14 jun - 2023 • 17:00 > 16 jun - 2023 • 21:30
O Grupo de Pesquisa As Interfaces da Antropologia na Teologia Contemporânea, do Programa de Pós-Graduação em Teologia da FAJE, conclui, com o V Colóquio Interfaces, que terá como tema “Corpo e teologia na sociedade do controle, do aperfeiçoamento e do cuidado”, o ciclo iniciado em 2020, cujo objetivo era refletir sobre o corpo a partir de três perspectivas: (1) Biopolítica e corporeidade; (2) Tecnologia e corpo; (3) Corpos padecentes. O eixo transversal que orientou esse novo ciclo foi ainda o da abordagem do corpo como enigma, páthos e dádiva. Cada ano do triênio foi dedicado ao estudo de uma dessas perspectivas. Assim, em 2020, foram estudadas as abordagens de Foucault e Agamben sobre biopolítica e corporeidade. No final daquele ano foi realizado o I Ciclo de Debates Interfaces: “Entre a vida e a morte”, o qual, no contexto da pandemia da Covid-19, refletiu sobre as relações entre pandemia e controle político dos corpos. Em 2021, foram aprofundados alguns dos impactos do uso da tecnologia no “aperfeiçoamento” dos corpos. O Grupo realizou naquele ano o II Ciclo de Debates Interfaces: “Os corpos na sociedade pandêmica”. Em 2022, o Grupo dedicou-se ao estudo da problemática do padecimento dos corpos, com um interesse particular pelo cuidado dos corpos que sofrem. Sem relação direta com essa temática, tendo em vista o centenário da Semana de Arte Moderna, o Grupo realizou, em parceria com o Grupo Filosofia no Brasil (Fibra), o IV Colóquio Interfaces, que teve como tema: “100 anos da Semana de Arte Moderna (1922-2022): repercussões na Filosofia e na Teologia do Brasil”.
As três perspectivas estudadas entre 2020-2022 serão retomadas no V Colóquio Interfaces, na perspectiva de socializar os resultados das discussões feitas no Grupo nesses anos. O tema do controle dos corpos na sociedade contemporânea, abordado, entre outros, por Michel Foucault e Giorgio Agamben, ganhou particular importância nos últimos anos, seja no contexto da pandemia, que suscitou diversas medidas de controle dos corpos, seja nos debates ao redor dos aparatos tecnológicos de segurança, utilizados para rastrear, identificar e controlar os cidadãos na sociedade da vigilância. O tema do aperfeiçoamento dos corpos, que, através da tecnologia, cria artefatos, próteses e terapias que reparam órgãos e membros do corpo defeituosos ou desgastados, e, através da biotecnologia, recorre a fármacos, engenharia genérica e inteligência artificial para aperfeiçoar e expandir as capacidades psicossomáticas do ser humano, tem despertado o interesse de muitas áreas do saber nos últimos anos. Enfim, a dor e do sofrimento, que afetam os corpos de tantas e novas formas nas sociedades contemporâneas, criando muitas formas de cuidado, também têm dado origem a pesquisas em vários campos do saber nos últimos anos. De muitas formas a reflexão teológica dialogou e dialoga com os saberes que abordam essas três temáticas. O V Colóquio Interfaces pretende estabelecer um diálogo interdisciplinar entre a teologia e alguns dos saberes implicados nessas temáticas.
17h Seminários
19h30: Painel
16h Comunicações
19h30 Painel
17h Painel
19h30 Roda de Conversa
***
CLIQUE para acessar os Critérios para envio de RESUMO E TEXTO COMPLETO
***
Participação gratuita | R$ 10,00 com emissão de certificado
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia | FAJE
A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE, com atuação na área da Educação é mantida pela Associação Jesuíta de Educação e Assistência Social - AJEAS , instituição de direito privado, sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Estadual e com Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS, nas áreas de educação e assistência social.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.