01 jul - 2024 • 08:00 > 15 jul - 2024 • 09:30
01 jul - 2024 • 08:00 > 15 jul - 2024 • 09:30
Escrever o mundo
com Ana Rüsche
De 1 à 15 de julho de 2024
De segunda à sexta
Das 8h às 9h30 em Brasília
10 encontros
1, 2, 3, 4, 5, 8, 10, 11, 12 e 15/7
Feriado em 9/7
1. Semana 1: Ritmo de escrita, técnicas de rascunho, método Pomodoro
2. Semana 2: Polindo o texto, técnicas de edição
3. Semana 3: Encerramento
Curso de férias intensivo
As aulas, todas ao vivo, são estruturadas a partir de exercícios de escrita para quem busca estruturar um ritmo de escrita ou gostaria de terminar um projeto. Voltado à elaboração de textos de qualquer natureza — poemas, teses, dissertações, contos, autobiografias, newsletters, ensaios etc.
A cada encontro, vamos escrever em média durante 1 hora, divida em intervalos, a depender do exercício. Durante esse tempo, não conversaremos, pois a ideia é justamente treinar o escrever.
Não é necessário ter publicado antes ou ter um projeto de escrita para realizar o curso.
Durante o curso, não vamos ler textos de participantes ou trocar impressões mais profundas a respeito de projetos. A ideia é oferecer uma atmosfera criativa para que cada pessoa desenvolva sua própria escrita.
Caso haja interesse, no segundo semestre, meus cursos de narrativas (contos e romances) e não ficção (ensaios, textos acadêmicos, artigos etc) já possuem data: segundas e quartas. Se quiser saber mais, basta me escrever: anarusche @ gmail.com.
Dúvidas comuns
— E se eu faltar? E se eu puder vir somente em dois dias?
Não há problema. Venha quando você puder. Todos os exercícios de escrita são autônomos. Embora haja um desenho metodológico do curso, não há problema em vir somente em alguns encontros.
— Vai ficar gravado?
Sim, somente a parte expositiva.
— Eu queria que você desse uma olhada no meu texto.
Durante este curso intensivo de férias, não vamos comentar ou analisar textos por conta da dinâmica. Caso seja um original, realizo leituras críticas. E durante o semestre, ofereço cursos de escrita. Se quiser saber mais, escreva para anarusche @ gmail.com.
— Eu não sei o quê quero escrever.
Tudo bem. Geralmente descobrimos isso durante a própria prática. O importante é desejar.
Procurar um local calmo e tranquilo para assistir ao curso.
Se possível, manter a câmera ligada.
Evitar abrir redes sociais, aplicativos de mensagens ou atender a outras demandas.
A aula é focada em escrever. Assim, será imprescindível o uso de teclado, assim como de caneta e papel.
Ferramentas
Usaremos o Zoom e uma lista de e-mails do Google para comunicação interna.
Acessibilidade. As aulas são ministradas por Zoom em tempo real, sendo o material didático constituído por textos e slides. Quando houver imagens, serão descritas. Não há uso de Libras ou legendas automáticas. Toda comunicação entre a turma é feita por e-mail. Para dúvidas sobre adaptação pedagógica, basta enviar um email ao anarusche @ gmail.com.
Concluiu o Pós-Doutorado no departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH-USP e cursa o segundo doutorado na Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Internacional pela mesma universidade, concluiu o bacharelado em Letras e em Direito também pela USP.
Publicou, em coautoria com George Amaral, Manual de sobrevivência na escrita (Monomito, 2020; Bandeirola, 2024) e o curso ao Centro de Formação do SESC, Escrita de não ficção: do planejamento à prática (2020), entre outros livros.
Atua como escritora freelancer e professora de cursos livres. Contribuiu, com matérias sobre literatura, com o Suplemento de Pernambuco, a Quatro Cinco Um, O Estado de S. Paulo, entre outros veículos. É parecerista de revistas acadêmicas nos temas de ficção científica e produção contemporânea produzida por mulheres.
Na ficção, seu último livro, “A telepatia são os outros” (Monomito, 2019), foi vencedor do Odisseia de Literatura Fantástica e finalista do Argos e do Prêmio Jabuti, foi publicado na Itália (FutureFiction, 2023). Foi autora convidada na WorldCon em Chengdu, China, em 2023. Publicou os livros de poesia “Rasgada” (Quinze & Trinta, São Paulo: 2005), traduzido e publicado no México (Ed. Limón Partido, Cidade do México, 2008), “Sarabanda” (Selo Demônio Negro, São Paulo: 2007), que recebeu uma reedição pela Ed. Patuá (São Paulo, 2013), “Nós que Adoramos um Documentário”, ganhador do ProAC (Ed. Ourivesaria da Palavra, São Paulo: 2010) e “Furiosa”, edição comemorativa (ed. autora, 2016). Em prosa, publicou o romance “Acordados” (Ed. Amauta, Brasil: 2007), também premiado pelo PAC, Secretaria de Cultura de São Paulo, “Do amor — o dia em que Rimbaud decidiu vender armas” (Ed. Quelônio, 2018).
Mantém a newsletter Anacronista (anarusche substack com) e o projeto Filamentos, conversas mensais sobre ecologia e literatura, em parceria com a editora Bandeirola.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Ana Rüsche
Ana Rüsche é escritora e pesquisadora, doutora em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo. Seu último livros é "A telepatia são os outros" (Monomito, 2019), vencedor do prêmio Odisseia de Literatura Fantástica e finalista do Argos e Jabuti.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.