Fale com o produtor

O evento já encerrou...

XV Seminário do Museu D. João VI - Visões, revisões e formatos na história da arte de entresséculos

Carregando recomendações...

XV Seminário do Museu D. João VI - Visões, revisões e formatos na história da arte de entresséculos

25 jun - 2024 • 09:00 > 27 jun - 2024 • 17:30

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

XV Seminário do Museu D. João VI - Visões, revisões e formatos na história da arte de entresséculos

25 jun - 2024 • 09:00 > 27 jun - 2024 • 17:30

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Descrição do evento

XV SEMINÁRIO DO MUSEU D. JOÃO VI

VISÕES, REVISÕES E FORMATOS NA HISTÓRIA DA ARTE DE ENTRESSÉCULOS


25, 26 e 27 de JUNHO de 2024

[online]





Estamos organizando a 15ª edição do encontro anual de nosso grupo de pesquisa, o grupo ENTRESSÉCULOS que, ininterruptamente vem agregando estudiosos para a discussão da arte oitocentista, com publicações anuais.


Este ano, faremos um outro formato de seminário, convidando conferencistas para uma revisão do campo de estudo da arte do século XIX e início do XX nestes últimos 15 anos, sendo um encontro que irá ocorrer no formato on-line, entre os dias 25 e 27 de junho de 2024. 


A intenção é reunir pesquisadores internacionais e de várias regiões brasileiras para discutir visões, revisões e formatos na história da arte do entresséculos, fornecendo um panorama atualizado dos objetos de estudo, percursos, metodologias e suportes teóricos que foram e vêm sendo utilizados para um olhar mais complexo para a arte produzida, exposta, adquirida, colecionada e recepcionada no século XIX.


Se, de um modo geral, foi a partir dos anos 80 do século XX quando estudos se voltaram à arte do século XIX despidos das lentes modernistas, muito se avançou sobre sua singularidade e suas reverberações, angariando vários pesquisadores que se especializaram nos seus estudos e trouxeram contribuições fundamentais para a história da arte. E em diálogo com estudiosos na França e em Portugal, resgatando vínculos importantes que permearam a história da arte no Brasil, avançou-se sobre a compreensão dos trânsitos e transculturações ocorridos na arte do período.


Cada década em diante, priorizou certos objetos de estudos e questões, acompanhando demandas gerais do campo artístico, fazendo eclodir trabalhos que continuamente puseram em revisão premissas iniciais e trouxeram temas antes invisibilizados ou pouco considerados. Colecionismo, métodos de ensino, exposições, críticas, artes gráficas e aplicadas, decoração, historiografia foram se juntando à atenção para artistas negros e artistas mulheres, na medida que os próprios conceitos de modernidade e tradição foram se relativizando. 


Diante da seriedade e profundidade com que muitos pesquisadores enfrentaram a arte oitocentista nos últimos 15 anos, ultrapassando a ideia de nacionalista ou estrangeira, acadêmica ou pré-moderna, dentre outras dicotomias, pode-se aferir que as perspectivas mudaram, favorecendo um olhar positivo e de valorização, que incide em maior respeito à produção artística oitocentista e à sua patrimonialização, ampliando sua fruição e compreensão.


Certamente o século XIX é um período-chave para o entendimento de todo o processo de construção de imagens e seu poder político e social, que continua a incidir nos dias de hoje, ainda que as mídias possam ser outras. Por mais que seja um tempo que possa parecer distante, muito de como pensamos e agimos tem lá seus alicerces, incluindo conceitos e preconceitos que ainda permanecem.


Sendo um grupo de pesquisa de um Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais de uma universidade federal, pública e gratuita, de uma escola mais que bicentenária e com um inestimável acervo artístico, o compromisso científico, em ensino, pesquisa e extensão, sempre norteou os integrantes do grupo ENTRESSÉCULOS, na certeza que a construção do conhecimento gera mudanças, que os diálogos ampliam horizontes, que o compartilhamento de reflexões congrega críticas construtivas, que a persistência leva a caminhos renovados.


Se debutar é referente a completar 15 anos, mas também a iniciar-se em uma nova atividade, esses sentidos nos mostram que a longevidade também é jovial e que a longa duração implica constantes recomeços. Assim, o grupo ENTRESSÉCULOS convida a recomeçarmos juntos mais uma visada crítica retrospectiva sobre a arte oitocentista e sua história e crítica. É tempo de comemorar as conquistas e ensejar novos caminhos.



PROGRAMAÇÃO FINAL


1º dia - 25/06/2024 - Terça-feira


Manhã

Abertura - 9h00 – 9h20


Conferência 1 - 9h30 – 11h30 

Daniela Gallo - Université de Lorraine. França.

