Nesta primeira oficina de 2024, oferecemos aos participantes um passeio pelos fundamentos teóricos essenciais para a construção da linguagem poética, analisados em conjunto com o estudo da (auto)biografia e da autoficção, temas que têm despertado grande interesse e suscitado vívidos debates na literatura contemporânea.
O mergulho em tais tópicos, intensificado pela proposição de exercícios durante os encontros, proporcionará aos inscritos a oportunidade de testar os limites do próprio fazer poético, trazendo para a arena da poesia elementos ainda pouco explorados no gênero.
Esta oficina é para poetas de todos os níveis de experiência que queiram ampliar o próprio repertório cultural a partir da investigação das formas literárias autorreferenciais.
A Fazia Poesia acredita que esta oficina pode ser uma forma de ensinar e estimular qualquer pessoa entusiasta a praticar, escrever e renovar o olhar crítico para o mundo, ampliando o conhecimento de poesia, sobretudo a contemporânea, gerando segurança para criar e desenvolver os próprios poemas.
Conteúdo programático
A oficina acontecerá em quatro encontros de 2 horas, nos dias 28/fev, 2, 6 e 9 de março de maneira síncrona (ao vivo), pela plataforma Zoom, de acordo com a descrição abaixo.
ENCONTRO 01: A investigação do “eu”
- 28 de fevereiro (quarta-feira), das 19h às 21h.
I. Noções de autoria em literatura.
II. Roland Barthes e a “morte do autor”; crise do sujeito clássico.
III. O “retorno do autor” e formas literárias correspondentes: diário, memórias, confissões, cartas, autobiografia e romance autobiográfico.
IV. Instrumentos de linguagem poética que podem ser postos a serviço do retorno do autor na poesia: melopeia, fanopeia, logopeia, de Ezra Pound.
Exercício:
Vamos instigar o trabalho com fotos próprias. A observação atenta deve nos levar às percepções intuitivas que surgirem a fim de guiar a criação do poema.