Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Roda de Conversas Tapioca: Plástico no inferno? Até onde o seu lixo pode chegar?"

Carregando recomendações...

Roda de Conversas Tapioca: Plástico no inferno? Até onde o seu lixo pode chegar?"

06 set - 2022 • 16:00 > 06 set - 2022 • 17:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Roda de Conversas Tapioca: Plástico no inferno? Até onde o seu lixo pode chegar?"

06 set - 2022 • 16:00 > 06 set - 2022 • 17:00

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Descrição do evento

Plástico no inferno: até onde o seu lixo pode chegar? 

Um estudo recente lançado pelo grupo de pesquisa TAPIOCA foi citado no jornal The New York Times e conta como o plástico tem chegado em camadas muito profundas dos oceanos, encontrado em seres que vivem em zonas com mais de 1000 metros de profundidade. O grupo de pesquisa promoverá roda de conversa com transmissão ao vivo no Youtube. O encontro é gratuito e acontece no dia 6 de setembro, às 16h.



O artigo que foi apresentado no The New York Times fala sobre a neve marinha, um fenômeno composto por detritos biológicos que surgem na superfície do oceano e se precipitam nas camadas mais profundas. Estes detritos podem ser formados por carcaças de plantas e animais, fezes, mucos, bactérias e vírus. Contudo, os cientistas têm notado que outras partículas de substâncias, como o plástico, estão presentes nestas manchas e isso tem sido motivo de alerta!

“Todos os anos, dezenas de milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos da Terra. Inicialmente, pensava-se que o material estava destinado a flutuar em manchas de lixo e giros, mas os levantamentos de superfície representavam apenas cerca de 1% do plástico estimado do oceano.  “(…) os cientistas encontraram 10 mil vezes mais microplásticos no fundo do mar do que em águas de superfícies contaminadas!”, cita a publicação do The NY Times.  


Esse fenômeno afeta diretamente a teia alimentar marinha e pode interferir no ciclo natural de carbono ocorrido no oceano. Uma questão levantada pelo Dr. Guilherme Ferreira (UFRPE) e pela doutoranda Anne Justino é se algumas espécies de animais estão transportando os microplásticos para cima e para baixo da superfície marinha. 


Os cientistas que realizam estudos com a espécie lula-vampira-do-inferno (Vampyroteuthis infernalis) encontrada na profundeza do Atlântico e Pacífico, verificaram a existência de uma infinidade de plásticos em seus estômagos, muito maior do que espécies que vivem em camadas mais superficiais do oceano.


Pequenas partículas de plásticos estão presentes em todos os ecossistemas. E seus impactos nos ecossistemas é algo que está sendo observado pela Ciência. 


Para saber mais, acesse aqui.




Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

organizer

TAPIOCA

TAPIOCA é um grupo de pesquisa e extensão interdisciplinar que reúne pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da França (IRD).

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.