07 dez - 2021 • 19:00 > 09 dez - 2021 • 21:00
07 dez - 2021 • 19:00 > 09 dez - 2021 • 21:00
A oficina apresentará análises e ferramentas práticas para que profissionais da área cultural pensem sua comunicação com mais estratégia, entendendo como a era digital tem mudado os modos de relacionamento com os públicos. É voltado para pessoas que trabalham em espaços/instituições culturais ou com produção/gestão cultural e também para artistas.
Conteúdo
01 consumo cultural na era digital: o que está mudando?
Um panorama sobre como as tecnologias digitais têm alterado os comportamentos e hábitos dos públicos. Consumo cultural no Brasil: o que as pesquisas nos mostram?
02 como as experiências oferecidas aos públicos podem gerar mais percepção de valor
Como as experiências oferecidas nos espaços e atividades culturais podem ampliar ou afastar públicos e quais são os fatores que interferem nessas experiências. Experiências online, presenciais e híbridas.
03 ferramentas de comunicação para a área cultural
Como pensar e organizar uma comunicação com estratégia. Técnicas para aproximar e envolver os públicos: storytelling, aspectos sensoriais e infotenimento. Cuidados com a comunicação visual e escrita.
André Fonseca
Consultor, professor e pesquisador independente nas áreas de comunicação, gestão cultural e diversidade. Graduado em comunicação social pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Foi ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Desenvolvi eum estudo sobre públicos para o Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (2018/2019). Já realizou trabalhos para, entre outros: Instituto Brincante, Pontos MIS, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Circo Zanni, SISEM - Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.
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Pontos MIS
O Pontos MIS, Programa de Formação e Difusão Cultural do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, tem como área de atuação o cinema e o audiovisual no interior do Estado. A partir de parcerias com municípios, enviamos mensalmente mostras de cinemas, oficinas, palestras e realizamos, em cada semestre, cursos de formação em gestão cultural para secretários e diretores de cultura nas cidades parceiras.
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