22 mai - 2024 • 19:00 > 01 jun - 2024 • 11:00
Nesta segunda oficina de 2024, oferecemos um convite para exercitar uma leitura/escrita atenta aos procedimentos de construção poética que utilizam a memória inconsciente como matéria.
A partir das propostas práticas, você terá a oportunidade de acessar novas camadas de experiência da escrita poética, desvendando conexões sutis entre o consciente e o inconsciente. Essa abordagem permite uma expressão autêntica, utilizando a memória como recurso de linguagem e construção da própria identidade na poesia.
Esta oficina é para poetas de todos os níveis de experiência que queiram ampliar o próprio repertório cultural a partir da investigação das formas literárias abordadas pela autoficção.
A Fazia Poesia acredita que esta oficina pode ser uma forma de ensinar e estimular qualquer pessoa entusiasta a praticar, escrever e renovar o olhar crítico para o mundo, ampliando o conhecimento de poesia, sobretudo a contemporânea, gerando segurança para criar e desenvolver os próprios poemas.
A oficina acontecerá em quatro encontros de 2 horas, nos dias 22, 25, 29/mai e 1º/jun de maneira síncrona (ao vivo), pela plataforma Zoom, de acordo com a descrição abaixo.
ENCONTRO 01: A morte em vida.
I. Introdução ao tema a partir de conceitos de “vivência” e “experiência” (Walter Benjamin) e pela noção de “memória involuntária” (Marcel Proust);
II. Apresentação do livro Mangue, de Moisés Alves (a morte em vida) e leitura dos poemas “A mãe de Moisés Oliveira Alves” e “A mãe de Carolina Oliveira Alves”
III. Comentários gerais sobre os poemas lidos.
Exercício: vamos em busca da rememoração (prática sugerida por Benjamin): lembrar de um acontecimento, esquecer o acontecimento, escrever a partir do esquecimento.
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ENCONTRO 02: A vida em morte e a Morte viva.
I. Apresentação do livro Holograma, de Mariana Godoy (vida em morte) e leitura de poemas.
II. Apresentação do livro Sereia no copo d’água, de Nina Rizzi (morte viva) e leitura do poema “Sereia no copo d’água”.
III. Comentários e trocas sobre os poemas lidos.
Exercício: a partir da atividade anterior, vamos recriar poemas; um exercício para pensar a autoria e experiência na autoficção.
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ENCONTRO 03: A vida morta.
I. Apresentação do livro Araras Vermelhas, de Cida Pedrosa (vida morta).
II. Leitura comentada de dois trechos do livro.
III. Conclusão da parte teórica da oficina: debate sobre como as noções de “vivência” e de “memória involuntária” aparecem nos quatro livros escolhidos.
Vamos finalizar as propostas práticas e trabalhar os poemas que serão apresentados no ENCONTRO 04.
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ENCONTRO 04: O fim não-fim.
I. Fechamento de ideias.
II. Conversa livre e trocas entre ministrante e turma.
III. Organização da exposição dos poemas.
IV. Encerramento.
Vamos propor a apresentação e leitura dos poemas produzidos nos encontros anteriores para realizar uma breve reflexão sobre a experiência de criação e concluir as propostas práticas desta edição de oficina.
Publicaremos o resultado dos exercícios no portal Fazia Poesia, em um artigo de exposição sobre a oficina.
Acreditamos que essa ação é uma oportunidade para produzir uma mostra visual e aproximar a turma com um público-leitor amante da poesia, além de proporcionar que o artigo atue como arquivo da oficina.
Clique aqui para conferir a exposição da última oficina do nosso programa, ministrada pela poeta Anna Clara de Vitto.
Bruna Mitrano é poeta. Tem textos publicados em diversos jornais, revistas e antologias no Brasil e no exterior. É professora do Curso Livre de Preparação de Escritores (CLIPE) do museu Casa das Rosas, e autora dos livros Não (Patuá, 2016) e Ninguém quis ver (Companhia das Letras, 2023).
A turma é limitada a 25 vagas.
As inscrições possuem o valor individual de R$ 230,00 (no cartão ou PIX) e se dão por meio desta página na plataforma Sympla.
Você possui desconto se:
Para resgatar algum desses descontos, envie uma mensagem no Instagram da Fazia Poesia (@faziapoesia) e nós te responderemos com o cupom.
Temos uma vaga com 100% de desconto para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Para declarar interesse, envie uma carta de intenção para o email [email protected] até o dia 10 de maio de 2024.
ALVES, Moisés. Mangue. Goiânia/GO: Martelo Editorial, 2021.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Paulo Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras Escolhidas, v. I).
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
CAMPONESES do Araguaia: a guerrilha vista por dentro. Direção: Vandré Fernandes. Produção: Oká Comunicações. 2010.
CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos, 1950–1960. Cotia/SP: Ateliê editorial, 2006.
GODOY, Mariana. Holograma. São Paulo: Círculo de Poemas, 2023.
MOISÉS Alves: o fogo que antecede as cinzas. Direção: Alberto Pucheu. Produção independente. 2024.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Antonio Carlos Braga. São Paulo: Escala, 2006. (Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal, v. 45).
PEDROSA, Cida. Araras Vermelhas. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
RIZZI, Nina. Sereia no copo d’água. São Paulo: Edições Jabuticaba, 2019.
É necessário possuir alguma base teórica para participar da oficina?
Não. A oficina é para qualquer entusiasta da poesia.
Será emitido certificado?
Sim. A Fazia Poesia emitirá certificados individuais de curso livre, com a carga horária de 08 (oito) horas.
Por que a turma é limitada a 25 vagas?
Com base nas oficinas realizadas desde 2020, acreditamos que 25 pessoas em uma sala virtual seja um número saudável e proveitoso, com o qual a troca de experiência pode acontecer sem comprometer a qualidade da oficina.
O material usado nos encontros será disponibilizado?
Sim.
Existe um meio para conhecer a turma e trocar ideias?
Criaremos um grupo temporário no Telegram com todas as pessoas da oficina. A presença neste grupo não é obrigatória e serve apenas para troca de informações e interação entre os integrantes da turma e equipe de organização da oficina. Nosso principal canal de contato é por e-mail.
As aulas ficarão gravadas?
Sim, por até 15 (quinze) dias após o último encontro. O formato da oficina é pensado para acontecer de maneira síncrona por incluir atividades práticas que acontecerão durante os encontros. A ausência nos encontros síncronos pode comprometer a experiência das atividades práticas propostas.
Quais as formas de pagamento?
Os mais diversos e variados, cartão de crédito à vista e parcelado, PIX, boleto etc., tudo pela plataforma Sympla.
Eu não moro no Brasil, posso fazer a oficina?
Sim. Solicite orientações de inscrição pelo nosso Instagram @faziapoesia.
Fiquei com uma dúvida num trem aqui… Qual a melhor forma de entrar em contato com a Fazia Poesia?
Pelo e-mail [email protected] ou pelo direct do Instagram.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
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Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Fazia Poesia
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