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Workshops SIGP 2023 - 21º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos

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Workshops SIGP 2023 - 21º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos

22 nov - 2023 • 08:00 > 22 nov - 2023 • 18:00

Evento Online via Airmeet
Evento encerrado

Workshops SIGP 2023 - 21º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos

22 nov - 2023 • 08:00 > 22 nov - 2023 • 18:00

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Descrição do evento

O PMI São Paulo faz aniversário e quem ganha é você!


Em 2023, comemoramos 25 anos e convidamos você para a 21ª edição do Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, nosso 21ºSIGP. Venha conferir tudo que vai acontecer nessa comemoração!


O tema deste ano será: LIDERANDO PROJETOS SUSTENTÁVEIS EM UMA ERA DE DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA. Teremos mais de 40 palestrantes e a expectativa de receber até mil congressistas, nacionais e internacionais. Nosso foco será abordar sobre inteligência artificial, ESG, governança, sustentabilidade, tecnologia, liderança, projetos e qual é o seu impacto nas organizações e na sociedade, mostrando seus desafios e tendências


O SIGP é composto por 3 momentos relacionados, mas independentes. Cada momento possui ingressos, formatos e valores diferentes. Atenção ao adquirir seu ingresso!

- WORKSHOPS que acontecerão ONLINE no dia 22 de novembro de 2023 (4 workshops pela manhã e 4 workshops à tarde, verifique a agenda abaixo);


- UNIVERSIDIA, que acontece também de forma online, com foco no público jovem estudantil no dia 04 de dezembro de 2023. AQUI INGRESSOS PARA O UNIVERSIDIA


SIGP, seminário presencial para profissionais, que acontece nos dias 05 e 06 de dezembro de 2023, na Amcham Business Center - Rua da paz, 1431 – Chácara Santo Antônio, Santo Amaro, São Paulo - SP, Brasil (https://www.amcham.com.br/bc/pagina-inicial).  AQUI INGRESSOS PARA O 21ºSIGP 



Abaixo descrição e detalhes sobre os Workshops: 


Workshop 1 - Blockchain e Smart Contracts (8h30 às11h30)

Facilitador: Flavio Ferreira Johansen

Graduado em Análise de Sistemas pela PUC-Campinas, com Pós–graduação em Gestão de Projetos pela IBTA e com certificado PMP pelo PMI desde 2013. 

Atualmente como Gerente de Projetos na BRGaap, possuindo experiência em diversos projetos de tecnologia desde 2009. 

Experiência como head de inovação em projetos com foco em blockchain e smart Contact, leciono cursos de pós-graduação sobre o tema Blockchain e Smart Contract e já participei de diversas palestras e congressos sobre o assunto.

linkedin: https://www.linkedin.com/in/flaviojohansen/


Ementa:

Parte 1 - Blockchain, conceitos e fundamentos: Bitcoin e a gênesis do Blockchain, Blockchains e tecnologias de ledger distribuído (DLT), Smart Contracts (Contratos Inteligentes)

Parte 2 - Blockchain e suas vertentes: NFT (Tokens Não Fungíveis), DeFi, Tokenização e CBDC (Real Digital).

Parte 3 - Blockchain na prática: Dinâmica: brincando de Sorte ou Reves utilizando criptomoedas, NFT na prática: criando e comprando um NFT

Parte 4 - Cases em Blockchain: Blockchain no Mundo Real, Projetos em Blockchain, Aplicações em Blockchain


Workshop 2 - Como trabalhar com a Gestão Híbrida de Projetos (8h30 às11h30)

Facilitador: Carla Barros

Certificada como Project Management Professional (PMP), PMI-ACP e Disciplined Agile Sénior Scrum Master (DASSM). Apaixonada por gestão de projetos, sejam eles ageis, hibridos e/ou tradicionais. Possuo quinze anos de experiência em Gestão de Projetos e quatro anos de experiência em Gestão de Programas. Atualmente, trabalho como Gestora de Programas, mentora, professora e consultora na área de gestão de projetos. Trabalhei em projetos nas áreas da saúde, de Petróleo e Gás, Identificação Civil Biométrica e Impostos fiscais no Brasil, Espanha e Portugal. Mestre na área de investigação de Cidades Criativas. Co-Coordenadora do movimento “Heart of Agile” Portugal. Vice Presidente de Desenvolvimento Profissional do PMI Portugal.


