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Grupo Terapêutico para Mães Atípicas de Crianças com Autismo e TDAH

21 mar - 2025 • 10:00 > 16 mai - 2025 • 11:00

 
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Evento encerrado

Descrição do evento

Grupo Terapêutico para Mães Atípicas de Crianças com Autismo e TDAH (8 Encontros)

Objetivo Geral:
Proporcionar um espaço de acolhimento, apoio e desenvolvimento pessoal para mães de crianças com autismo e TDAH. O objetivo é trabalhar o autoconhecimento, a saúde emocional, a gestão de desafios e promover a troca de experiências para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das participantes.


Encontro 1: Apresentação e Construção do Grupo

Objetivo: Criar um ambiente seguro e acolhedor para as mães, promovendo a integração do grupo e o entendimento sobre os desafios que enfrentam.

  1. Acolhimento e Apresentação:
    • Dinâmica de apresentação para que as mães compartilhem suas histórias e vivências.
    • Criação de um espaço seguro para expressão emocional.
  2. Entendendo o que significa ser mãe de uma criança com autismo e TDAH:
    • Definição de autismo e TDAH e como esses transtornos se manifestam nas crianças.
    • Discussão sobre as diferenças entre autismo e TDAH e como isso impacta o cotidiano familiar.
  3. Expectativas e objetivos do grupo terapêutico:
    • Estabelecimento de objetivos coletivos e individuais para o grupo terapêutico.
    • Reflexão sobre o papel da mãe no cuidado e nas necessidades especiais da criança.

Atividade:

  • Roda de conversa: As mães compartilham suas experiências iniciais e desafios com a maternidade atípica.
  • Exercício de reflexão: "O que você mais gostaria de aprender ou melhorar com este grupo?"

Encontro 2: Autocuidado e Gestão Emocional

Objetivo: Trabalhar o autocuidado e a importância de cuidar de si mesma para poder cuidar da criança.

  1. A importância do autocuidado para mães de crianças com necessidades especiais:
    • A relação entre o autocuidado e o bem-estar emocional.
    • Como encontrar espaço para cuidar de si mesma no meio das responsabilidades maternas.
  2. Reconhecendo o impacto emocional da maternidade atípica:
    • Identificar sentimentos de sobrecarga, culpa, frustração e ansiedade.
    • A importância de aceitar e validar os próprios sentimentos.
  3. Estratégias de regulação emocional:
    • Técnicas para lidar com o estresse, ansiedade e sentimentos negativos.
    • Práticas de mindfulness, respiração e relaxamento.

Atividade:

  • Exercício de autocuidado;
  • Técnicas de respiração e relaxamento.

Encontro 3: Compreendendo o Comportamento da Criança com Autismo e TDAH

Objetivo: Ajudar as mães a entenderem os comportamentos das crianças com autismo e TDAH, proporcionando estratégias para lidar com as dificuldades.

  1. Entendendo o comportamento da criança com autismo e TDAH:
    • Como os sintomas de TDAH e autismo se manifestam no comportamento da criança.
    • Compreendendo os desafios sensoriais e de comunicação do autismo e as dificuldades de atenção e impulsividade do TDAH.
  2. Como lidar com os comportamentos desafiadores:
    • Estratégias para lidar com birras, crises de raiva, impulsividade e falta de atenção.
    • A importância da paciência, consistência e comunicação clara.
  3. Desenvolvimento de estratégias para o dia a dia:
    • Como estabelecer rotinas e usar reforços positivos para ajudar a criança.

Atividade:

  • Discussão de casos: Análise de situações do dia a dia em que as mães enfrentam dificuldades com o comportamento de suas crianças.
  • Planejamento de estratégias: Planejamento de estratégias para lidar com um comportamento desafiador.

Encontro 4: Fortalecendo a Autoestima e a Identidade Materna

Objetivo: Trabalhar a autoestima das mães, promovendo a valorização de sua identidade e capacidades enquanto cuidadoras.

  1. A construção da identidade materna em contextos atípicos:
    • Como a experiência de ser mãe de uma criança com autismo ou TDAH pode modificar a identidade materna.
    • A importância de reconhecer e valorizar o papel de cada mãe, apesar das dificuldades.
  2. Desafios da comparação social e julgamento externo:
    • Como lidar com o julgamento social e as comparações com outras mães.
    • Estratégias para fortalecer a autoestima e a confiança.
  3. Cultivando a autocompaixão:
    • Como ser mais gentil consigo mesma e lidar com a culpa.

