Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Rifa | livros de Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino

Carregando recomendações...

Rifa | livros de Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino

01 set - 2024 • 18:00 > 01 set - 2024 • 18:15

Evento Online via Indefinida
Evento encerrado

Rifa | livros de Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino

01 set - 2024 • 18:00 > 01 set - 2024 • 18:15

Evento Online via Indefinida
Evento encerrado

Descrição do evento

Flecha no Tempo

Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino
Mórula Editorial


“O contrário da vida não é a morte, mas o desencanto. Partindo desse princípio, estes textos foram escritos com a palavra encaboclada e o olhar atento à labuta das iaôs que cobrirão com folhas de pitangas o nosso solo fértil, macaia das solidões compartilhadas. Para a batalha, os ogãs preparam o balaio das iabás, aquele que será ofertado na quebrada do sol, onde o mar afaga o céu e o mundo continua. Contra o canhão, o caboclo riscará o chão da mata. Ossain preparará um banho com as jinsabas mais cheirosas; Vunji convidará as crianças; Angorô, que é também Oxumarê, inventará improváveis arco-íris; Gongobira encherá de peixes coloridos a lagoa de águas escuras, densa como as florestas de onde um Guarani trará a carne saborosa das caças. O senhor da guerra forjará no ferro em brasa cimitarras, adagas e, sobretudo, ferramentas de inventar o mundo. Um cortejo de cabras, pombas e caramujos precederá o afoxé anunciado pelo pano branco de Lemba-Dilê. Tem amalá no fogo e rogações ao milho nas bandeirinhas de São João. E começará o ritual: os corpos terão que ser fechados ao assombro domesticador, normatizador e disciplinador que se emana no carrego colonial, aquele que exige corpos adequados para o consumo e para a morte em vida; a pior que há. Saravamos os mortos que vivem valentemente galopando seus cavalos (de santo); choramos os vivos que são mortos sem cavalo, sem galope, sem vento ou valentia. Flecha no tempo parte de um desafio e de uma constatação: ou escutaremos e falaremos com outras vozes ou nos calaremos pra sempre”.


Pedagogia das Encruzilhadas
Luiz Rufino
Mórula Editorial


“É chegado o momento de lançarmos em cruzo as sabedorias ancestrais que ao longo de séculos foram produzidas como descredibilidade, desvio e esquecimento. Porém, antes, cabe ressaltar que essas sabedorias de fresta, encarnadas e enunciadas pelos corpos transgressores e resilientes, sempre estiveram a favor daqueles que as souberam reivindicar. Assim, me inspiro nas lições passadas por aqueles que foram aprisionados nas margens da história para aqui firmar como verso de encante a defesa de que a condição do Ser é primordial à manifestação do Saber. Os conhecimentos vagueiam mundo para baixar nos corpos e avivar os seres. Os conhecimentos são como orixás, forças cósmicas que montam nos suportes corporais, que são feitos cavalos de santo; os saberes, uma vez incorporados, narram o mundo através da poesia, reinventando a vida enquanto possibilidade. Assim, ato meu ponto: a problemática do saber é imanente à vida, às existências em sua diversidade.

A vida é o que importa e é por isso que reivindico nos caminhos aqui cruzados outro senso ético. A raça é a invenção que precede a noção de humanidade no curso da empreitada ocidental, o estatuto de humanidade empregado ao longo do processo civilizatório colonial europeu no mundo é fundamentado na destruição dos seres não brancos. Sigamos em frente sem recuar nenhum instante. A perspectiva agora não é mais a saída do mato a que fomos lançados para nos revelar como seres em vias de civilidade. Não assumiremos o repertório dos senhores colonizadores para sermos aceitos de forma subordinada em seus mundos; o desafio agora é cruzá-los, “imacumbá-los”, avivar o mundo com o axé (força vital) de nossas presenças”.


Sobre a rifa


O objetivo da rifa é apoiar a realização do evento Vozes e Ecos - Memória!, que ocorrerá em 31/08/2024 - e também o Programa Proceder, que promove bolsas de estudos do Colégio Equipe para crianças e jovens dos movimentos de moradia da região central de São Paulo.


O sorteio da rifa será realizado no dia 01/09/2024 e o resultado será divulgado no Instagram da Comissão Antirracista do Equipe, organizadora do evento junto com o Colégio Equipe.


ATENÇÃO: O número do  seu ingresso será convertido para um número aleatório sorteável (que poderá ser de 01 a 500) para realização do sorteio eletrônico.

A data e hora do sorteio da rifa poderão ser alteradas de acordo com as necessidades.

Os ganhadores deverão retirar os prêmios no Colégio Equipe em São Paulo, num prazo de até 30 dias da data do sorteio.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

Comissão Antirracista do Equipe

Formada por responsáveis de estudantes do Colégio Equipe que acreditam que uma educação de qualidade deve ser uma educação antirracista. Estamos na luta!

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.