumental entrevista?
Será a professora Greicy Pinto Bellin, do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária da UNIANDRADE desde 2016 e uma das tradutoras de Os poderes da filologia, de autoria do próprio Gumbrecht, publicada em 2021 pela editora Contraponto, e que se corresponde com o professor há quase dez anos. A professora Greicy é especialista na filosofia da presença, com vários artigos publicados sobre o tema e também um livro, Dimensões do ritmo nos contos de Machado de Assis, publicado em 2022 pela editora Appris. A professora também ministrou um curso sobre a filosofia da presença e sua aplicação na leitura de textos literários, que se encontra disponível neste link e que pode ser adquirido a qualquer momento: <https://www.sympla.com.br/play/producao-de-presenca-na-literatura-nas-artes-e-nas-midias/1954072>
Não percam, portanto, a segunda entrevista do programa Travessias em Movimento. Recapitulando: será no dia 18/12, às 19h, inteiramente online e gratuito, com um dos maiores intelectuais da atualidade. O link da entrevista será enviado às 17h do dia 18/12.