28 out - 2022 • 19:00 > 29 nov - 2022 • 20:30
O que é o Sacola Literária
O projeto “Sacola Literária” é composto por capacitações fundamentadas na valorização de escritores de literatura (com foco principal em abordagem infanto-juvenil) dos livros e na arte ancestral das narrativas e contação de histórias contribuindo na formação e aprimoramento de leitores.
Propicia aos participantes uma visão abrangente da literatura infanto-juvenil, suas possibilidades e aplicabilidade, permitindo uma troca de saberes regionais.
Tem como objetivo apresentar aos participantes escritores, ilustradores, a literatura e a contacão de histórias e sua função múltipla e multiplicadora de conhecimento.
Estrutura
Praças da Viva, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Salvador, Brasília, Litoral Norte de São Paulo, Baixada Santista e Marília, promoverão 5 encontros virtuais para treinamento nas temáticas estabelecidas. Os encontrados serão ministrados por importantes nomes da literatura acompanhados pelos Coordenadores das Praças da Viva.
Cada encontro realizará:
- Uma palestra 45 minutos com um escritor.
- Uma roda de conversa de 45 minutos para debate sobre o tema proposto e sua aplicabilidade.
A palestra magna terá duração de 1 hora.
Palestra Magna - "A semiótica no País das Maravilhas."
Praça São Paulo
28/10 das 19h às 20h30
Explora a semiótica no contexto das histórias e a análise da identidade entre signo contido na história e o significado captado pelo receptor. Revisão dos signos contidos na história “Alice no país das maravilhas” de Lewis Caroll, discussão sobre seu significado e percepção das possibilidades de transformação obtidas por meio de suas diversas formas de apresentação.
Conteúdo Programático
- Tríade semiótica
- Semiótica nas comunicações e, especificamente, na contação de histórias para crianças
- Mensagens são objetos, transmitidos por signos e recebidos por meio dos seus significados.
- Os signos contidos na história “Alice no país das maravilhas” e os seus significados
Palestrante: Vania Dohme - Mestre em Educação, arte e história da cultura, doutora em comunicação e semíótica, autora dos livros Técnicas de Contar Histórias I e II.
Palestra Literatura Digital - A importância do on-line para a disseminação do hábito da leitura.
Palestrante: Valdir Cimino - Empreendedor Social, Fundador Viva e Deixe Viver, Sócio Diretor da Cimino Marketing de Propósito. Graduado em Comunicação Social (ESPM) e especializado em Marketing, Comunicação e Relações Públicas. Pós-graduado em Tecnologia do Ensino (FAAP) e mestre em Ciências da Saúde pela (FCMSCSP). Professor em comunicação Rádio Tv, Internet e audiovisual, gestão do terceiro setor, sustentabilidade e voluntariado corporativo. Diretor voluntário do Instituto Helena Florisbal
Módulo 1 - "Inclusão e diversidade."
Praças Salvador e Porto Alegre
31/10 das 19h às 20h30
O papel das histórias como janela para o conhecimento de diferentes culturas, valorização das diferenças e semelhanças entre os seres humanos e igualdade de direitos. O uso das histórias em diversos ambientes, sua adequação e múltiplas funções.
Conteúdo Programático
- Os valores contidos em narrativas e seu papel formador
- A inclusão e igualdade como um valor inegociável.
- Tipos de inclusões e como lidar com elas de forma a criar um ambiente natural e fraterno.
- A importância da apresentação de diversas culturas e a sua valorização
- Ambiências e encontros para Mediação da Leitura
- A mediação de leitura em biblioteca, escolas, hospitais, presídios, creches, asilos e outros.
Palestra - Sônia Rosa - escritora, mestre em Relações Étnicos Raciais, pedagoga, professora aposentada, contadora de histórias e consultora do letramento racial em escolas da rede privada do Rio de Janeiro. Tem 27 anos de carreira e mais de cinquenta títulos publicados. Muito dos seus livros tem o selo de “altamente recomendado” da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
Roda de Conversa – Celina Bezerra - formada em Letras Português/Inglês com Especialização em Educação Inclusiva e Educação da Infância com Ludicidade e possui MBA em Gestão de RH. Escritora com quatro livros publicados com temas voltados à Inclusão.
Módulo 2 - "O livro e sua função múltipla e multiplicadora de conhecimento."
Praças Rio de Janeiro e Marília
07/11 das 19h às 20h30
Apresentar as diversas funções e aplicabilidade do livro e sua usabilidade por meio de diferentes títulos e meios. As imagens como meio agregador de sentido e potencializador da transmissão da mensagem.
