Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Menopausas

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Menopausas

19 out - 2022 • 00:01 > 23 out - 2022 • 23:59

 
Evento Online via Youtube

Descrição do evento

Classificação indicativa :14 anos

Uma janela à menopausa com uma perspectiva de diversidade e poesia.

GÊNERO
Documentário

Duração:27:57

Essa exibição é uma parceria entre o Projeto Peripécias Menopáusicas e a organização latinoamericana No Pausa.

Criar espaços de conversa para que sejam compartilhados os meios pelos quais se relacionam com seus corpos, com o mundo, consigo mesmas é essencial. O filme dá lugar de fala às pessoas que, em algum momento de suas trajetórias, menstruaram e agora vivem este momento de mudança.

SINOPSE

JULIETA, diretora deste filme, é uma artista de variedades que aos 37 anos foi surpreendida com um diagnóstico de menopausa precoce. Desconcertada e revoltada com a falta de informação e acesso a tratamentos, ela cria performances poéticas e bem humoradas a partir das suas experiências. Com o objetivo de quebrar os tabus e sair da visão encapsulada e hegemônica sobre o assunto convida MARYANA, CÁRMEM LÚCIA, RITA, CINTIA, XANDE E GIL a contar suas histórias desde suas perspectivas de gênero, orientação sexual, idade e classe social.
Assim as “Menopausas” são contadas de forma plural e diversa.
As profissionais de saúde Dra. MARIANA CAVALCANTI, a psicóloga FE MAIDEL e a mestra JERUSHA CHANG, trazem também um olhar diverso, integrativo e humanizado.
O documentário tira das sombras um tema negligenciado e silenciado e o coloca em cima do palco.

PLURALIDADES, POR FE MAIDEL

Quase tudo o que diz respeito à sexualidade humana é tabu. O primeiro beijo, o primeiro olhar, a primeira menstruação, a primeira vez... depois de algumas vezes, a gente parece que “entende” ou se “acostuma” e vai pegando o jeito. Ter aulas com temática de sexualidade na escola causa tanto rebuliço que é melhor nem pensar no assunto.
Em relação à menopausa não é diferente. Parte de um processo natural que também envolve a sexualidade feminina e traz grandes modificações na maneira como as pessoas que menstruam se relacionam com seu corpo, com o mundo à sua volta, consigo mesmas, mas nem a palavra de pessoas amigas parece ajudar. O tema é tão tabu que nem com as amigas podemos falar à vontade.
A medicina, a exemplo de tantas outras questões da saúde, parece trazer soluções para os sintomas, não um olhar para os eventos que as pessoas atravessam.
Falar em Menopausas causa ao mesmo tempo estranhamento e curiosidade. Uso o plural por não ser a mesma coisa, apesar de toda pessoa que menstrua ter a possibilidade de ter sintomas, eles variam em modo e intensidade, cada uma vive seus processos e sua menopausa de maneira única, particular, incomparável. A pluralidade está nos entendimentos, sentimentos, relacionamentos.
Criar espaços de conversa para que sejam compartilhados os meios pelos quais se relacionam com seus corpos, com o mundo à sua volta, consigo mesmas é essencial. E é por isso que este filme dá lugar de fala não só às mulheres, mas às pessoas que, em algum momento de suas trajetórias, menstruaram e agora vivem este momento de mudança.

Julieta Zarza
Atriz - Roteirista- Diretora- Produtora
Julieta Zarza é argentina, intérprete e criadora de grande produção autoral. Atua principalmente nas artes cênicas e audiovisuais com humor e poesia visual. Trabalhou na Espanha, Chile, Bolívia, Peru, Argentina e Brasil, onde mora e desenvolve uma intensa atividade cultural desde 2006.
É criadora e protagonista da Websérie de 15 episódios Peripécias Menopáusicas que reúne informação e humor a partir das suas experiências com menopausa. Também é criadora de conteúdo sobre menopausa nas mídias sociais.
Foi finalista no PRÊMIO SELO ELAS CABÍRIA TELECINE: Categoria roteiro de longa de comédia. 2021
“Milonguita de dos”, seu primeiro filme como realizadora, em parceria com o premiado Carlos Lascano, recebeu a Menção Honrosa no Festival 5 minutos 2012, de Salvador. Trabalhou como atriz com os diretores, João Paulo Procópio, Lara Campedelli, Rafael Lobo e Carlos Lascano. É atriz protagonista do filme “Marés” Longa de João Paulo Procópio 2019- Pavirada Filmes - Elo Company. Realizou a campanha “Mãos”, para a Caixa Econômica Federal, como atriz principal, equipe de criação e preparação de elenco. Nova S/B. Cara de Cão. Brasília 2012.
Assina a produção executiva de “Todas as Rosas são para Lola” , (Curta Metragem Animação de Carlos Lascano) .
Como artista de variedades, mágica e humor, circula com seus solos Mini Cabaré Tanguero e Planeta Zulpeta por Festivais e programações pelo Brasil e América Latina. Participou do SESC Palco Giratório 2021.
Atualmente dirige o solo de palhaçaria “Sobre a Pele dos Pêssegos" da palhaça Silvia Brunello, contemplado no Proac 2021 e é organizadora e curadora do Festival de Mágica com recorte de gênero Feminino “Femenino Mágico” a convite do SESC SP.

Direção: Julieta Zarza

Elenco
Julieta Zarza
Maryana Branquinho;
Gil Santos;
Rita de Cassia dos Santos;
Mestra Jerusha Chang;
Cármen Lúcia Tavares Almeida Dantas;
Cíntia Regina Ribeiro dos Santos;
Mariana Cavalcanti;
Alexandre P. dos Santos Jr;
Fe Maidel;
Ana Galganni.

Produção Executiva: Julieta Zarza e Joca Paciello

Unidade Maceió
Diretor de fotografia: Victor Viana
Assistente de Direção: Jasmelino de Paiva
Câmera: Victor Viana, Rodrigo Barros e Gabriela Viana
Som direto: Raphael Pires e Leo Bulhões
Mixagem: Leo Bulhões
Assistente de produção: Victor Satti

Unidade São Paulo
Câmera: Marco Shukster
Entrevistas: Fe Maidel, João Paulo Procópio

Roteiro espetáculo Menopausa não passa: Julieta Zarza,
Colaboração de roteiro espetáculo Menopausa não passa: Ste Marques
Still: Victor Viana, Marco Shukster
Montagem: Bruna Teixeira
Direção de Arte: Fé Maidel, Julieta Zarza

Motion design: Bruna Teixeira
Arte de cartaz: Vivian Bortolotti
Trilha sonora: Ana Galganni
Finalização de cor: Alexandre Milhouse
Iluminação Teatro Arena: Arthur Martins, Aldo Gomes Dos Santos

Legendas espanhol: Paula Carrubba
Legendas Portgues: Paula Carrubba
Produção de finalização: Julieta Zarza

Agradecimentos especiais: Julie Schlossman, Alexandre Holanda, Michael Wanderson, Thelma Cesar Cavalcante, Teatro Deodoro, Pina Zarza Procópio, Cristina Ribas, Paula Carrubba, a nossos familiares e amigos.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Peripécias Menopáusicas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora