26 jan - 2022 • 19:30 > 27 abr - 2022 • 21:00
Livros Maravilhosos
Programa de 2022: a vez da não ficção!
4 encontros mensais, quartas-feiras, final do mês, 19h30
Curadoria e apresentação: Ana Rüsche
Para incentivar a leitura e o debate de ideias, o ciclo Livros Maravilhosos promove debates a respeito de publicações contemporâneas, ampliando horizontes de leituras. Para participar dos encontros, não é necessário adquirir ou ter lido a obra antes, embora fortalecer o mercado editorial brasileiro e estimular a leitura sejam parte do propósito do ciclo.
Cada encontro contará com duas pessoas convidadas para apresentar a obra, seguido de uma conversa entre participantes.
Participe! Os encontros são realizados via Zoom, com login pelo Sympla. Serão gravados e ficarão armazenados por somente 10 dias depois de cada encontro. Haverá um grupo opcional no Telegram para incentivar a leitura e debate de ideias.
PROGRAMA
26 de janeiro: O oráculo da noite: a história da ciência e do sonho
Livro de Sidarta Ribeiro, Companhia das Letras, 2019
Com Maiara Gouveia e Marcelo Ariel
23 de fevereiro: A trama da vida: como os fungos constroem o mundo
Livro de Merlin Sheldrake, trad. de Gilberto Stam, Fósforo e Ubu, 2021
Com Arthur Marchetto e Vic Vieira Ramires
EXCEPCIONALMENTE NA SEXTA, 25 de março, 18h | O manifesto das espécies companheiras: Cachorros, pessoas e alteridade significativa
Livro de Donna Haraway, trad. de Pê Moreira, Bazar do Tempo, 2021.
Com George Amaral e Vanessa Guedes
Para receber o link do Zoom deste encontro, entre em contato com a organização.
27 de abril: O futuro começa agora: da pandemia à utopia
Livro de Boaventura de Sousa Santos, Boitempo, 2021.
Com Elton Furlanetto e Felipe Benicio
BIOGRAFIAS RESUMIDAS
ANA RÜSCHE é escritora e pesquisadora. Doutora em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo (2015) com tese sobre ficção científica e utopia. Seu último livros é "A telepatia são os outros" (Monomito, 2019), vencedor do Odisseia de Literatura Fantástica e finalista do Argos e do Jabuti.
ARTHUR MARCHETTO é jornalista, escritor e pesquisador em comunicação e literatura. É um dos hosts do podcast 30:MIN, colabora com o jornal Rascunho, mantém uma página no Medium chamada Estantário e escreve a newsletter Ponto Nemo, falando sobre cogumelos, ficção estranha e o que mais der na telha.
ELTON FURLANETTO é professor adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), pesquisador tanto do GREAT - Grupo de Estudos de Adaptação e Tradução quanto do Grupo Literatura e Utopia. Graduou-se em Letras Inglês e Português pela Universidade de São Paulo (2005). É mestre na área de Estudos Literários em Inglês com enfoque na Ficção Científica e Guerra Fria (2010). Doutor pela mesma área na USP (2015), onde estudou a Utopia e a Politização da Arte, com bolsa sanduíche da CAPES na University of Florida. É membro do conselho editorial da Revista Fantástika 451. Seus temas de pesquisa são ficção científica, literatura estadunidense, crítica materialista histórica, utopia, tradução literária e escrita criativa.
GEORGE AMARAL é psicanalista, escritor e pesquisador. Doutorando e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH/USP, bacharel em Comunicação Social pela ECA/USP e especialista em Roteiro Audiovisual pela PUC/SP. Pesquisa os estranhamentos da ficção científica no contexto do Antropoceno.
FELIPE BENICIO DE LIMA é doutor e mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas, graduado em Letras-Inglês pela Faculdade de Letras desta universidade. Integra o grupo de pesquisa Literatura & Utopia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos literários, atuando principalmente nos temas: utopismos literários; narrativas contemporâneas em língua portuguesa e em língua inglesa; literatura e cinema.
MAIARA GOUVEIA é poeta. Publicou o primeiro livro, “Pleno Deserto”, pela Editora Nephelibata, de Santa Catarina, que edita livros artesanais em pequenas tiragens (2009). Em 2013, a editora Proyecto Literal (Selo Lemón Partido), da Cidade do México, publicou “Antes que se rompa el hilo de plata” (em português: “Antes que se rompa o fio de prata”), numa bela edição bilíngue: com tradução ao espanhol feita por Fernando Réyes. Em 2019, foi selecionada pela Editora Primata, com mais 7 mulheres, para lançar o livreto “E o resto é barulho de água”. Também tem ensaios, artigos e outros poemas em várias revistas, jornais e antologias no mundo todo.
MARCELO ARIEL é poeta, performer e dramaturgo, estreou na poesia com o livro “Me enterrem com a minha Ar-15” (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, 2007); depois lançou os livros “Tratado dos Anjos Afogados” (Letraselvagem, 2008) e “O céu no fundo do mar” (Dulcinéia Catadora, edição artesanal, 2009). Em 2010, lançou “Coltrane Blues” (Dulcinéia Catadora, edição artesanal) e “Conversas com Emily Dickinson e outros poemas” (Editora Multifoco). Sua obra mais recente é “A morte de Herberto Helder e outros poemas”, publicado em fevereiro de 2011 pelo selo artesanal Sereia Ca(n)tadora. Em 2011, sua obra poética foi tema do filme “Titanic World Forever – a poética de Marcelo Ariel”, uma produção do Núcleo Portátil, grupo que une pesquisas sobre Literatura, Teoria e Vídeo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), dir. de Daniel Fagundes. Ariel tem recebido críticas em jornais como a Folha de S. Paulo e publicado poemas em revistas literárias como a Cult. Ele mantém o blog TeatroFantasma.
VANESSA GUEDES é escritora, podcaster no Incêndio na Escrivaninha, editora e tradutora na Eita! Magazine, redatora no Querido Clássico e graduanda de estudos literários na Universidade de Estocolmo.
VIC VIEIRA é escritor, tradutor e artista visual. Autor do livro de contos “Metanfetaedro” (2012) e de várias histórias publicadas em antologias de FC e fantasia ao longo da última década. Vic é não-binário e seu trabalho mergulha no estranho & assombroso explorando questões transviadas de corpo, gênero, sexualidade e nossa relação com a tecnologia, a linguagem e os horrores que nos atravessam. Com Jim Anotsu, é co-criador do Manifesto Irradiativo (2015).
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Ana Rüsche
Ana Rüsche é escritora e pesquisadora, doutora em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo. Seu último livros é "A telepatia são os outros" (Monomito, 2019), vencedor do prêmio Odisseia de Literatura Fantástica e finalista do Argos e Jabuti.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.