Considerado o berço da humanidade, o continente africano possui uma das maiores diversidades culturais do mundo, com muitas variedades linguísticas e religiosas, distribuídas em 54 países independentes, fazendo dela o terceiro continente mais extenso do globo e o segundo mais populoso. África possui cerca de 490 etnias e mais de 2.000 idiomas diferentes. Além disso, a cultura africana é uma das matrizes culturais do Brasil, sendo algumas das manifestações mais evidentes a nossa música, culinária e religião.
Com isso, acontece no dia 21/09 às 19h30 a LIVE - A importância de conhecer os países em África, que faz parte de uma série de lives gratuitas que serão realizadas sobre a África, transmitida via Youtube.
Para esse evento, contaremos com a presença:
1. Gislaine Aparecida Camillo Flisch
Descrição: Pedagoga voltada aos desafios da vida com foco ao combate de preconceito e discrição Racial principalmente nas escolas públicas.
Atuou 7 anos na Subsecretaria de Articulação da Secretaria de Educação do Estado São Paulo, articulando com as 91 Diretorias de Ensino Regionais e os demais órgão centrais da SEDUC/SP. Nomeada como Conselheira no Conselho de Participação e Desenvolvimento da População Negra do Estado de São Paulo, pela Pasta da EDUCAÇÂO, intermediava e buscava soluções para dificuldades apresentada pela população. Diante da vivência na área educacional, visa reduzir desigualdade racial, proporcionando valorizar a cultura individual desde a infância.
2. Prof. Odair
Descrição: Odair Marques da Silva, licenciatura em Ciências pela FSJT, especialização em Análise de Sistemas pela PUCCAMP, mestrado em Gestão da Qualidade Total pela FEM/Unicamp, Doutorado em Ciências da Cultura pela UTAD/Portugal. Analista de Sistemas no Centro de Computação da UNICAMP. Atuou como gestor público, como Secretário Municipal de Educação no Município de Hortolândia (1997/1998 e 2005/2006), diretor-executivo da Fundação Municipal para a Educação Comunitária, PMC (2002/2003), Coordenador do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social, órgão de extensão universitária da UNICAMP (2013/2017). Membro do Conselho Editorial da Revista “Tecnologia, Sociedade e Conhecimento”, do NIED/Unicamp (2018, atual). Membro da Diretoria Nacional da REAFRO (2019, atual). Membro da Direção da ENAFRO (2021/Jun-2022). Autor do livro 'Atlas Geocultural da África'.
Não perca!