30 set - 2022 • 19:00 > 02 out - 2022 • 23:00
O hackathon NASA International Space Apps Challenge 2022 Belém é uma maratona de soluções inovadoras organizada e apoiada globalmente por comissão específica da NASA, com a duração de um final de semana, cujo objetivo é promover e incentivar a criação de soluções para os problemas de nosso planeta, com uso de dados de satélite e outras fontes, oferecidos pela própria NASA e outras agências parceiras. Desta forma, convidamos você a identificar problemas e dores existentes e a tomar ações para observar, informar, sustentar, criar, confrontar, conectar e inventar soluções para a Terra ou para o espaço.
As atividades, a princípio, serão todas on-line, e todas as plataformas que serão usadas trazem a premissa de acessibilidade agnóstica à tecnologia utilizada, ou seja, permite a participação pelo uso em celulares, tablets, notebooks e computadores, desde que com acesso a internet e por um navegador, para que ocorram as devidas interações com e entre as equipes participantes e a organização.
A participação é gratuita. Enfatizamos que o desafio é colaborativo e precisa da pluralidade de nossa gente, ou seja, estimulamos todos os públicos, mulheres, homens, mulheres e homens trans, comunidade LGBTQIA+, pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência, enfim todos que tiverem algo a contribuir para as soluções. Precisamos de desenvolvedoras/es, designers, UI/UX/CX, profissionais com experiência em negócios e gestão, educação, saúde, biólogas/os, pesquisadoras/es, entre outras especialidades que tragam potencial para IDENTIFICAR PROBLEMAS E DORES e ideias para CONSTRUIR SOLUÇÕES, seja através da tecnologia ou outros meios que atendam aos critérios do evento.
DA COMPETIÇÃO
Os grupos devem ter no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) integrantes. É importante que no mínimo um integrante de cada equipe tenha conhecimento ao menos intermediário da língua inglesa, pois os dados de satélite e outras fontes fornecidos pela NASA estarão disponíveis no site oficial do evento, totalmente em inglês. No site oficial, também será necessário o cadastramento individual de cada participante, bem como a criação de uma área para cada equipe formada, e é lá que todos os entregáveis do time serão publicados. Em relação à formação da equipe, recomendamos fortemente que estejam disponíveis para conhecer e convidar pessoas diferentes. Equipes homogêneas em perfil e modo de pensar não são recomendadas, pois tendem a reduzir a expansão das ideias e a pluralidade das soluções potenciais. Vamos celebrar as diferenças!
DO DESAFIO
No site oficial em inglês, disponível em spaceappschallenge.org, você pode consultar as edições de anos anteriores para entender a dinâmica.
A submissão oficial dos entregáveis das equipes será também por este endereço.
DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
(1) Aderência ao tema escolhido;
(2) Inovação;
(3) Apelo e impacto social;
(4) Aplicabilidade;
(5) Potencial de escala;
Essa etapa de análise dos pitches e pitch decks (apresentação final, gravada em vídeo com o apoio de slides e outros recursos) ocorre nos 15 dias seguintes ao final do evento. Os projetos eleitos pela banca julgadora serão publicados no site local oficial e nas redes sociais do evento. Um relatório será enviado a cada equipe com dicas do Júri e observações das mentorias. Os participantes receberão um certificado de participação, desde que cheguem até a etapa da entrega final.
DAS INSCRIÇÕES
A participação é gratuita, limitada à quantidade de ingressos por perfil. As inscrições são individuais e intransferíveis. Caso o participante tenha equipe formada, pode informar os nomes à organização por meio dos canais que serão informados posteriormente (Forms, etc), porém isso não garante a inscrição das outras pessoas de sua equipe. Cada participante deve preencher sua própria inscrição no canal oficial do evento e nesta plataforma Sympla.
Os três grupos vencedores receberão premiações ainda a serem definidas e apoio/articulação para implementação e desenvolvimento dos projetos, informações estas a serem informadas pela organização antes do início do hackathon em 01 de outubro de 2021. Esta premiação pode ser ampliada conforme a adesão ao evento de empresas apoiadoras e parceiros, ou alterada conforme critérios da organização.
Caso você conheça alguma empresa ou organização que se interesse em apoiar a organização do evento, coloque-os em contato com os organizadores, pelo email oficial [email protected].
A primeira edição do NASA International Space Apps Challenge Belém é uma organização de Miro Leite, local lead organizer credenciado pela organização global do evento, realizado em parceria com Açaí Valley e InovAction by ABInova e com a colaboração de uma rede de voluntários locais e remotos de organizadores e staff, que você pode conhecer pelas redes sociais citadas acima.
Todos os dados pessoais cadastrados neste formulário são geridos pela própria plataforma Sympla. A organização do evento não enviará e-mails por outros meios que não pela plataforma Sympla, bem como não haverá armazenamento dos dados pessoais em outro local. A responsabilidade pela gestão e segurança destes dados é da própria plataforma Sympla.
No entanto, para envio de informações atualizadas, manter a fluidez da comunicação, bem como para convocações aos diversos momentos do evento, torna-se necessária a adição do número de telefone móvel (celular) de todos os participantes, voluntários, staff, apoiadores (e/ou seus representantes), patrocinadores (e/ou seus representantes) e organizadores (e/ou seus representantes), em grupos de mensagem na plataforma WhatsApp. Por conta das características técnicas da plataforma WhatsApp, todos os integrantes de um grupo podem ter acesso à lista de telefones e nomes dos outros integrantes. Ao aceitar a inscrição e participação no evento NASA International Space Apps Challenge Belém 2022, você concorda com estas condições, aceitando os riscos inerentes a ter seu nome e número de telefone móvel (celular) acessíveis a outros integrantes de todos os grupos ondo você vier a ser adicionado na plataforma WhatsApp.
Para mais informações em relação à plataforma Sympla, recomendamos que confira nos menus da própria plataforma os Termos de uso, Diretrizes de Comunidade, Acordo de Processamento de Dados, Política de Privacidade, Política de Cookies e suas relações com as Obrigatoriedades Legais.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Miro Leite
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.