09 out - 2023 • 09:00 > 09 out - 2023 • 17:00
09 out - 2023 • 09:00 > 09 out - 2023 • 17:00
Seminário para Elaboração do Plano Nacional de Contingenciamento de Desastres em Massa com Animais
O Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, convida para o seminário para elaboração do “Plano Nacional de Contingenciamento de Desastres em Massa com Animais". Este evento, marcado para o dia 9 de outubro, em referência ao Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres (13/10), representa um marco significativo na busca por soluções eficazes e éticas para a proteção dos animais em situações de desastres em larga escala. O seminário será online pela plataforma Zoom, das 9 às 17 horas. Inscreva-se gratuitamente pelo Sympla.
Assim como as pessoas, os animais também são frequentemente vítimas de incidentes catastróficos, e é imperativo que recebam a devida atenção e assistência em momentos de crise. O resgate técnico de animais em cenários de desastres é uma tarefa desafiadora que requer planejamento, coordenação e ação rápida.
Enchentes, desabamentos, queimadas, vazamentos de óleo e outros eventos relacionados à mudança climática estão se tornando cada vez mais frequentes e devastadores em todo o mundo. Nesse contexto, é fundamental que o Estado esteja preparado para fornecer respostas eficazes e ágeis para o salvamento das vidas humanas e não humanas.
O Brasil e o mundo enfrentam desafios crescentes relacionados a desastres naturais e ambientais que afetam tanto seres humanos quanto animais. O desconhecimento de protocolos oficiais e diretrizes adequadas para o resgate e assistência aos animais nessas situações pode resultar em sofrimento evitável, perda de vidas e danos ao meio ambiente.
O objetivo deste seminário é lançar as bases para a construção do Plano Nacional de Contingenciamento de Desastres em Massa com Animais. Para isso, é preciso o envolvimento ativo da União, Estados, Municípios, conselhos profissionais, grupos voluntários de resgate técnico, e todos os órgãos federais responsáveis pela proteção da fauna nesse processo.
O Seminário irá abordar:
· Protocolos Éticos e Legais: Desenvolver diretrizes claras e éticas para o resgate e cuidado de animais em desastres, respeitando os princípios de bem-estar animal e os marcos legais pertinentes.
· Protocolos Sanitários: Garantir que os procedimentos de resgate e abrigo de animais em situações de desastres sejam realizados de forma a minimizar os riscos de doenças e a proteger a saúde única.
· Protocolos Sociais e Ambientais: Considerar o impacto dos desastres na comunidade e no meio ambiente, promovendo práticas sustentáveis e de responsabilidade social.
· Coordenação e Comunicação: Estabelecer mecanismos eficazes de coordenação entre todas as partes envolvidas e garantir uma comunicação clara e eficiente durante a resposta a desastres.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
*ABERTURA*
1. Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, Vanessa Negrini
2. Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBIO), Bráulio Dias
3. Secretaria Nacional de Mudança do Clima, Inamara Santos Mélo.
*ÓRGÃO FEDERAIS*
1. Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) – Possibilidades de integração da resposta a animais no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil: Júnia Cristina Ribeiro
2. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) – Resposta a fauna silvestre, emergências ambientais: Cristiane Oliveira
3. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) – PrevFogo: Paula Mochel Matos Pereira Lima
4. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Resposta a fauna silvestre: Luiz Fernando Neto
5. Rede Integrada para Atendimento de Animais em Desastres no Paraná - Capitão Marcos Vidal da Silva Junior
6. Ministério da Saúde - Saúde Única em Desastres: Ana Pérola Drulla Brandão
7. Ministério da Agricultura e da Pecuária (MAPA) – Gestão de incidentes com impacto agropecuário e importância em saúde: Hélio Vilela Barbosa Junior.
*CONSELHOS E ACADEMIA*
1. Comissão de Grandes Desastres do CFMV – Conceituação de Desastres e Plano de Contingência: Laiza Bonela Gomes
2. Conselho Federal de Medicina Veterinária – Legislação e Resolução do CFMV: Leonardo Nápoli
3. Estrutura Organizacional de Resposta (ICS) – Cláudio Zago
4. Fauna oleada – Claudia Carvalho do Nascimento.
5. Perícia ambiental – Esther Mercedes Espejo de Faria Alvim
*APRESENTAÇÃO DE CASES*
1. Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal (GRETAP) – QUEIMADAS PANTANAL: Paula Helena Santa Rita
2. Aprendizado organizacional com os incêndios no Pantanal. Roberto Cabral Borges
3. Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD) – PETRÓPOLIS: Carla Maria Sássi de Miranda
4. Grupo de Estudos em Resgate Técnico Animal (GERTA) – SÃO SEBASTIÃO: Leonardo Maggio
5. Grupo de Resgate Animal GRABH – INCÊNDIOS FLORESTAIS NO CHILE: Aldair Junio Woyames Pinto
6. CRMV-RS – A organização da resposta, recursos, rede de voluntários: Rodolfo Silva
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais
O Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais integra a Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.