08 fev - 2023 • 19:00 > 12 fev - 2023 • 16:30
08 fev - 2023 • 19:00 > 12 fev - 2023 • 16:30
Programação Geral:
06/02/2023 (segunda-feira), 19h – 21h30
Mesa 1: Identidade Geek e
Sociabilidade(s)
- "Perspectivas de ciência e
cientista no mangá Astro Boy" – Bruna Navarone Santos
- "Wakanda para sempre: cinema, educação
e negritude" – José Luiz Xavier Filho
- "Representação feminina nos
jogos eletrônicos: uma análise do Life is Strange" – Camila Brandão Bisson
- "Harry Potter e aquele-que-não-deve-ser-votado: imaginação cívica, ativismo de fãs e fascismo eterno em redes digitais do jornalismo de cultura pop" – Christian Gonzatti
07/02/2023 (terça-feira), 19h – 21h30
Mesa 2: Mídia e Consumo Geek
- "Animes: a alma da mídia japonesa" e “Anime songs: uma análise de letras de música dos desenhos animados” – Leconte de Lisle Coelho Junior
- "Pode uma drag queen ser geek?
Terrorismo de gênero, música pop e cultura nerd em redes digitais" –
Christian Gonzatti
- "O jogo como aprendizado:
serious games para o ensino de jornalismo" – Jean Carlos da Silva Monteiro
- "Bruxas na mídia: a mediação da
bruxaria moderna na cultura de mídia a partir do filme The Craft" –
Matheus Mecenas Santos
08/02/2023 (quarta-feira), 19h – 21h30
Mesa 3: Arte, expressão cultural e a
narrativa dos cosplays
- "Ensaio sobre o estudo de
história e cinema japonês e coreano: as possíveis análises dos filmes asiáticos
como documentos históricos" – Diana Jane Barbosa da Silva e Thayane
Rodrigues da Silva
- "A cultura de superação e
resiliência japonesa perante as adversidades através do filme ‘Vivendo com a
minha mãe’ [2015]" – Ronaldo Sobreira de Lima Júnior
- "Cosplay, mangá, anime, cultura pop e os
desdobramentos da cultura nipônica no Brasil" e “Apropriação da cultura
nipônica no Brasil: considerações sobre o cosplay” – Alexia Henning
- "Em cena com o teatro nô: espiritualidade e
lírica japonesa" – Felipe Daniel Ruzene
09/02/2023 (quinta-feira), 19h – 21h30
Mesa 4: Animeventos e Turismo Otaku
- "Uso das mídias anime e mangá
para a promoção do turismo" – Priscila Simon
- "Turismo e cultura pop: o
potencial turístico do evento Universo Geek Museu para a cidade de Manaus"
– Lígia Conceição Oliveira da Cruz
- "Turismo Otaku: o perfil do otaku
português" – Benjamin Filipe Carvalhido Castanho (Portugal)
- “Eventos e turismo: o caso da cultura
pop japonesa” – Filipe Severino (Portugal)
10/02/2023 (sexta-feira), 19h – 21h30
Mesa 5: A cultura dos games
- "Jogos de Tabuleiro" –
Juvane Nunes Marciano
- "Empoderadas: o processo
criativo na construção do protótipo de um jogo de tabuleiro" – Juliana
Barbosa e Queiroz
- “Dragon Age: uma análise das
inspirações mitológicas e históricas da franquia de jogos" – Ágatha Yuri
Souza Kimura
- "Okami e mitologia japonesa:
associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore
japonês” – Camila Carvalho dos Anjos
11/02/2023 (sábado), 14h – 16h30
Mesa 6: No mundo geek da mitologia
- "Deuses dp Egito: uma
perspectiva cinematográfica sobre a mitologia egípcia" – Marcelo Gonçalves
Ferraz
- "Elementos fundamentais da
literatura apocalíptica: a terrível face de Chronos" – Rogério Gonçalves
de Carvalho
- “Kuchiosy no jutsu: a relação
humano-animal no animê Naruto” – Jander Fernandes Martins e Vitória Duarte
Wingert
- “Um saci no Japão: uma
ressignificação do folclore brasileiro para o universo dos yokai” – Márcio dos
Santos Rodrigues
12/02/2023 (domingo), 14h – 16h30
Mesa 7: Cultura pop e orientalismo(s)
- "Neon Genesis Evangelion e a ressignificação
do tecno-orientalismo pela sociedade japonesa" – Suéllen Sulamita Gentil
de Oliveira
- "Três bonecas chinesas: a re-orientalização
das mulheres chinesas no filme Mulan [1998]" – José Ivson Marques Ferreira
de Lima
- "Mangá e reconstrução de sentido histórico: um
olhar a partir do personagem Japão em Hetalia” e “Os mangás e a sociedade
japonesa" – Janaína de Paula do Espírito Santo
- "O que a cultura pop tem a nos oferecer?” –
Peter Danilo de Castro Ferreira
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Youtube: Geeknário - Seminário de Cultura Geek
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