Ementa: 

Como trabalhar com a Gestão Híbrida de Projetos

A demanda por projetos é real e crescente nas empresas, sabemos que não existe um modelo de gestão único que dá conta dos mais diversos perfis de projetos.

Contudo, surge uma dúvida: Como selecionar o modelo de gestão mais eficiente para gerenciar os projetos?

Este workshop é uma imersão que demonstra de forma prática e objetiva como selecionar o modelo mais eficiente para cada perfil de projeto. Há diversos modelos: Preditivo (baseado em PMBOK®), baseado em Ágil e Híbrido (que usa Preditivo e Ágil juntos). No workshop enfatizamos no modelo híbrido de gestão de projetos.

Durante o workshop serão feitos exercícios e projetos em equipe e de forma colaborativo para exercitar como aplicar o modelo híbrido para gerir projetos.



Workshop 4 - ESG: O Caminho Estratégico para Transformar sua Organização (14h00 às 17h00)

Facilitador: Patricia Bittencourt

Engenheira com Especialização em Sustentabilidade e ESG pela FIA Business School e Especialização em Gerenciamento de Projetos, com certificação PMP do Project Management Institute (PMI).

Possui mais de 25 anos de experiência e carreira direcionada para o desenvolvimento e acompanhamento de projetos relacionados à temática ESG, especialmente implementação e certificação de Sistemas de Gestão com base em normas ISO (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Compliance e Responsabilidade Social). Foi Gerente da Qualidade na Odebrecht, dentre outras grandes empresas de engenharia, e desde 2015 é Gestora dos Projetos de Sustentabilidade e ESG no Secovi-SP. 

Integrou a coordenação da Comissão de Estudos Especial CEE-256 da ABNT na elaboração da ABNT PR 2030 – ESG: Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações.

Idealizadora e criadora do Curso ESG: a PRática na prática, com base na PR2030, atuando como instrutora no âmbito da ABNT Cursos e outras entidades.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/patriciabittencourt/ 


Ementa:

No mundo complexo em que operam as organizações, equilibrar metas financeiras com responsabilidade social e ambiental é imperativo. O primeiro passo é a preparação, compreendendo como os fatores ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) impactam os negócios e, a partir disso, aprender a incorporá-los estrategicamente para garantir um sucesso sustentável a longo prazo.

Junte-se a nós neste workshop, onde exploraremos os passos necessários para integrar o ESG na organização, usando como base a “norma” ABNT PR2030. 

Este é o momento de se preparar para alcançar melhores resultados para empresas,  sociedade e o planeta. 


Workshop 5 - Introdução ao ChatGPT (8h30 às11h30)

Facilitador: Ivo Michalick

Profissional com mais de 35 anos de experiência em projetos. Possui bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pelo DCC/UFMG. Detentor das certificações PMP e PMI-SP do PMI (Project Management Institute) em gerenciamento de projetos e CPCC pelo CTI (Co-Active Training Institute) em coaching.

Ampla experiência na gestão de grandes projetos, programas e portfólios em diversas indústrias: logística, mineração, energia, defesa, saúde, tecnologia da informação, óleo e gás, e telecomunicações, tanto no Brasil quanto no exterior. Destaque para cinco anos de atuação no projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), dos quais três foram nos Estados Unidos.

Desde 2006, é sócio-diretor da M2 Consultoria e Coaching, oferecendo serviços de consultoria, treinamento e palestras em gerenciamento organizacional de projetos, ferramentas de Inteligência Artificial Generativa, como o ChatGPT, e Power Skills (Competências Comportamentais).

Atuou como professor e coordenador de cursos de gerenciamento de projetos no IETEC de 2005 a 2023. Presidiu o PMI-MG (filial do PMI em Minas Gerais) entre 2011 e 2012 e, desde 2014, atua como voluntário global estratégico junto ao PMI. Também é graduado pelo PMI Leadership Institute Master Class (turma de 2012).

Renomado palestrante e autor de vários artigos, tanto no Brasil quanto no exterior. Contribuiu para os livros: "Projetos Brasileiros - Casos Reais Gerenciamento" (Brasport, 2007), "Gestão de Projetos Brasil" (IETEC, 2013), "Gerenciamento de Projetos em Tirinhas" (Brasport, 2015), "Say Yes To Project Success" (Notion Press, 2017) e "Professional Leader" (Brasport, 2019).


