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Oficina literária - uma leitura de Maus

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Evento encerrado

Oficina literária - uma leitura de Maus

22 ago - 2024 • 19:30 > 22 ago - 2024 • 21:30

 
Evento Online via Google Meet

Descrição do evento


Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.

Caio Rubini é mestre em Pensamento Político e Social (Filosofia) pela University of Sussex (Reino Unido), historiador e professor de História pela Universidade de São Paulo (FFLCH/FE-USP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Atualmente trabalha como professor, ministrando cursos de Humanidades, em especial História e Filosofia. Além disso, pesquisa elementos históricos e filosóficos do século XX, baseado na Teoria Crítica, com ênfase na obra do autor Walter Benjamin.

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Horário síncrono: 19h30 - 21h30 (Horário de Brasília) 

Datas das aulas: 22/08, 29/08, 29/08 e 05/09

Gravação disponível até: 06/10 e 31/12 (Clube da Livre Literatura)

Via Google Meet 

Essa oficina tem como objetivo aprofundar a compreensão da graphic novel Maus, de Art Spielgeman, explorando seus temas centrais, o contexto histórico do Holocausto e a análise das personagens. Será enfatizada a relação entre história e literatura ao examinar como esses elementos se entrelaçam na narrativa. Além disso, o curso abordará a relevância contínua da obra, considerando sua interpretação por autores contemporâneos do século XX e XXI, destacando o impacto e a ressonância de seus símbolos e mensagens em nossa sociedade em constante evolução. Além disso, teremos uma aula extra focada no processo de criação, desenvolvimento e produção de Maus, tendo como base o livro Metamaus, que explora os bastidores da concepção do livro original. 



Aula 01 (22/08) - Metamaus: criação e produção

MetaMaus é uma análise detalhada e expansiva da graphic novel Maus de Art Spiegelman, que narra a sobrevivência de seu pai, Vladek Spiegelman, durante o Holocausto. O livro, lançado posteriormente, oferece uma visão profunda do processo criativo e das motivações de Spiegelman ao criar sua obra-prima. MetaMaus combina entrevistas, esboços, notas de rodapé, e uma vasta gama de material de arquivo para revelar a complexidade e a profundidade da obra original. Sendo assim, nossa primeira aula propõe uma exporação sobre o processo criativo, os contextos históricos e pessoais, e a relevância cultural da obra através da perscpetiva dos baastidores, proporcionada pelo MetaMaus.

Aula 02 (29/08) –  Meu Pai Sangra História

Em nossa segunda aula, exploraremos o contexto histórico crucial que serve como pano de fundo para a graphic novel Maus. Aprofundaremos nossa compreensão do Holocausto, analisando os eventos que o cercaram e seu significado na história mundial. Além disso, vamos examinar as personagens-chave deste quadrinho. Ao final desta aula, os participantes terão adquirido uma visão sólida do contexto em que a história se desenrola e estarão familiarizados com as figuras centrais que moldam a narrativa.

Aula 03 (05/09) - E aqui meus problemas começaram  

Na terceira e última aula, mergulharemos profundamente no desfecho da Segunda Guerra Mundial e nas vidas dos sobreviventes desse período histórico turbulento. Além disso, exploraremos os símbolos cuidadosamente entrelaçados na obra e discutiremos sua relevância e impacto na história. Essa análise nos permitirá compreender melhor a mensagem central do livro, seus temas subjacentes e as reflexões profundas que oferece aos leitores. Ao final desta aula, os participantes terão uma compreensão mais profunda da riqueza narrativa da graphic novel e sua relevância no contexto do Holocausto e da Segunda Guerra Mundial.

Bibliografia
ADORNO, T. W.. Mínima Moralia: Reflexões a partir da vida danificada. Editora Ática, 1986
AGAMBEN, G.  O que resta de Auschwitz: O arquivo e o testemunho (Homo Sacer, III). Boitempo Editoria, 2007
ARENDT, H. (2007). Eichmann em Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas Volume 1 - Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
__________. Capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013.
__________. Documentos de cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Cultrix, 1986.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
BOTTOMORE, Tom. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos, o Breve Século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
LEVI, P. . É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O capital: Crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
NASI, C., & Iasi, M. O que é o Holocausto? Uma abordagem marxista. São Paulo, Expressão Popular, 2019.
POSTEMA, Barbara & ROSA, Gisele. Estrutura narrativa nos quadrinhos: Construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Editora Peirópolis, 2018.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.
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Livre Literatura

Débora Tavares, Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista renomada na obra de George Orwell. Caio Rubini, Historiador e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e University of Sussex (Reino Unido).

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