14 out - 2022 • 08:45 > 15 out - 2022 • 14:00
O Workshop A Descoberta Do Brincar E Contar Histórias Terapêuticas, surgiu em 2007 a partir da pesquisa “O Brincar como Atividade Terapêutica nos Tratamentos Psiquiátricos de Crianças e Adolescentes”, feita com familiares e pacientes do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq), e demonstrou resultados favoráveis a partir da percepção dos pais com relação a coordenação motora, intelectual e afetiva dos pacientes, e a importância da necessidade de preparar os profissionais da saúde e educação que muitas vezes não têm habilidade ou métodos para interagir de forma efetiva com estas crianças e adolescentes.
14 de outubro
9h – Abertura com apoiadores do evento
9h15 – Palestra: Psicofobia – Uma Revolução no Tratamento Mental Atraves da Arte – Dr. Antônio Geraldo da Silva – Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
10h15 – Poster: Humanização e a relação homem, cão, afeto e arte – Vinicius Ribeiro – TAC
10h30 – Roda Conversa – Contar para Desconectar – Ninfa Parreira, Regina Zylit e Valdir Cimino
11h30 – Oficinas Simultâneas:
- Com uma história na cabeça: Memória afetiva – imaginação e criatividade
com Violeta Dib Cimino e Iasmin Flores
- Mania de Bilhetes – Amplificando vozes, diálogos e memórias
A história “Mania de Bilhetes” é o fio condutor da metodologia de mesmo nome, “Mania de Bilhetes”, que oferece ao professor a possibilidade de transformar a sala de aula em um lugar de acolhimento, de escuta e de trocas, a partir de 4 pilares: contação de histórias, diálogo, abordagem colaborativa e arte. Através da identificação com os personagens, “Mania de Bilhetes” possibilita que cada criança tenha uma conversa consigo mesma. Faz com que percebam seus sentimentos e suas intenções, e o que precisam para ter um bom dia na escola.
com Ana Luiza Novis
- Jogos, games e a Internet – Construindo relações terapêuticas em um mundo digital
com Vania Dohme
- Botica poética
Poetas são tradutores de silêncios, nomeiam angústias, transmutam estados de ser. A proposta da oficina é ampliar repertório de poemas com vocação para cuidar da saúde mental e anímica de cuidadores e pacientes.
com Cris Seixas
15 de outubro
9h – Abertura com apoiadores do evento
9h15 – O Livro que fala a língua do jovem – Um estudo contemporâneo ao Livro Léo, e as caixas de música – Ricardo Prado
10h15 – Poster: Viver e conviver com arte e aventuras em uma enfermaria – Marcia Amino, Elaine Mastria, Ruthe Ventura e Alix Sant Anna
– Poster: Oficina de Criação e Autoria de Histórias – Valdir Cimino, Nelson Rodrigues e Daniel Gonzaga
10h30 – Roda Conversa: O Jogo, a Leitura e a Brincadeira – Um exercício de humanidade cidadã – Voluntários IPQ com mediação da Dra Marisol
11h30 – Oficinas Simultâneas:
- O uso da Brinquedoteca Segura
Esta oficina prática vai abordar o assunto da importância de um Brincar saudável e seguro, partindo de espaços ambientados lúdicos, tais como Brinquedotecas. Os participantes poderão compreender os tipos de Brinquedotecas existentes e suas particularidades, o que cada canto lúdico necessita desde sua implantação e organização.
com Silvia Queiroz
- Posso te contar uma história? A arte de doar Histórias
com Gilberto Alves
- Jogo Eu Conto! – Quem constrói histórias liberta a comunicação
Usando estratégias lúdicas vamos mostrar o quanto a maneira como nos comunicamos faz diferença!
com Isabella Navarro e Amanda Haddad
- Voz e visibilidade para o Atendimento Pedagógico Hospitalar
Recursos e possibilidades de ensino no contexto da classe hospitalar
com Ivone Silva de Jesus
Por exigência conduzida pela própria Apple, foi necessário interromper temporariamente as vendas dos eventos/conteúdos digitais pelo aplicativo Sympla, disponível na App Store.
Por esta razão, recomendamos que a compra/inscrição seja finalizada diretamente pelo navegador do desktop ou do próprio Smartphone.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Associação Viva e Deixe Viver
Quem é a Associação Viva e Deixe Viver que oferece o curso? Somos uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1997. Nosso time de voluntários é formado em grande parte por contadores de histórias, que passam por um extenso e qualificado curso de capacitação. Acreditamos que, através da arte de contar histórias para crianças e jovens, contribuímos para a formação de cidadãos mais conscientes, éticos e empáticos.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.