Fale com o produtor

Psicologia e Democracia: A Representação de Mulheres e Pessoas Negras na Política

30 set - 2022 • 19:00 > 30 set - 2022 • 20:30

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Descrição do evento

No segundo semestre de 2022 os núcleos Campinas e região da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP) e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) estão promovendo ciclos de debates sobre Psicologia e Democracia. Todos os encontros estão sendo no formato virtual, visando alcançar um maior número de pessoas de Campinas e região. Estamos tendo convidados nacionais e internacionais com reconhecimento acadêmico e científico na Psicologia e áreas afins. 

O primeiro encontro ocorreu no dia 12 de agosto de 2022 das 19:00 às 22:00 e teve o título: Psicologia e Democracia: combate ao fascismo e os desafios para a formação em psicologia. 

O segundo encontro ocorreu durante o Seminário Nacional da ABEP e Pré-Congresso Regional da ABRAPSO no dia 2 de setembro e teve o título Luta de Classes e neoliberalismo: implicações para as políticas públicas.

E o terceiro e último encontro está previsto para ocorrer no dia 30 de setembro abordando o tema: A representação de Mulheres e Pessoas Negras na Política. 

PROGRAMAÇÃO 30/09/2022

19:00 às 19:20 – Abertura

Representante das IES parceiras

Representante do Núcleo ABEP Campinas

Representante do Núcleo ABRAPSO Campinas 

19:20 às 20:00 – Mesa redonda - Psicologia e Democracia: A Representação de Mulheres e Pessoas Negras na Política

Dra. Beatriz Borges Brambilla

Ma. Maria Conceição Costa

20:00 às 20:30 – Debate e Encerramento

MINI CURRÍCULOS:

Maria Conceição Costa: Doutoranda de Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP (2020). Mestra em Psicologia UFPE (2010). Graduação em Psicologia - Universidade Católica de Pernambuco (1995). Especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes ? Laboratório de Estudos da Criança - LACRI/IP-USP. Experiência na gestão pública no estado e município. Fez parte da coordenação colegiada do Conselho Municipal da Mulher 2015/2016. Prevenção e Mediação de Conflitos da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos(2013/2015). Coordenadora nacional da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) Anpsinep. Integrante do Observatório Negro-ONEG (2004/2014). Professora do Curso de Psicologia da UnisãoMiguel/Recife. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia clínica e social, atuando principalmente nos seguintes temas, clínica antirracista, psicologia social, direitos humanos, racismo, racismo institucional, relações raciais, ações afirmativas, prevenção à violência, atendimento à vítima de violência, violência doméstica, mediação comunitária de conflitos; política pública de gênero e raça. Interesses atuais: pesquisa clínica antirracista, sofrimento psíquico, relações de gênero, raça e poder; feminismos, feminismo negro interseccional, interseccionalidade, direitos humanos das mulheres, estudos da cartografia.

Beatriz Borges Brambilla: Psicóloga (CRP-06/98.368). Doutora em Psicologia Social (PUC/SP). Mestra em Psicologia da Saúde (UMESP). Docente e Supervisora de Estágios em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Membra do Laboratório de Estudos de Saúde e Sexualidade (LESSEX/PUC-SP), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica desta mesma Universidade, onde se encontra, atualmente, pesquisando sobre Clínica em Psicologia Sócio-Histórica e as relações de exploração-dominação-opressão. É componente de diversos projetos de pesquisa e extensão junto à Universidade Federal do ABC (UFABC), bem como assessora diferentes projetos e organizações sociais na interface entre Psicologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos, com destaque à atenção a mulheres, crianças, adolescentes e famílias em situação de violência. Coordena o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CREPOP/CRP-SP). Atualmente, é componente do Grupo de Trabalho (GT) Método e Categorias Teóricas na Pesquisa em Psicologia Sócio-Histórica, no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Unisal Campinas

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.