No dia 11 de fevereiro do corrente ano, às 20:00, através do Sympla, a equipe do projeto – Ambulatório de Sexualidade para Minorias Sexuais e de Gênero com Câncer (SMSGC) estará realizando um Webinar gratuito, para profissionais e estudantes de saúde, da área de oncologia.
O presente Webinar será ministrado pelo enfermeiro, professor, mestre Valterney de Oliveira Morais, um dos coordenadores do projeto supracitado, membro do GT LGBTQIA+ da secretaria Municipal de Saúde e coordenador / professor do Curso de Enfermagem da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) de Feira de Santana-BA.
O tema escolhido, Integralidade e Equidade na assistência à saúde das pessoas LGBTQIA+, foi pautado na Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSILGBT), legitimada pela Portaria nº 2.836 de 01 de dezembro de 2011. O Webinar propõe um momento de reflexão para profissionais e estudantes de saúde, da área de oncologia, no tocante à diversidade sexual e de gênero. Como as pessoas LGBTQIA+ são vistas na seara oncológica? Estas pessoas são atendidas à luz da integralidade e equidade? A identidade de gênero e a orientação sexual emergem nos atendimentos? Sabemos que o itinerário terapêutico das pessoas LGBTQIA+ ainda é marcado por manifestações: lesbofóbicas, homofóbicas, bifóbicas e transfóbicas. O nosso sistema de saúde ainda é organizado numa lógica heteronormativa e cisgênero. Precisamos descontruir esta “HETEROCISsexualidade” compulsória dento deste “CIStema”. Hoje, 04 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, propomos através do projeto – Ambulatório de Sexualidade para Minorias Sexuais e de Gênero com Câncer (SMSGC), um olhar emergencial e operacional para uma ONCOLOGIA mais INCLUSIVA!
As pessoas LGBTQIA+ também tem câncer e precisam de uma assistência INTEGRAL e EQUÂNIME!
JUNTOS/JUNTAS/JUNTES a favor de uma assistência oncológica mais INCLUSIVA!