06 set - 2021 • 19:00 > 10 set - 2021 • 21:00
06 set - 2021 • 19:00 > 10 set - 2021 • 21:00
O curso apresenta uma contextualização sobre a caracterização cênica no Teatro NÔ e KABUKI, importantes manifestações artísticas e teatrais da cultura japonesa. A partir de um panorama histórico sobre o teatro japonês, será apresentado as principais características que compõe a caracterização (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) do ator em cena no teatro Nô e Kabuki. Serão analisados a caracterização de personagens estudados e a influência do traje de cena do teatro japonês em diversas manifestações artísticas do mundo.Durante o curso os alunos serão convidados e orientados a desenvolverem exercícios práticos de criação de traje de cena e/ou adereço sem tamanho miniatura,que serão confeccionadas a partir de técnicas decolagem e dobradura em papel.
1° encontro
No primeiro encontro será apresentado um panorama da história da caracterização cênica (figurino, maquiagem, máscaras e demais adereços) no Teatro Nôe Kabuki no Japão.Também serão contextualizados as características e importância do figurino para cena.Os participantes serão convidados a trabalhar na criação de um projeto(croqui)para o figurino proposto.
2° encontro
No segundo encontro serão apresentadas referências diversas de obras e produções inspiradas no Teatro Japonês, e de materialidades empregadas na construção de trajes e adereços.Os participantes serão convidados e orientados a trabalhar na construção do figurino/adereço criado, a partir de técnicas que utilizem o papel e a dobradura.
3° encontro
O terceiro encontro trará reflexões sobre a ocidentalização no Teatro Kabuki, que desde o final do século XIX,vem sendo influenciado por produções ocidentais, passando por transformações em sua estética. Durante o encontro também serão compartilhadas as criações realizadas pelos participantes.
Metodologia: Apresentação/exposição oral a partir de slides com fotografias, referências e vídeos sobre material analisado e orientação de exercícios práticos.
Indicação Classificativa: Todos os interessados com idade a partir de 15 anos.
Maria Cecília Amaral é figurinista, diretora de arte,artista educadora e pesquisadora. Investiga atualmente processos de criação no traje de cena contemporâneo,Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, tem formação acadêmica emDesign de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e é pós graduada em Cenografia e Figurinos pelo Centro Universitário Belas Artes e em Arte educação pela FAINC. Atua comoDiretora de Arte e Figurinista doColetivo de Cinema Transformar desde 2010, e também com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de SãoPaulo. Responsável pela direção de arte e figurinos da série O Processo, da web série Trailers do Cotidiano e dos Filmes: Sonhos de Liberdade, A Igreja do Diabo, A cartomante, entre outros trabalhos audiovisuais. Atuou como figurinista de espetáculos teatrais para diversas companhias e escolas, entre elas: Tricotando Palavras e Canções, Companhia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, Escola Nacional do Teatro, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Dirigiu produções audiovisuais de turmas de formação em oficinas de figurino, cinema e arte no CFCCT ( Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) e no Programa de Iniciação Artística PIÁ. Leciona cursos de formação em figurino desde 2011, passando por diversas instituições culturais, como Casas de Cultura, Centros Culturais, Festival de Inverno da UFSJ, Ongs e para o Programa Pontos MIS (desde 2018). Fez parte da coordenação do Festival de Cinema Curta Literatura (2013) e da Mostra de Cinema Transformar Cine Rafael (2019). Atuou na equipe de jurados do Festival Curta Suzano, na edição de 2020.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Pontos MIS
O Pontos MIS, Programa de Formação e Difusão Cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, tem como área de atuação o cinema e o audiovisual no interior do Estado. A partir de parcerias com municípios, enviamos mensalmente mostras de cinemas, oficinas, palestras e realizamos, em cada semestre, cursos de formação em gestão cultural para secretários e diretores de cultura nas cidades parceiras.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.