Atividade:

  • Exercício de autoestima;
  • Dinâmica de grupo.

Encontro 5: Comunicação Eficaz com a Criança

Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação eficaz com a criança, considerando suas características individuais.

  1. A importância da comunicação clara e adaptada:
    • Como adaptar a comunicação para atender às necessidades da criança com autismo ou TDAH.
    • Estratégias de comunicação não-verbal e verbal.
  2. Como estabelecer limites de maneira eficaz:
    • Técnicas para estabelecer regras claras e consistentes.
    • A importância do reforço positivo e da paciência.
  3. Lidando com a frustração na comunicação:
    • Como lidar com situações de frustração e incompreensão mútua.

Atividade:

  • Role-playing: Simulação de situações do cotidiano em que as mães devem praticar estratégias de comunicação com suas crianças.
  • Discussão em grupo: Compartilhar experiências de comunicação eficaz ou desafiadora com os filhos.

Encontro 6: Apoio Familiar e Rede de Suporte

Objetivo: Ajudar as mães a entenderem a importância da rede de apoio e como buscar e oferecer suporte.

  1. A importância do apoio familiar e social:
    • Como o suporte da família, amigos e profissionais pode aliviar a sobrecarga emocional.
    • A necessidade de criar uma rede de apoio para as mães e suas famílias.
  2. Como envolver outros familiares no cuidado da criança:
    • Estratégias para integrar o pai, avós e outros membros da família no cuidado diário.
    • Divisão de responsabilidades e comunicação eficaz com o parceiro.
  3. Buscando ajuda profissional:
    • Quando e como procurar apoio terapêutico ou grupos de apoio para mães e famílias.

Atividade:

  • Discussão sobre rede de apoio: Identificação de pessoas ou recursos que podem ser parte da rede de apoio das participantes.
  • Dinâmica de apoio mútuo: Troca de experiências e apoio entre as participantes, fortalecendo os laços do grupo.

Encontro 7: Estratégias para Organizar a Rotina Familiar

Objetivo: Ensinar as mães a desenvolverem rotinas consistentes e organizadas, que atendam às necessidades da criança e da família.

  1. A importância de uma rotina estruturada para crianças com TDAH e autismo:
    • Como a previsibilidade e a organização ajudam no desenvolvimento das crianças.
    • Adaptando a rotina às necessidades de cada criança.
  2. Como gerenciar o tempo e as atividades diárias:
    • Técnicas para otimizar o tempo e lidar com a sobrecarga de tarefas.
  3. Organizando a casa e o ambiente para as necessidades da criança:
    • Dicas para criar um ambiente mais adequado e funcional para a criança com necessidades específicas.

Atividade:

  • Planejamento de rotina: Cada mãe cria um esboço de rotina para o dia a dia, considerando as necessidades de sua família.
  • Dinâmica de organização: Discussão e sugestões sobre como adaptar o ambiente e a rotina para maior funcionalidade.

Encontro 8: Avaliação do Progresso e Planos para o Futuro

Objetivo: Refletir sobre o progresso alcançado ao longo do grupo e definir metas para o futuro.

  1. Reflexão sobre o percurso no grupo:
    • Discussão sobre o que foi aprendido, as dificuldades superadas e os pontos fortes desenvolvidos.
  2. Planejamento para o futuro:
    • Como aplicar as estratégias discutidas no grupo no cotidiano.
    • Estabelecimento de metas pessoais para o bem-estar e a maternidade.
  3. Encerramento e celebração dos progressos:
    • Reflexão final sobre o crescimento e a importância do autocuidado contínuo.

Atividade:

  • Roda de agradecimentos: Cada participante compartilha um aspecto positivo que aprendeu com o grupo e algo que deseja levar para a frente.
  • Plano de ação individual: Definição de passos para continuar o autocuidado e as práticas discutidas após o término do grupo.

Metodologia:

  • Aulas expositivas e atividades interativas.
  • Discussões em grupo para compartilhar experiências e estratégias.
  • Técnicas de relaxamento, mindfulness e reflexão pessoal.

Duração:

  • 8 encontros, com duração de 1 hora cada.

Facilitadora:

Neuropsicóloga Vívian de Siqueira Cavalcanti Araújo – CRP 11/15075

<Mestrando em Neurociências

<Presidente do Instituto Neurocognitivo

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