Grupo
Terapêutico para Mães Atípicas de Crianças com Autismo e TDAH (8 Encontros)
Objetivo
Geral:
Proporcionar um espaço de acolhimento, apoio e desenvolvimento pessoal para
mães de crianças com autismo e TDAH. O objetivo é trabalhar o autoconhecimento,
a saúde emocional, a gestão de desafios e promover a troca de experiências para
melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das participantes.
Encontro 1: Apresentação e Construção do Grupo
Objetivo: Criar um
ambiente seguro e acolhedor para as mães, promovendo a integração do grupo e o
entendimento sobre os desafios que enfrentam.
- Acolhimento
e Apresentação:
- Dinâmica
de apresentação para que as mães compartilhem suas histórias e vivências.
- Criação
de um espaço seguro para expressão emocional.
- Entendendo
o que significa ser mãe de uma criança com autismo e TDAH:
- Definição
de autismo e TDAH e como esses transtornos se manifestam nas crianças.
- Discussão
sobre as diferenças entre autismo e TDAH e como isso impacta o cotidiano
familiar.
- Expectativas
e objetivos do grupo terapêutico:
- Estabelecimento
de objetivos coletivos e individuais para o grupo terapêutico.
- Reflexão
sobre o papel da mãe no cuidado e nas necessidades especiais da criança.
Atividade:
- Roda
de conversa: As mães compartilham suas experiências
iniciais e desafios com a maternidade atípica.
- Exercício
de reflexão: "O que você mais gostaria de aprender ou
melhorar com este grupo?"
Encontro 2: Autocuidado e Gestão Emocional
Objetivo:
Trabalhar o autocuidado e a importância de cuidar de si mesma para poder cuidar
da criança.
- A
importância do autocuidado para mães de crianças com necessidades
especiais:
- A
relação entre o autocuidado e o bem-estar emocional.
- Como
encontrar espaço para cuidar de si mesma no meio das responsabilidades
maternas.
- Reconhecendo
o impacto emocional da maternidade atípica:
- Identificar
sentimentos de sobrecarga, culpa, frustração e ansiedade.
- A
importância de aceitar e validar os próprios sentimentos.
- Estratégias
de regulação emocional:
- Técnicas
para lidar com o estresse, ansiedade e sentimentos negativos.
- Práticas
de mindfulness, respiração e relaxamento.
Atividade:
- Exercício
de autocuidado;
- Técnicas
de respiração e relaxamento.
Encontro 3: Compreendendo o Comportamento da
Criança com Autismo e TDAH
Objetivo: Ajudar
as mães a entenderem os comportamentos das crianças com autismo e TDAH,
proporcionando estratégias para lidar com as dificuldades.
- Entendendo
o comportamento da criança com autismo e TDAH:
- Como
os sintomas de TDAH e autismo se manifestam no comportamento da criança.
- Compreendendo
os desafios sensoriais e de comunicação do autismo e as dificuldades de
atenção e impulsividade do TDAH.
- Como
lidar com os comportamentos desafiadores:
- Estratégias
para lidar com birras, crises de raiva, impulsividade e falta de atenção.
- A
importância da paciência, consistência e comunicação clara.
- Desenvolvimento
de estratégias para o dia a dia:
- Como
estabelecer rotinas e usar reforços positivos para ajudar a criança.
Atividade:
- Discussão
de casos: Análise de situações do dia a dia em que as
mães enfrentam dificuldades com o comportamento de suas crianças.
- Planejamento
de estratégias: Planejamento de estratégias para
lidar com um comportamento desafiador.
Encontro 4: Fortalecendo a Autoestima e a
Identidade Materna
Objetivo:
Trabalhar a autoestima das mães, promovendo a valorização de sua identidade e
capacidades enquanto cuidadoras.
- A
construção da identidade materna em contextos atípicos:
- Como
a experiência de ser mãe de uma criança com autismo ou TDAH pode
modificar a identidade materna.
- A
importância de reconhecer e valorizar o papel de cada mãe, apesar das
dificuldades.
- Desafios
da comparação social e julgamento externo:
- Como
lidar com o julgamento social e as comparações com outras mães.
- Estratégias
para fortalecer a autoestima e a confiança.
- Cultivando
a autocompaixão:
- Como
ser mais gentil consigo mesma e lidar com a culpa.
