09 jan - 2023 • 18:30 > 15 jan - 2023 • 13:00
Objetivos: Ensinar o aluno sobre a a Avaliação Neurológica de Hammersmith (versões Neonatal e Infantil), fornecendo as explicações necessárias para a realização dos testes e entendimento das alterações que podem ser encontradas, bem como interpretar os resultados de maneira qualitativa e quantitativa e ensinar o aluno quais são os principais protocolos para Implementação de um serviço de diagnóstico precoce em uma unidade de atendimento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Desenvolvimento cerebral
- Progressão do tônus muscular (Neuromaturação).
- Noções básicas de avaliação Neurológica: o que avaliar? Sinais de alerta!
-Protocolos de Avaliação Neurológica x Protocolos de Avaliação do Desenvolvimento
- Protocolos de Avaliação Neurológica:
- Avaliação Neurológica Neonatal de Amiel Tyson
- Escala de Avaliação Comportamental de Brazelton
- Protocolos de Avaliação do desenvolvimento mais usados em Follow up
- TIMP: Teste da Performance Motora em Bebês
- AIMS: Avaliação Motora Infantil de Alberta
- DAY-C: Avaliação do Desenvolvimento de crianças pequenas
- Bayley - Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil
- Lois Bly: Check List do Desevolvimento Motor
- Protocolo de Avaliação Neurológica: HNNE - HINE
- Avaliação Neurocomportamental de Hammersmith Neonatal (Dubowitz Neurological Assessment) - HNNE
- História da Avaliação
- Categorias Avaliadas: Postura e Tônus, Padrões de Tônus, Reflexos, Movimentos, Padrões e Sinais Anormais, Orientação e Comportamento.
- Pontuação Ideal
- Interpretação dos resultados: quantitativa e qualitativa.
- RNPT x HNNE
- Avaliação do Bebê Hipotônico
- Avaliação Neurocomportamental Infantil de Hammersmith (Hammersmitt Neurological Assessment) - HINE
- História da Avaliação
- Categorias Avaliadas: Ítens Neurológicos (Avaliação da Função dos Nervos Cranianos, Movimentos, Tõnus, Reflexos e Reações), Marcos Motores, Comportamento.
- Pontuação Ideal
- Interpretação dos resultados: quantitativa e qualitativa.
- Resultados x Prognóstico Motor para definição de risco.
- Pontos de Corte
- Score x GMFCS
- HINE SPEEDY SCREENING
- Modelos de Follow Up Internacional (Nationwide Childrens, Cerebral Palsy Foundation)
- Discussão de Casos e Interpretação das fichas de avaliação para elaboração de relatório.
* Professora Convidada: PROF. DRA. CRISTINA IWABE, abordará alguns aspectos da versão HINE-2 usada em crianças com AME.
Carga horária teórica: 20h + 5h de Mentoria - As aulas TEÓRICAS serão gravadas e disponibilizadas por um período de 5 dias após a publicação!
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Tathiana Ghisi de Souza
Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Neonatal - UNICAMP Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente - UNICAMP Doutora em Ciências da Saúde - FMJ Pesquisadora Voluntária do Projeto Zika - Coorte Jundiaí Pesquisadora do Grupo de Estudos de Validação das Avaliações Hammersmith - Brasil Fisioterapeuta na Clínica PBSF (Protecting Brains Saving Futures) Professora convidada de diversos cursos de especialização e pós graduação nas áreas de Neonatologia, Neuropediatria e Avaliação Neurológica.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.