Ementa:

ChatGPT é um chatbot online de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, lançado em novembro de 2022. O nome "ChatGPT" combina "Chat", referindo-se à sua funcionalidade de chatbot, e "GPT", que significa Generative Pre-trained Transformer.

Minha experiência com o uso da ferramenta e com base em conversas com alunos e colegas mostra que ela nos ajuda, em média, a economizar 40% do esforço em 50% das nossas tarefas. Numa semana de 5 dias isto representa um dia inteiramente livre para nos dedicarmos a novas atividades, e dependendo do que você faz esta economia pode ser ainda maior.


Venha aprender como aumentar sua produtividade usando o ChatGPT como seu assistente digital!


Workshop 6 - Introdução ao unFix – Como Criar organizações versáteis (14h00 às 17h00)

Com Certificado Internacional da unFIX https://unfix.com/ 

Facilitador: Daniel Nunes

Head de Agilidade e Inovação da DC - Dinsmore Compass

Apaixonado por transformar desafios em oportunidades que geram resultados de sucesso.

Atua a mais de 15 anos em iniciativas de Transformação Digital/Ágil, Implementação de softwares e Gestão de Produtos. Com larga experiência em habilitação de Business Agility em empresas de diversos segmentos, como energia, telecom, varejo, tecnologia, educação e mídia Tech.

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistema, com MBA em Gestão de Projeto, Especialização em Psicologia positiva e Coaching.

Coach Executivo, Expert em métodos ágeis, Kanban Coach, Scrum Certified Trainer, PMP, PMI-ACP, Lean Inception e PBB Trainer, Facilitador e Trainer de Management 3.0, SAFe Practice Consultant, especialista e consultor do modelo unFix, Mentor, palestrante e Empreendedor.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/danieljfnunes/ 


Ementa:

O que é unFIX (ORGANIZATION DESIGN for CONTINUOUS INNOVATION and better HUMAN EXPERIENCE)? 

Inspirado em empresas inovadoras, incluindo Haier e Tesla, o modelo unFIX é uma ferramenta simples que ajuda você com um design de organização versátil. Ao contrário de muitos frameworks de agilidade em escala e métodos de autogerenciamento, o unFIX tem seu foco na inovação contínua e na experiência humana. 

Precisamos de algo que leve a flexibilidade a um novo nível. 

O que vem depois do Management 3.0, SAFe, Holacracy e o modelo Spotify? Bem, não é difícil ver em que direção o mundo está se movendo: organizações que consistem em indivíduos em rede que trabalham de qualquer lugar, que formam equipes em tempo real, que focam na experiência do cliente (CX), que visam objetivos e alcançam resultados, e tornar isso muito divertido para eles mesmos.

Vamos flexibilizar nossas organizações! 


Tópicos que serão abordados:

- Tipos de Crew (Times) 

- Gestão da Experiência 

- Tipos de base 

- Estudos de caso 

- Fluxos de Valor 

- Tipos Princípios 


Workshop 7 - Modelo TMO (Team Management Office): Liderança horizontal para formação de times de alta produtividade com menos estresse (14h00 às 17h00)

Facilitador: Alércio Bressano

Alércio Bressano (@alerciobressano) é Executivo de Empresas, Consultor Empresarial e Mentor com mais de 24 anos de experiência de mercado. Sua missão é contribuir com o fim do ESTRESSE no mundo, através da formação de líderes por todo o Brasil que buscam mais produtividade em suas equipes, na sua carreira e no seu projeto de vida. Também atua como Professor Universitário com mais de 17 anos de experiência acadêmica. Formado em Tecnologia, especializou-se em Gestão Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional, Neurociências e Psicologia Positiva e possui 6 certificações internacionais (PMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, CSP-SM e CSP-PO) em modelos de gestão internacionalmente reconhecidos. Co-autor de 2 livros sobre Equipes de Alto Desempenho e Gestão Pessoal para Produtividade. Criador de 4 métodos de gestão e produtividade, onde centenas de pessoas tiveram a oportunidade de conhecer e se beneficiar através dos seus programas de mentoria e treinamentos. É fundador do Chapter PMI Sergipe, foi diretor por 4 anos e parceiro institucional por 1 ano (prêmio de parceiro do ano em 2016). Atualmente é mentor voluntário em diversos capítulos pelo Brasil (SP, PR, GO, DF, BA, entre outros) e da ONG Instituto O Mentor, que atua com projetos voluntários de formação de líderes e gestores para o mercado, desenvolvimento humano (equilíbrio e qualidade de vida), assistencialismo social e empreendedorismo social.


