16 set - 2024 • 10:00 > 17 set - 2024 • 21:00
16 set - 2024 • 10:00 > 17 set - 2024 • 21:00
Acompanhe no nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/@
PROGRAMAÇÃO
DIA 01 - 16/09
9:30h – Cerimônia de Abertura
Marcus Bomfim (Organizador) Sônia Clareto (Coordenadora PPGE/UFJF) Maria Lima (ABEH) Ana Veiga (ANPUH) Mônica Martins (ProfHistória).
• Assista através do link: https://www.youtube.com/live/
10:00 – Mesa 1 – Tecnologias digitais e a aprendizagem da História na escola
Aléxia Pádua Franco (UFU), Marcella Albaine Farias da Costa (UFRR), Vanessa Spinosa (UFRN), Mediação: Gabriela Arosa (PPGE/UFRJ).
• Assista através do link: https://www.youtube.com/live/
14h – 16h – Mesa 2 – Que fontes para que avaliações em História?
Antoni Santisteban (UAB), Cristiano Nicolini (UFG), Marcus Bomfim (UFJF), Mediação: Hiago Gonçalves (PPGE/UFJF).
• Assista através do link:
https://www.youtube.com/live/
19h- 21h- Mesa 3 –Inovações inventadas: experiências avaliativas em História
Juliana Alves de Andrade (UFRPE), Dayvison da Silva Freitas (UFPE), Laira de Azevedo Pinheiro (UERJ), Mediação: Raquel Damasceno (PPGE/UFJF).
• Assista através do link: https://www.youtube.com/live/
Dia 2 (17/09)
10h-12h- Mesa 4 - Recontextualizações de avaliações de larga escala na aula de História
Diego Bruno Velasco (UFRJ), Flávio Pereira Bastos (UFJF), Maryângela Mattos da Motta (SEEDUC/RJ), Mediação: Carolina Penafiel (PPGE/UFRJ)
• Assista através do link:
https://www.youtube.com/live/
14h - 16h - Mesa 5 – Tecnologias avaliativas, aprendizagem relacional e cultura digital: que relações possíveis?
Marcus Dezemone (UERJ), Sônia Meneses (URCA), Arnaldo Martin Szlachta Junior (UFPE), Mediação: Neff Borba (PPGH/UFRPE)
• Assista através do link:
https://www.youtube.com/live/
19h – Conferência de Encerramento:
Carmen Teresa Gabriel (UFRJ), Mediação: Juliana de Andrade (UFRPE)
• Assista através do link: https://www.youtube.com/live/
O Colóquio
Aprendizagem-Avaliação da História Escolar é um evento pensado para
acontecer bianualmente com o objetivo de reunir professores(as) e
pesquisadores(as) que tenham interesse em explorar questões relacionadas à
aprendizagem e/ou à avaliação e/ou a interface entre esses dois elementos no
âmbito da História escolar.
O evento se estrutura por meio de uma coordenação colegiada formada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo
e Ensino de História (GEPACEH/UFJF/CNPq), coordenado pelo Prof. Dr. Marcus
Bomfim, pelo Núcleo de Estudos e
Pesquisas em História, Educação e Culturas (NEPHECs/UFRPE/CNPq), coordenado
pela Profª. Drª. Juliana Alves de Andrade, e pelo Grupo de Estudos Currículo, Conhecimento e Ensino de História
(GECCEH/UFRJ/CNPq), coordenado pela Profª. Drª. Carmen Teresa Gabriel. Além
disso, conta com apoio da Associação Brasileira de Ensino de História
(ABEH), da Associação Nacional de História (ANPUH), do Programa de
Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e do Programa
de Pós-Graduação em Educação da UFJF, e financiamento do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A primeira edição do
evento, ocorrida em 2022, que teve
como foco as questões epistemológicas, dado o grande número de
participação e acessos as mesas-redondas pós-evento, entendemos ser uma demanda
urgente do campo do Ensino de História. O evento foi um sucesso, os vídeos das
mesas somam mais de 5 mil visualizações. Além disso, um dos desdobramentos do
evento foi o lançamento, em 2023, do livro Aprendizagem
e avaliação da História na escola: questões epistemológicas pela editora
Mauad X.
A segunda edição, que
será realizada nos dias 16 e 17 de
setembro de 2024, terá como foco as tecnologias
e as fontes de inovação. Interessa-nos problematizar os termos tecnologia, fontes e inovação de
forma a contribuir para as reflexões sobre o aprender e o avaliar História na
escola. Que sentidos têm sido atribuídos a tecnologia? Que efeitos eles
produzem sobre a noção de aprendizagem em História? Como a tecnologia tem sido
mobilizada em processos avaliativos dessa disciplina? Que fontes têm servido às
avaliações de História? O que pode servir como fonte de aprendizagem histórica?
O que pode ser considerado inovação, quando o que está em jogo é a História
escolar e as formas de avalia-la? O que seria uma forma inovadora de aprender
História? Essas e outras questões serão exploradas nas 5 mesas redondas que comporão
o evento, além da conferência de encerramento. Teremos professores/as e
pesquisadores/as de diferentes regiões do país, diferentes inscrições
profissionais, diferentes perspectivas teóricas e ângulos de análise,
diferentes gerações e participação internacional.
O evento será totalmente on-line, com inscrições gratuitas e emissão de certificados.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
UFJF , UFRPE e UFRJ
UFJF(Marcus Bomfim/GEPACEH), UFRPE (Juliana de Andrade/NEPHECS) e UFRJ (Carmen Gabriel/GECCEH)
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.