Repenser Canova aujourd’hui

(tradução consecutiva com a prof. Ana Cavalcanti)


Tarde

Conferência 2 - 14h00 – 15h00

Laura Malosetti - Universidad San Martín. Argentina. 

Entresiglos en el Sur de América: nuevos interesses, nuevas miradas


Conferência 3 - 15h00 – 16h00

Sonia Gomes Pereira - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. 

A pintura de paisagem entre ciência e arte: a interlocução entre Rugendas e Martius com a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro


Conferência 4 – 16h00 – 17h00

Patricia Telles - Universidade de Évora. Portugal.

O retrato luso-brasileiro no século XIX - a responsabilidade de tentar entender imagens “mortas”



2º dia - 26/06/2024 - Quarta-feira


Manhã

Conferência 5 - 9h00 – 10h00

Maria João Neto - Universidade de Lisboa. Portugal.

A pintura portuguesa oitocentista: diferentes receções e leituras sob signo da “Nação”


Conferência 6 - 10h00 – 11h00

Ana Cavalcanti - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.

Pintura de gênero e pintura de paisagem: modernidade no entresséculos no Rio de Janeiro


Tarde

Conferência 7 - 14h00 – 15h00

Luiz Freire - Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA.

A institucionalização da arte e da cultura na Bahia de entresséculos


Conferência 8 - 15h00 – 16h00

Heloisa Capel - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO.

(Re)Significar imagens: visões de entresséculos nos estudos de história cultural no Brasil


Conferência 9 - 16h00 – 17h00

Maraliz Christo - Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG.

Caminhos da pesquisa sobre pintura histórica no entresséculos




3º dia - 27/06/2024 - Quinta-feira


Manhã

Conferência 10 - 9h30 – 10h30

Tadeu Chiarelli - Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.

Contra o naturalismo fotocrômico e o exotismo burlesco dos pascácios: a absorção do simbolismo pela crítica de arte paulistana, 1920


Conferência 11 - 10h30 – 11h30

Aldrin Figueiredo - Universidade Federal do Pará. Belém, PA.

Amazônia de entresséculos: uma outra modernidade na revisão da história da arte brasileira


Tarde

Conferência 12 - 14h00 – 15h00

Alberto Chillón - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.

Olhares para a escultura oitocentista no Brasil


Conferência 13 - 15h00 – 16h00

Marize Malta - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.

O que foi feito das artes decorativas de entresséculos? Dos objetos de arte, das coisas malditas e além...


Fechamento - 16h00



INSCRIÇÕES
Estamos com inscrições abertas até o dia do evento para ouvintes, de forma gratuita, através da plataforma Sympla. Basta solicitar seu ingresso aqui na plataforma.
Para aqueles que desejam certificado, devem comparecer no mínimo a 4 períodos do evento (de um total de 6). Serão computadas as presenças nos períodos da manhã e da tarde. A presença deverá ser registrada aqui na plataforma através do Check-in.
Seu certificado será enviado para o email cadastrado aqui na plataforma, então, atente-se ao preenchimento correto de seus dados.

O EVENTO
Nosso evento será transmitido pelo Youtube, ao vivo, na página do Grupo Entresséculos, que pode ser acessada [AQUI]!
Inscreva-se e ative o sininho para receber as notificações de quando estivermos ao vivo e para outros conteúdos do evento!
Comissão Organizadora Ana Cavalcanti (UFRJ) Marize Malta (UFRJ) Sonia Gomes Pereira (UFRJ) Comissão Executiva Alberto Chillón (UFRJ) Lucas Cavalcanti (UFRJ) Natália Nicolich (UFRJ) Comissão de Apoio
Ana Coutinho (UFRJ) Beatriz Roza (UFRJ) Darine Ferreira Batista (UFRJ) Ian Rosa da Costa (UFRJ) Isabelle Mirabeau Brilhante Miranda (UFRJ) Joyce da Costa Peixoto (UFRJ) Luiz Phyllipe Castro Rebelo Barbosa (UFRJ) Nathalia Lessa (UFRJ) Paola Matheus (UFRJ) Raiza Neves (UFRJ) Thamires Arêde (UFRJ) Victória Feliz (UFRJ)
Produção e Transmissão de Vídeos Mayanne Bader Freitas Renata Palheiros Sofia Werlang

Realização
PPGAV / EBA / UFRJ

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Grupo de Pesquisa ENTRESSÉCULOS

Grupo de Pesquisa ENTRESSÉCULOS – mudanças e continuidades nas artes no Brasil nos séculos XIX e XX, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/EBA/UFRJ), INVESTIGA o desenvolvimento histórico das artes e dos ofícios no Brasil, com prioridade para a produção artística desenvolvida no Rio de Janeiro do início do século XIX a meados do século XX, dialogando com outros sistemas de arte nacionais e estrangeiros.

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.