Ementa:

você é gerente de Projetos ou atua num PMO corporativo, mas os projetos da sua organização são sempre entregues fora do prazo? As equipes estão sobrecarregadas, desmotivadas e não conseguem produzir e realizar suas entregas no prazo e com qualidade? Com mais de 24 anos de experiência nos temas de gestão e produtividade, Alércio Bressano irá conduzir o workshop “Modelo TMO (Team Management Office): liderança horizontal para formação de times de alta produtividade com menos estresse”, onde apresentará o modelo de gestão do Escritório de Times, uma grande aliado do Escritório de Projetos e Processos, garantindo que, os líderes e as equipes que trabalham com múltiplos projetos e/ou processos em ambientes complexos, tenham condições de trabalhar em equipe e conhecer o potencial de entrega para cumprir os acordos nos prazos combinados com menos estresse e mais leveza, sem esquecer da qualidade de vida. Produzir Mais com Menos Esforço é o caminho para a saúde do negócio e das pessoas que fazem parte dele.


Workshop 8 - Prioritization Challenge (8h30 às11h30)

Facilitador: Leandro Sanches

Pós-graduado em Sistemas de Informações, com 23 anos de experiência em projetos de Tecnologia da Informação, trabalhando diretamente com Órgãos Públicos gerenciando diferentes áreas como Suporte, Help Desk, Infraestrura e Desenvolvimento de Sistemas, sendo pioneiro na utilização de metodologias ágeis dentro de Órgãos Públicos. Também atua como trainer, coach, palestrante e consultor. Atua hoje como Agile Expert e agente de mudança, conduzindo transformações organizacionais em empresas públicas e privadas, ajudando na melhoria do processos e fluxos de desenvolvimento de produtos, ensinando e capacitando sobre como construir e entregar produtos da melhor forma. Facilitador oficial de Management 3.0, AKT (Accredited Kanban Trainer) pela Lean Kanban University e tradutor oficial do Guia de Gestão Baseada em Evidências (EBM) da Scrum.org.


Ementa:

Neste Workshop interativo vocês deverão priorizar um backlog, enquanto aprendem de forma prática como realizar uma Gestão Baseada em Evidências para melhorar as decisões e com isso os resultados do seu produto.

Conteúdo Programático:

Desafio: Priorizar o backlog de um produto buscando maximizar seus resultados, tendo que fazer escolhas que afetam o futuro do produto, exercitando situações vivenciadas e escolhas da vida real Como:

Buscar o aumento da satisfação do cliente

Observar o que os concorrentes estão fazendo

Restrição de capacity

Entregas técnicas 

Liderança 

Melhoria da Qualidade

Melhoria de Infraestrutura do produto

Medir os resultados através de indicadores




INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


- A inscrição é individual e intransferível. O ingresso e o valor não são reembolsáveis em caso de não participação.


Os Workshops serão realizados de forma VIRTUAL.


- Os Workshops serão gravados e disponibilizados aos inscritos por um período de 30 dias. O certificado está atrelado à participação online, não podendo ser reivindicado posteriormente.


- Atenção ao adquirir o workshop, pois não serão aceitos pedidos de troca. Os workshops seguem a ordem apresentada na descrição e estão numerados conforme tal ordem.


- Para quem necessitar a emissão de nota fiscal, informar o número do CPF no ato da inscrição. Solicitações posteriores não serão atendidas.


- A venda de ingressos do Seminário e dos Workshops são separadas, ou seja, a aquisição do ingresso do Seminário não permite acesso aos Workshops e vice-versa.


- Vendas CORPORATIVAS ou EM GRUPO possuem descontos conforme o número de inscrições. Entre em contato através do e-mail [email protected] e solicite orçamento.


O Seminário será realizado de forma PRESENCIAL.


Outras dúvidas ou informações adicionais através do e-mail [email protected] ou no site do evento https://sigp.org.br/ 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

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Sobre o produtor

PMI São Paulo

O PMI São Paulo® é o Chapter regional do PMI® no Estado de São Paulo. Somos pioneiros na estrutura atual de Chapters do PMI® no Brasil e contamos hoje com aproximadamente 2.500 membros. Somos o maior Chapter da América Latina e promovemos encontros periódicos, eventos online e presenciais, congressos, seminários internacionais, eventos setoriais e técnicos, treinamentos e cursos preparatórios para certificações do PMI®.

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