21 abr - 2025 • 08:00 > 22 abr - 2025 • 12:00
21 abr - 2025 • 08:00 > 22 abr - 2025 • 12:00
Oficina de Acessibilidade para Produções Audiovisuais (Virtual) com Deivide Monteiro, Jurema Alves e Aisamaque Souza
Dias: 21 e 22/04/2025
Horário: 08h às 12h
Local: Online
A oficina abordará os conceitos fundamentais da acessibilidade no audiovisual, com foco na acessibilidade comunicacional e seus recursos, conforme as normativas vigentes. Os participantes terão uma introdução aos principais mecanismos de acessibilidade, compreendendo seu funcionamento e aplicação no contexto audiovisual.
Conteúdo programático:
- O que é acessibilidade?
- Acessibilidade comunicacional e seus recursos no audiovisual.
- Panorama das normativas vigentes.
- Breve apresentação dos recursos: Janela de LIBRAS, Audiodescrição e Legendagem Descritiva.
- Profissionais envolvidos na acessibilidade comunicacional.
- Introdução à Audiodescrição: conceito e aplicação no audiovisual.
- Etapas da Audiodescrição e a importância do consultor com deficiência visual.
- Exemplos práticos de Audiodescrição no audiovisual.
- Legendagem Descritiva para Surdos e Ensurdecidos versus Closed Caption/Legendagem.
- Janelas de exibições audiovisuais acessíveis.
- Libras nas obras audiovisuais e a visão do produtor e da acessibilidade.
- Janelas de exibição nos Streamings Independentes - VOD - e oportunidades para as produções independentes
Sobre os ministrantes:
Dêivide Monteiro é formado em Jornalismo pela UNIFTC em 2021 e Técnico em Rádio e TV pela Escola Técnica da Bahia e é fotógrafo com deficiência visual. Enquanto consultor em audiodescrição, trabalhou em diversas obras de audiovisual e artes visuais, dentre elas: documentário “Reggae Resistência” (2023), de Cecília Amado e Pablo Oliveira; obra seriada documental “Iyás Idanas - Mulheres na Cozinha” (2023), de Safira Moreira; série documental “Todos os sonhos” (2023), de Sofia Federico; documentário de curta metragem “mar, cores, sons e texturas – O OLHAR QUILOMBOLA NA INF NCIA” (2021, de Gabriel Moreira; algumas obras na exposição “Encruzilhada” (2022), no MAM Bahia e na exposição Nhe´ ẽ Se (2023), na Caixa Cultural de Brasília. Mobiliza o público para eventos culturais e faz a gestão das redes sociais do Coletivo “Saídas Culturais Acessíveis”. Deu formação de acessibilidade atitudinal no XIX Panorama Internacional Coisa De Cinema em 2024.
Jurema Iris é audiodescritora e produtora cultural com ênfase em acessibilidade cultural e comunicacional. Bacharela em Artes pelo IHAC/UFBA (2020) e graduada em Psicologia pela Université Paris Descartes (França) em 2009. Desenvolveu e coordena a Rede Iris (2019), agenda digital de divulgação e discussão sobre acessibilidade cultural. Enquanto audiodescritora, realiza trabalhos principalmente para eventos ao vivo (espetáculos de dança, teatro, conferências), audiovisual e imagens estáticas (fotos, cards para redes sociais). Também trabalha como Produtora de Acessibilidade, mobilização de público com deficiência e capacitação de equipes em acessibilidade atitudinal e cultural. Faz parte da coordenação do Coletivo Saídas Culturais Acessíveis.
Aisamaque Souza Graduado em Letras. Especialista em Libras. Mestre em Educação. Professor do Instituto Federal Baiano - Campus Itapetinga. Roteirista. Revisor Textual bilíngue. Intérprete de libras. Criador da HandsPlay, a plataforma de Streaming de filmes para surdos.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
2 º Fórum de Audiovisual dos Interiores da Bahia
O 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia se expande para abraçar novas ações, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual no interior da Bahia. Além de debates sobre políticas públicas, atividades de formação, sempre com o foco na valorização da nossa cultura e da nossa gente, o evento realizará pitching e rodadas de negócios.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.