17 mar - 2021 • 17:00 > 17 mar - 2021 • 19:00
17 mar - 2021 • 17:00 > 17 mar - 2021 • 19:00
DIA: 17/03/2021
HORÁRIO: Das 17h às 19h
CARGA HORÁRIA: 120 minutos (60 minutos/aula)
PRÉ-REQUISITO: gostar de ler literatura e contar histórias
PÚBLICO: adultos
OBJETIVO GERAL
Articular formas de escritas de narrativas para o público infantil e juvenil colocando a persona negra e seus valores, interesses,
nacionalidades no centro da construção literária.
METODOLOGIA
A partir de exposição de junto aos leitores/as sobre o que pensam da literatura no cotidiano, o que interessa numa história (olhar pessoal), construiremos contos infanto-juvenis a partir de dicas de escrita criativa. Obras de autores baianos serão destaque enquanto exemplos de narrativas que já manipulam essa visão do pensamento africano na literatura, importante para a formação de um cenário diversos e respeitoso sobre as culturas que vivemos no Brasil. Após leitura de trechos de histórias selecionadas sobre a temática, os participantes serão convidados a escrever um microconto abordando alguns dos valores citados e sua construção narrativa particular.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
LÁPIS Nº 02, borracha, lápis de cor, régua, papel ofício (10 unidades), cola para papel, revistas com pessoas de diferentes grupos raciais/cor, tesoura sem ponta, livros de contação de histórias com protagonista criança negra que tenha em casa.
CONTEÚDOS
Contação de histórias; Literatura Infantojuvenil; Literatura Negro-brasileira; Pensamento Afrocêntrico; Escrita de narrativas; protagonismo infantil negro.
OFICINEIRA
Ana Fátima (Cruz dos Santos) é oriunda de Salvador-Bahia, licenciada em Letras Vernácula, Mestra (UNEB) e Doutoranda em Crítica Cultural (UNEB). Ativista do movimento negro, filha do Ilê Axé Iboro Odé, professora da rede municipal de educação de Camaçari e editora. É autora de literatura infantil: As tranças de minha mãe (Editora Uirapuru, 2018), Makeba vai à escola (Cogito, 2019), Tunde e as aves misteriosas (Editora Ereginga Educação, 2020) e primeiro livro de poemas Já fui água um dia (Penalux, 2019).
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Solzinho Encaracolado
Nesse mês de março, traremos para vocês o projeto “Solzinho Encaracolado em Era uma vez”. Um festival virtual de leitura infantil, que oferecerá às crianças e adultos mais contato com o livro, com a leitura e com a escrita, através de oficinas incríveis. O projeto tem apoio financeiro da Prefeitura de Camaçari através da Secretaria Municipal de Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.