Atividade:
- Exercício
de autoestima;
- Dinâmica
de grupo.
Encontro 5: Comunicação Eficaz com a Criança
Objetivo:
Desenvolver habilidades de comunicação eficaz com a criança, considerando suas
características individuais.
- A
importância da comunicação clara e adaptada:
- Como
adaptar a comunicação para atender às necessidades da criança com autismo
ou TDAH.
- Estratégias
de comunicação não-verbal e verbal.
- Como
estabelecer limites de maneira eficaz:
- Técnicas
para estabelecer regras claras e consistentes.
- A
importância do reforço positivo e da paciência.
- Lidando
com a frustração na comunicação:
- Como
lidar com situações de frustração e incompreensão mútua.
Atividade:
- Role-playing:
Simulação de situações do cotidiano em que as mães devem praticar
estratégias de comunicação com suas crianças.
- Discussão
em grupo: Compartilhar experiências de comunicação
eficaz ou desafiadora com os filhos.
Encontro 6: Apoio Familiar e Rede de Suporte
Objetivo: Ajudar
as mães a entenderem a importância da rede de apoio e como buscar e oferecer
suporte.
- A
importância do apoio familiar e social:
- Como
o suporte da família, amigos e profissionais pode aliviar a sobrecarga
emocional.
- A
necessidade de criar uma rede de apoio para as mães e suas famílias.
- Como
envolver outros familiares no cuidado da criança:
- Estratégias
para integrar o pai, avós e outros membros da família no cuidado diário.
- Divisão
de responsabilidades e comunicação eficaz com o parceiro.
- Buscando
ajuda profissional:
- Quando
e como procurar apoio terapêutico ou grupos de apoio para mães e
famílias.
Atividade:
- Discussão
sobre rede de apoio: Identificação de pessoas ou recursos que
podem ser parte da rede de apoio das participantes.
- Dinâmica
de apoio mútuo: Troca de experiências e apoio entre as
participantes, fortalecendo os laços do grupo.
Encontro 7: Estratégias para Organizar a Rotina
Familiar
Objetivo: Ensinar
as mães a desenvolverem rotinas consistentes e organizadas, que atendam às
necessidades da criança e da família.
- A
importância de uma rotina estruturada para crianças com TDAH e autismo:
- Como
a previsibilidade e a organização ajudam no desenvolvimento das crianças.
- Adaptando
a rotina às necessidades de cada criança.
- Como
gerenciar o tempo e as atividades diárias:
- Técnicas
para otimizar o tempo e lidar com a sobrecarga de tarefas.
- Organizando
a casa e o ambiente para as necessidades da criança:
- Dicas
para criar um ambiente mais adequado e funcional para a criança com necessidades
específicas.
Atividade:
- Planejamento
de rotina: Cada mãe cria um esboço de rotina para o dia
a dia, considerando as necessidades de sua família.
- Dinâmica
de organização: Discussão e sugestões sobre como adaptar o
ambiente e a rotina para maior funcionalidade.
Encontro 8: Avaliação do Progresso e Planos para o
Futuro
Objetivo: Refletir
sobre o progresso alcançado ao longo do grupo e definir metas para o futuro.
- Reflexão
sobre o percurso no grupo:
- Discussão
sobre o que foi aprendido, as dificuldades superadas e os pontos fortes
desenvolvidos.
- Planejamento
para o futuro:
- Como
aplicar as estratégias discutidas no grupo no cotidiano.
- Estabelecimento
de metas pessoais para o bem-estar e a maternidade.
- Encerramento
e celebração dos progressos:
- Reflexão
final sobre o crescimento e a importância do autocuidado contínuo.
Atividade:
- Roda
de agradecimentos: Cada participante compartilha um aspecto
positivo que aprendeu com o grupo e algo que deseja levar para a frente.
- Plano
de ação individual: Definição de passos para continuar o
autocuidado e as práticas discutidas após o término do grupo.
Metodologia:
- Aulas
expositivas e atividades interativas.
- Discussões
em grupo para compartilhar experiências e estratégias.
- Técnicas
de relaxamento, mindfulness e reflexão pessoal.
Duração:
- 8 encontros,
com duração de 1 hora cada.
Facilitadora:
Neuropsicóloga Vívian de Siqueira Cavalcanti Araújo
– CRP 11/15075
<Mestrando em Neurociências
<Presidente do Instituto Neurocognitivo