Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Leituras geográficas: representações das dinâmicas e processos espaciais

Carregando recomendações...

Leituras geográficas: representações das dinâmicas e processos espaciais

27 mar - 2023 • 18:00 > 17 abr - 2023 • 20:00

Evento Online via Indefinida
Evento encerrado

Leituras geográficas: representações das dinâmicas e processos espaciais

27 mar - 2023 • 18:00 > 17 abr - 2023 • 20:00

Evento Online via Indefinida
Evento encerrado

Descrição do evento

CURSO Leituras geográficas: representações das dinâmicas e processos espaciais

A arte pode ser considerada uma fonte de investigação e análise do espaço geográfico, suas dinâmicas, processos, contradições. A arte, entendida também como representação espacial, possibilita a compreensão de relações entre as pessoas e os lugares, as contradições socioespaciais existentes, o significado que o lugar tem para quem o vivencia e o experiencia.

O curso estará fundamentado em discussões a respeito de conceitos como: espaço e espaço vivido, a partir de referenciais teóricos da ciência geográfica.

O intuito é apresentar uma breve contextualização acerca da institucionalização da geografia e a história do pensamento geográfico; com posterior ênfase na Geografia Crítica e a Geografia Humanista. Serão abordadas as categorias-chaves da Geografia, além de articulações teórico-analíticas com algumas canções da música popular brasileira. O objetivo é auxiliar os cursistas na realização de leituras de mundo que articule teoria geográfica e percepção e obras de artistas.

Objetivo geral: Analisar as canções como representações espaciais e do cotidiano, revelando relações e dinâmicas que ocorrem no espaço vivido.

Objetivos específicos: Refletir acerca dos conceitos de espaço geográfico e de espaço vivido; Identificar através da articulação entre categorias geográficas e canções elementos que se relacionem com a produção e reprodução do espaço; Compreender como as canções podem também ser entendidas como representações espaciais e maneiras de revelar o mundo.

PROFESSORA: Lívia Rita Castro dos Santos

Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia, na linha de Análise Urbana e Regional. Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. Graduada no curso de Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Salvador. Atua em pesquisas com os seguintes interesses: História do Pensamento Geográfico, Geografia Urbana, Planejamento Urbano, Redes Geográficas.

PROGRAMAÇÃO:

27/03/2023 - Breve contextualização sobre a história do pensamento geográfico 

29/03/2023 - Conceitos da Geografia 

03/04/2023 - Introdução a Geografia Crítica 

05/04/2023 - Introdução a Geografia Humanista 

10/04/2023 - O espaço geográfico como representação da realidade nas músicas Água de Meninos de Gilberto Gil e Interior da banda 5 a seco 

12/04/2023 - O espaço geográfico como representação da realidade nas músicas Saudades da Minha Terra de Belmonte & Amaraí e Meu lugar de Arlindo Cruz 

17/04/2023 - Exposição das análises das músicas selecionadas pelos cursistas


REFERÊNCIAS:

ARLINDO CRUZ. Meu Lugar. Arlindo cruz [compositor]. In Batuques do Meu Lugar. Sony Music, 2012.

BELMONTE & AMARAÍ. Saudades da minha terra. Belmonte e Goiá [compositores]. In , RCA Camden 1967.

CARLOS, Ana Fani Alessandri; SANTOS, César Simoni; ALVARES, Isabel Pinto (orgs). Geografia urbana crítica: teoria e método. São Paulo: Contexto, 2018, 160 p.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: FFLCH, 2007, 123 p.

CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (orgs). Geografia:

conceitos e temas, 2ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000, 354 p.

A SECO. Interior. Tó Brandileone e Vinicius Calderoni [compositores]. In Pausa. Gravado por Tó Brandileone no Estúdio do Tó, 2019.

GILBERTO GIL. Água de Meninos. Gilberto Gil e José Carlos Capinan [compositores]. In Louvação.Universal,1967.

LEFEBVRE, Henri.   La   presencia   y   la   ausencia:   contribución   a   la   teoría   de   las representaciones. México Fundo de Cultura Econômica, 1983.

LEFEBVRE,   Henri.   A   produção   do   espaço.   Trad.   Doralice   Barros   Pereira   e   Sérgio   Martins (do original:   La   production   de   l’espace.   4e   éd.   Paris:   Éditions   Anthropos,   2000).   Primeira versão: início - fev. 2006.

MARANDOLA JÚNIOR, Eduardo; HOLZER, Werther; Oliveira, Lívia de. Qual o Espaço do Lugar?. São Paulo: Perspectiva, 2014, 307 p.

SANTOS, Lívia Rita Castro Dos. A Bahia de Gilberto Gil: o espaço geográfico na música água de meninos como representação da realidade. Anais do XIV ENANPEGE. Campina Grande: Realize Editora, 2021

SANTOS, Lívia Rita Castro dos. Vivências, percepções e representações na cidade de Valença - Bahia, como subsídio para a construção de um PDDU participativo. 2022. 167 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Ba, 2022.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2006, 260 p.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teórico e metodológico da Geografia. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2014. 136 p.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7ed. São Paulo: EDUSP, 2007, 176 p.

SERPA,    Angelo.    Teoria    das    representações    em    Henri    Lefebvre:    por    uma     abordagem cultural    e    multidimensional     da     geografia.    GEOUSP     –     Espaço     e     Tempo,     São    Paulo, v. 18, n. 3, p. 487-495, 2014.

SERPA, Angelo.   Por uma geografia   dos   espaços   vividos:   geografia   e   fenomenologia.   São Paulo: Contexto, 2019, 128 p.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar. (Tradução de Lívia de Oliveira). São Paulo: DIFEL, 1983.


OBSERVAÇÃO: 

As aulas serão ao vivo. Os certificados serão emitidos para os alunos que tiverem 75% de participação nos encontros.   


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.