12 ago - 2024 • 18:30 > 30 ago - 2024 • 20:30
12 ago - 2024 • 18:30 > 30 ago - 2024 • 20:30
Desde a entrada em vigor da IFRS 15 em 01/01/2018, passou a ser um dos principais desafios da contabilidade a definição do momento do reconhecimento da receita, pois dependendo da operação e do segmento de negócio que a sociedade atua, vai exigir um alto grau de julgamento pela administração da entidade. O tema é relevante, pois a receita influencia na determinação do lucro da entidade, no valor do dividendo distribuído aos proprietários de capital, bem como dos impostos que serão recolhidos.
A partir de então, as empresas que adotam as normas internacionais de contabilidade (IFRS) devem registrar suas transações com base no princípio da “Primazia da Essência sobre a Forma” no qual é necessário valorizar a essência de cada operação ao invés do que está descrito em um documento, nota fiscal ou contrato.
Nesse contexto, os contratos de leasing (arrendamento) devem ser contabilizados como direito de uso no ativo da empresa, pois decorrem de transações destinadas a manutenção das atividades da companhia ou exercidas com essa finalidade, do qual se esperam a geração de fluxos de caixa futuros.
Dessa forma, o reconhecimento dessas operações como tal corrobora com o conceito atual de ativo conforme descrito na Estrutura Conceitual (CPC 00) que define ativo como “recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade”.
Apresentar a nova metodologia de reconhecimento das receitas com base na IFRS 15 – CPC 47 e demonstrar os impactos da mudança da norma nos negócios das empresas.
Proporcionar conhecimentos sobre os principais aspectos da norma IFRS 16 – CPC 06 e garantir que arrendatários e arrendadores forneçam informações relevantes e fidedignas nas suas demonstrações contábeis.
Explorar conceitos técnicos sobre Instrumentos Financeiros, especialmente, introduzindo as novas exigências que competem ao CPC 48 da IFRS 9, norma internacional que vigora em substituição às diretrizes do IAS 39.
Contadores, executivos, advogados, auditores, consultores, economistas, engenheiros, administradores, peritos, analistas de mercado e demais profissionais interessados em conhecer as principais mudanças no reconhecimento contábil dos contratos de arrendamento e mensuração de receitas de contrato com cliente.
Conhecimento das 5 etapas necessárias para o reconhecimento de receitas de contrato com clientes e das principais características para identificar contratos de arrendamento, bem como sua mensuração e evidenciação.
Profissionais com capacidade de compreender os principais impactos da nova norma de arrendamento na divulgação das informações nas demonstrações contábeis, aplicando a nova metodologia de reconhecimento das receitas provenientes de contratos de venda de bens ou prestação de serviços para um cliente.
Aula expositiva com teoria e prática bem como apresentação de cases.
Módulo I (IFRS 15 – CPC 47)
Módulo II (IFRS 16 – CPC 06)
Módulo III (IFRS 9 – CPC 48)
APOIO
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
IBEF-Rio
Criado em 1971, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF é uma entidade de utilidade pública nas três esferas de governo, federal, estadual e municipal, sem fins lucrativos, apartidária e que reúne os principais executivos e empresários do país. O IBEF Rio de Janeiro se destaca por seus cursos e palestras de Educação Empresarial nas áreas de Auditoria e Controle, Comportamento Organizacional, Finanças e Contabilidade, Gestão Empresarial, Informática, Jurídica, Marketing e vendas, Meio Ambiente e Óleo e Gás, com discussão dos importantes temas nacionais e regionais contando com uma equipe de profissionais qualificados.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.