25 jul - 2024 • 19:00 > 25 jul - 2024 • 21:00
25 jul - 2024 • 19:00 > 25 jul - 2024 • 21:00
Webinar Acalantos,
Cantigas de Ninar, de Brincar e Cantos de Trabalho
25 jul - 2024 • 19:00 > 25 jul - 2024 • 21:00
Evento Online via Google Meet
Descrição do evento
No dia 25 de julho, Dia das Mulheres Negras e Latino-Americanas, o Webinar Acalantos, Cantigas de Ninar, de Brincar e Cantos de Trabalho, é um convite para observarmos as raízes musicais, tanto pessoais como as que contribuem para a construção social e cultural da musicalidade brasileira.
O webinar será apresentado por Mariama Camara e Renata Mattar pelo Google Meet, das 19h às 21h, e faz parte da Trilha Formativa do Mês do Folclore 2024, que tem como tema Raízes Musicais.
O encontro é voltado a profissionais da área de educação, em particular os professores que acompanharão as escolas participantes do Mês do Folclore, e pessoas que valorizam as culturas da infância.
Mariama Camara
É natural da Guiné Conacri e vive no Brasil há 11 anos. Atua
como dançarina, percussionista, cantora, coreógrafa e professora. Sua carreira
artística é consolidada internacionalmente desde 1999.
Integrou o Les Ballets Africains (1999-2007), dançou com artistas renomados como Youssou N'dour do Senegal, Youssouf Koumbassa da Guiné Conakry e Salif Keita do Mali.
De 2007 para cá tem sido convidada por grupos e produtores culturais que desenvolvem seminários, acampamentos internacionais, cursos e oficinas de dança, percussão, canto por diversos países da Europa, Oriente Médio, Ásia e Américas.
Mariama traz um vasto repertório que vivenciou na sua aldeia, onde ainda hoje se canta para preparar a terra no momento de plantar, para pilar o milho, durante a pesca, nas festas de casamentos, nascimento e morte, nas oferendas em rios, no mar.
A música acompanha todos os rituais da vida da comunidade, se tornando fundamental na consagração desses eventos.
Renata Mattar
É cantora, instrumentista e pesquisadora da música
tradicional brasileira. Desde 1990 vem atuando como cantora e acordeonista e
diretora musical em diversos grupos teatrais e musicais.
Foi integrante da Banda Orquídeas do Brasil, de Itamar Assumpção; do Grupo Palavra Cantada; do espetáculo Pernambuco Falando Para o Mundo e do Romance de Antônio Nóbrega, entre outros.
Trabalhou ao lado do escritor Ariano Suassuna, enquanto foi Secretário de Cultura do Recife, entre 1997 e 2000. Foi diretora musical e pesquisadora do grupo de teatro Romançal, idealizado pelo escritor e dramaturgo, quando este foi Secretário de Cultura.
Iniciou sua pesquisa em Cantos de Trabalho em 1999, quando visitou as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca, na comunidade de Vila Fernandes (AL). Desde então vem visitando e registrando inúmeras cantigas em comunidades espalhadas pelo Brasil, onde encontrou grupos de trabalhadores rurais que tinham a tradição dos cantos de trabalho.
Certificado
O certificado será emitido no nome informado na sua
inscrição e enviado por e-mail para quem acompanhar 70% do encontro.
Gestão
O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural
Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita
pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade
civil sem fins lucrativos.
Mais informações:
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Museu do Folclore de São José dos Campos
O Museu do Folclore de São José dos Campos é uma unidade da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, gerido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular - CEPC, organização da sociedade civil sem fins lucrativos. O museu foi criado em 1987 e possui, atualmente, mais de 2 mil peças em seu acervo, que identificam as diferentes manifestações da cultura popular do Vale do Paraíba, incluindo as da exposição de longa duração.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.