07 mar - 2023 • 19:20 > 08 mar - 2023 • 21:00
07 mar - 2023 • 19:20 > 08 mar - 2023 • 21:00
Salve pessoas queridas! Estamos felizes demais de compartilhar um pouco do percurso do projeto <ATER> com vocês! O programa educativo será on-line, gratuito e acontecerá em dois encontros. Em ambos apresentaremos o projeto e compartilharemos os processos, provocações e aprendizados.
SOBRE:
<ATER> é um trabalho de crítica social e institucional que articula uma discussão e uma investigação teórico-prática relacionadas aos impactos da inteligência artificial no mapeamento e circulação da produção de artistas racializados (negros e indígenas) brasileiros nas redes sociais e em instituições de arte brasileiras.
O projeto <ATER> é o primeiro trabalho experimental da série <ATER> e foi contemplado pelo edital ProAC 36/2021 – Artistas Iniciantes. Seu objetivo é o desenvolvimento de uma intervenção artística que consiste na criação de:
>Software livre: baseado em inteligência artificial e com um banco de dados que mapeia perfis do Instagram de artistas e curadores negros, indígenas e de instituições de arte brasileiras.
>Plataforma on-line: informações, acesso ao software, processo de desenvolvimento, questionamentos e reflexões sobre o projeto.
>Perfil no Instagram @projetoater: comunicação e acompanhamento dos processos, ações, reflexões e interação com o público.
>Programa educativo: encontros gratuitos e abertos ao público para compartilhar os aprendizados e o processo de criação e de desenvolvimento do projeto.
CRIADORAS DO PROJETO:
Larissa Macêdo
É curadora, artista, crítica, professora e pesquisadora, doutoranda e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde desenvolve uma pesquisa de doutorado relacionada às práticas artísticas nas redes sociais. É integrante do Grupo de Pesquisa Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea. Também é professora dos cursos de graduação e pós-graduação de Licenciatura em Artes, Design, Comunicação Social e Moda do Centro Universitário Belas Artes.
Lucas Castro
É artista, pesquisadora e programadora, graduada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Possui certificação de Analista de Sistemas e Prototipagem Web, Desenvolvedor e Designer Web 2.0 e Inteligência Artificial pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), onde também é graduando no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É integrante do Grupo de Pesquisa Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea. Desenvolve pesquisa e produção artísticas nos campos da arte, comunicação e tecnologia.
INFORMAÇÕES:
Datas: 07/03 (ter) e 08/03/2023 (qua), das 19h20 às 21h.
GRATUITO!
Aguardamos vocês :)
Encontro online e ao vivo, via plataforma Zoom:
https://us06web.zoom.us/j/83082044480?pwd=bWNRNkVsZ2VZVzJvaWpqSnJlYnJFdz09 / senha: ater
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Projeto ATER
é um projeto cultural e artístico que propõe uma reflexão crítica relacionada aos campos da inteligência artificial (IA), das artes e das tecnologias. Articula uma discussão e uma investigação teórico-prática relacionadas aos impactos da inteligência artificial no mapeamento e disseminação da produção de artistas racializados (negros e indígenas) brasileiros nas redes sociais e em instituições de arte brasileiras.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.