20 mar - 2024 • 19:30 > 20 mar - 2024 • 21:30
Débora Tavares é mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos sobre literatura, relações entre arte e sociedade, assim como metodologia de pesquisa. Autora de ensaios nessa área, entre eles o posfácio “A esperança vem do plural” da edição de 1984 publicado pela editora Antofágica.
Contato
E-mail: [email protected]
Horário síncrono: 19h30 - 21h30 (Horário de Brasília)
Datas das aulas: 20/03 e 27/03
Gravação disponível até: 27/04
Via Google Meet
Aula 01 (20/03) - Contextualizando "Vidas Secas"
Nesta primeira aula, exploraremos o contexto histórico, social e literário que envolve a obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos. Analisaremos o cenário árido do sertão nordestino e as condições de vida dos personagens, situando-os dentro do contexto da seca e da pobreza extrema. Além disso, examinaremos a vida e obra do autor, destacando sua contribuição para a literatura brasileira e sua posição como um dos principais representantes do Realismo/Naturalismo. Ao final desta aula, os participantes terão uma compreensão sólida do ambiente em que a história se desenrola e das questões sociais e políticas abordadas por Graciliano Ramos.
Sugestão de filme: Vidas Secas (1963)
Aula 02 (27/03) - Personagens e Temas em "Vidas Secas"
Na segunda aula, mergulharemos na análise dos personagens e temas presentes em "Vidas Secas". Discutiremos detalhadamente as características e motivações dos membros da família de Fabiano, bem como seus conflitos internos e externos. Além disso, exploraremos os temas recorrentes na obra, como a luta pela sobrevivência, a alienação, a desigualdade social e a relação homem-natureza. Por meio de uma análise aprofundada, os participantes irão compreender as camadas de significado presentes no livro e sua relevância tanto no contexto da literatura brasileira quanto na reflexão sobre as condições humanas universais. Ao final desta aula, os alunos terão uma compreensão ampla e aprofundada de "Vidas Secas" e estarão preparados para análises mais críticas e reflexivas da obra.
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: Momentos Decisivos. São Paulo: Todavia, 2023..
RAMOS, Graciliano. Vidas Secas - ilustrada por Aldemir Martins. São Paulo: Martins Fontes, 1974.
________. Memórias do Cárcere.
SCHWARZ, Roberto. Ao Vencedor as Batatas: Forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. Editora 34, 2000.
TAVARES, Júlio. “Sugestões de Vidas secas”. Revista Acadêmica, n. 35, maio 1938 (recorte, pasta 8, AGR,
IEB-USP)
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected]
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Débora Tavares
Especialista na obra de George Orwell. Mestra e doutora em literatura pela USP.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.