15 mar - 2022 • 19:00 > 18 mar - 2022 • 20:30
15 mar - 2022 • 19:00 > 18 mar - 2022 • 20:30
Considerando a importância de ampliar a recepção da obra do filósofo György Lukács para uma leitura adequada da obra de Karl Marx e dos problemas relativos ao fenômeno estético e à ontologia do ser social, uma abordagem centrada na obra lukacsiana através da interpretação de Nicolas Tertulian torna-se incontornável. Nascido na Romênia em 1929, estabeleceu-se na cidade de Paris em 1982; contudo, Tertulian esteve algumas vezes no Brasil e manteve diálogo constante com vários intelectuais brasileiros e estudiosos da obra de Lukács. Apesar de muitos capítulos de livros e textos em periódicos no Brasil, ainda estamos restritos à publicação de dois de seus livros. Em Georg Lukács - Etapas de Seu Pensamento Estético, trazido a público em 2006 pela Ed. UNESP, Tertulian apresenta de forma magistral não apenas o perfil de Lukács como um intelectual que buscou apreender o que é peculiar às produções artísticas, mas principalmente como um homem que buscou aproximar-se integralmente da realidade por meio do seu entendimento e com coerência aos seus princípios. Sua segunda obra no país, Lukács e Seus Contemporâneos: Coletânea de Textos, publicado em 2016 pela Ed. Perspectiva, apresenta um conjunto de ensaios que visam posicionar o pensamento de Lukács frente às questões mais proeminentes dos séculos XX, articulando suas ideias aos escritos de coetâneos, tais como Adorno, Brecht, Sartre, Heidegger. O mais recente livro Pourquoi Lukács? lançado pela Éditions de la Maison de l`homme, em 2016, traduz-se em espetacular documento da história das ideias, enfatiza o percurso de Lukács através de sua recepção na Europa de Leste e Oeste no final do séc. XX e XXI. Assim, após a realização de dois eventos que visaram a divulgação e mais adequada recepção da obra tardia de Lukács, decidiu-se, em ocasião da morte de Nicolas Tertulian, abordar a sua contribuição ímpar para esse debate tão fundamental no entendimento do ser social e das formas particulares de sociedade, estabelecendo as relações entre arquitetura, urbanismo e as mais diversas áreas do conhecimento.
Programação
DIA 1 (15/03) terça-feira:
19h Abertura: Cristina Nacif
Ester Vaisman
Nicolas Tertulian: Vida e obra
DIA 2 (16/03) quarta-feira:
14h Aula 1: Ronaldo Vielmi
Da inerência das categorias da arte em geral no meio homogêneo das artes particulares
19h Aula 2: Miguel Vedda
Nicolas Tertulian como historiador y crítico de la estética lukácsiana
DIA 3 (17/03) quinta-feira:
14h Aula 3: Pierre Rusch (Esta aula contará com tradução simultânea)
De la Destruction de la raison" à l'Ontologie
19h Aula 4: Vitor Sartori
Tertulian diante da Ontologia no século XX
DIA 4 (18/03) sexta-feira:
14h Aula 5: Pedro Corgozinho
A tradução de Tertulian no Brasil: estudo das relações entre Lukács e seus contemporâneos
19h Encerramento: Juarez Duayer
Por que Lukács?
O evento será realizado pelo zoom através da plataforma Sympla.
Inscrições limitadas.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
LabLegal
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.