Conteúdo Programático
- O universo da literatura infanto-juvenil e seus múltiplos usos
- A pluralidade literária aplicada a situações específicas e corriqueiras
- Diagnóstico de necessidades e definição de conteúdo capaz de atendê-las provocando a reflexão e o diálogo.
- As múltiplas falas da imagem e o seu uso mediador.
Palestra – Cris Seixas - Psicóloga, Biblioterapeuta, focalizadora de danças circulares, consteladora familiar sistêmica, mestre em Educação, especialista em Arteterapia.
Roda de Conversa – Sandra Ronca - brincante, catadora de poesia, escritora e ilustradora de Literatura Infantil e arteterapeuta. Com 34 livros publicados, sendo nove como escritora, tem gosto pelo humor e lúdico. Faz uso da palavra como brinquedo na escrita e por vezes, na própria ilustração. Transita por diversas técnicas, experenciando materiais inusitados e diferentes texturas. Apaixonada por metáforas escritas e visuais. Acredita no poder transformador e curativo da Arte e das Histórias.
Módulo 3 - "O melhor livro é aquele que você escolhe."
Praças Recife e Brasília
21/11 das 19h às 20h30
Dar subsídios para a construção do acervo do contador, apresentando elementos para reconhecimento da literatura de qualidade adequada às diversas situações e idade, com os objetivos de encantar, promover e incentivar a leitura e contribuir com a formação do leitor e compreender como estudar uma história que será transmitida com aproveitamento de todo o seu potencial comunicativo.
Conteúdo Programático
- A sacola de opções de títulos e conteúdos literário do narrador.
- A análise crítica do enredo e a reflexão sobre o seu conteúdo.
- Valorização de autores e títulos.
- O encantamento planejado.
- A contação de histórias como formadora de leitores.
Palestra - Andrea Kluge - professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do DF. Bacharel em Letras/Tradução - francês; licenciada em Letras/Língua Portuguesa e Respectiva Literatura; com especialização em Educação a Distância e em Literatura Infantil e Juvenil. Atuou como Técnica em Assuntos Educacionais no Ministério da Educação / Secretaria da Educação Básica. Atualmente, trabalha com formação de professores nas áreas de leitura literária, literatura para as infâncias e mediação de leitura em encontros presenciais e on line para estados, municípios e instituições de ensino.
Roda de conversa – Ana Carolina Lemos - Escritora. Psicóloga. Arteterapeuta. Contadora de Histórias. Mestre em Ciências da Linguagem- Membro fundadora do Grupo Zumbaiar de Contadores de Histórias. Coordenadora da Formação de Contadores de Histórias do Grupo Zumbaiar desde 2003. Borda com o fio das palavras encantadas em palestras, oficinas, cursos e outros solos.
Módulo 4 - "Provocando o Encantamento."
Praças Litoral Norte e Baixada Santista
29/11 das 19h às 20h30
A preparação para o contador e exploração das diversas formas de narrativas. O uso do lúdico como elemento de captação de atenção, envolvimento, criação e encantamento. Recursos internos e externos disponíveis para potencialização e realização da contação de histórias como um momento mágico.
Conteúdo Programático
- Vínculo e encantamento
- Potencializando o conteúdo da história
- Exemplificar as diversas formas de narrativas
- Práticas Leitoras: contando e lendo histórias
- Lúdico criativo e Leitura na Infância
- Uso adequado da voz e da expressão corporal
Palestra – Leila Garcia - bailarina, atriz, narradora de histórias, terapeuta e educadora corporal. Criadora do Projeto Griot.
Roda de Conversa – Alexandre Camilo - formado em Artes Cênicas com especialização em Teatro Brasileiro, ator, escritor, diretor teatral, contador de histórias e master em Programação Neurolinguística. Trabalha com teatro aplicado à educação, psicodrama, programação neurolinguística e storytelling. É palestrante e especialista em narrativa pessoal e corporativa assessorando marcas e pessoas a histórias de sucesso. Coordena a Praça Baixada Santista da Viva e Deixe Viver.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Associação Viva e Deixe Viver
Quem é a Associação Viva e Deixe Viver que oferece o curso? Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1997. Nosso time de voluntários é formado em grande parte por contadores de histórias, que passam por um extenso e qualificado curso de capacitação. Acreditamos que, através da arte de contar histórias para crianças e jovens, contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes, éticos e empáticos.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.