Neste terceiro evento do programa de oficinas online do portal Fazia Poesia para o ano de 2022, relacionaremos os conceitos da psicanálise em conjunto com a escrita poética. Como ponto de partida, pensaremos a criação em poesia enquanto sublimação, isto é, um dos possíveis destinos da pulsão, como proposto por Sigmund Freud. Ao longo dos encontros, teremos a introdução de alguns conceitos propostos por três psicanalistas, que nos ajudarão a ler e discutir os escritos de diferentes poetas — essas serão as referências para que, a cada vez, seja proposto um novo exercício.
Com a intenção de transformar a oficina em um momento criativo, a maioria das atividades práticas propostas pela ministrante serão feitas durante os encontros.
A Fazia Poesia acredita que esta oficina pode ser uma forma de ensinar e estimular qualquer pessoa entusiasta a praticar, escrever e renovar o olhar crítico para o mundo, ampliando o conhecimento de poesia, sobretudo a contemporânea, gerando segurança para criar e desenvolver os próprios poemas.
Conteúdo programático
A oficina acontecerá em quatro encontros de 1h30, nos dias 23, 24 e 30 junho e 1º de julho de maneira síncrona (ao vivo), pela plataforma Zoom, de acordo com o calendário e a descrição abaixo.
Com exceção do último dia, planejamos propostas de exercícios práticos durante a realização de cada encontro.
ENCONTRO 01: A gramática do sonho.
- 23 de junho (quinta-feira), das 19h às 20h30:
Iniciaremos o conteúdo partindo da psicanálise de Sigmund Freud, passando pelos poemas de Ingeborg Bachman e findando em uma proposta de criação a partir da gramática do sonho.
ENCONTRO 02: A diferença de línguas.
- 24 de junho (sexta-feira) das 19h às 20h30:
Sobre a psicanálise de Sándor Ferenczi e os poemas de Paul Celan, apresentaremos uma proposta de criação a partir da diferença de línguas.
ENCONTRO 03: Sentimentos arcaicos.
- 30 de junho (quinta-feira) das 19h às 20h30:
A partir da psicanálise de Melanie Klein aos poemas de Anne Sexton, vamos concluir o eixo de conteúdo da oficina com uma proposta de criação a partir de sentimentos arcaicos.
ENCONTRO 04: Da poesia à psicanálise.
- 1º de julho (sexta-feira) das 19h às 20h30:
Com a intenção de finalizar essa série de encontros online, a proposta desse último dia de imersão é voltada para o compartilhamento de produções para, a partir do que for trazido pelos participantes, amarrar processo criativo, edição e o tema da oficina.
Exposição das obras
Publicaremos o resultado dos exercícios no portal Fazia Poesia, em um artigo de exposição sobre a oficina.
No último encontro (1º de julho, sexta-feira) trabalharemos de maneira individual em cada poema produzido, visando a publicação na exposição que acontece em um artigo exclusivo no portal Fazia Poesia
Acreditamos que essa exposição é uma oportunidade para produzir uma mostra visual e aproximar a turma com um público-leitor amante da poesia, além de proporcionar que o artigo atue como arquivo da oficina.
Confira abaixo a última exposição realizada, referente à oficina de abril/2022 com a poeta Thaís Campolina: