25 jun - 2024 • 09:00 > 27 jun - 2024 • 17:30
XV SEMINÁRIO DO MUSEU D. JOÃO VI
VISÕES, REVISÕES E FORMATOS NA HISTÓRIA DA ARTE DE ENTRESSÉCULOS
25, 26 e 27 de JUNHO de 2024
[online]
Estamos organizando a 15ª edição do encontro anual de nosso grupo de pesquisa, o grupo ENTRESSÉCULOS que, ininterruptamente vem agregando estudiosos para a discussão da arte oitocentista, com publicações anuais.
Este ano, faremos um outro formato de seminário, convidando conferencistas para uma revisão do campo de estudo da arte do século XIX e início do XX nestes últimos 15 anos, sendo um encontro que irá ocorrer no formato on-line, entre os dias 25 e 27 de junho de 2024.
A intenção é reunir pesquisadores internacionais e de várias regiões brasileiras para discutir visões, revisões e formatos na história da arte do entresséculos, fornecendo um panorama atualizado dos objetos de estudo, percursos, metodologias e suportes teóricos que foram e vêm sendo utilizados para um olhar mais complexo para a arte produzida, exposta, adquirida, colecionada e recepcionada no século XIX.
Se, de um modo geral, foi a partir dos anos 80 do século XX quando estudos se voltaram à arte do século XIX despidos das lentes modernistas, muito se avançou sobre sua singularidade e suas reverberações, angariando vários pesquisadores que se especializaram nos seus estudos e trouxeram contribuições fundamentais para a história da arte. E em diálogo com estudiosos na França e em Portugal, resgatando vínculos importantes que permearam a história da arte no Brasil, avançou-se sobre a compreensão dos trânsitos e transculturações ocorridos na arte do período.
Cada década em diante, priorizou certos objetos de estudos e questões, acompanhando demandas gerais do campo artístico, fazendo eclodir trabalhos que continuamente puseram em revisão premissas iniciais e trouxeram temas antes invisibilizados ou pouco considerados. Colecionismo, métodos de ensino, exposições, críticas, artes gráficas e aplicadas, decoração, historiografia foram se juntando à atenção para artistas negros e artistas mulheres, na medida que os próprios conceitos de modernidade e tradição foram se relativizando.
Diante da seriedade e profundidade com que muitos pesquisadores enfrentaram a arte oitocentista nos últimos 15 anos, ultrapassando a ideia de nacionalista ou estrangeira, acadêmica ou pré-moderna, dentre outras dicotomias, pode-se aferir que as perspectivas mudaram, favorecendo um olhar positivo e de valorização, que incide em maior respeito à produção artística oitocentista e à sua patrimonialização, ampliando sua fruição e compreensão.
Certamente o século XIX é um período-chave para o entendimento de todo o processo de construção de imagens e seu poder político e social, que continua a incidir nos dias de hoje, ainda que as mídias possam ser outras. Por mais que seja um tempo que possa parecer distante, muito de como pensamos e agimos tem lá seus alicerces, incluindo conceitos e preconceitos que ainda permanecem.
Sendo um grupo de pesquisa de um Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais de uma universidade federal, pública e gratuita, de uma escola mais que bicentenária e com um inestimável acervo artístico, o compromisso científico, em ensino, pesquisa e extensão, sempre norteou os integrantes do grupo ENTRESSÉCULOS, na certeza que a construção do conhecimento gera mudanças, que os diálogos ampliam horizontes, que o compartilhamento de reflexões congrega críticas construtivas, que a persistência leva a caminhos renovados.
Se debutar é referente a completar 15 anos, mas também a iniciar-se em uma nova atividade, esses sentidos nos mostram que a longevidade também é jovial e que a longa duração implica constantes recomeços. Assim, o grupo ENTRESSÉCULOS convida a recomeçarmos juntos mais uma visada crítica retrospectiva sobre a arte oitocentista e sua história e crítica. É tempo de comemorar as conquistas e ensejar novos caminhos.
PROGRAMAÇÃO FINAL
1º dia - 25/06/2024 - Terça-feira
Manhã
Abertura - 9h00 – 9h20
Conferência 1 - 9h30 – 11h30
Daniela Gallo - Université de Lorraine. França.
Repenser Canova aujourd’hui
(tradução consecutiva com a prof. Ana Cavalcanti)
Tarde
Conferência 2 - 14h00 – 15h00
Laura Malosetti - Universidad San Martín. Argentina.
Entresiglos en el Sur de América: nuevos interesses, nuevas miradas
Conferência 3 - 15h00 – 16h00
Sonia Gomes Pereira - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.
A pintura de paisagem entre ciência e arte: a interlocução entre Rugendas e Martius com a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro
Conferência 4 – 16h00 – 17h00
Patricia Telles - Universidade de Évora. Portugal.
O retrato luso-brasileiro no século XIX - a responsabilidade de tentar entender imagens “mortas”
2º dia - 26/06/2024 - Quarta-feira
Manhã
Conferência 5 - 9h00 – 10h00
Maria João Neto - Universidade de Lisboa. Portugal.
A pintura portuguesa oitocentista: diferentes receções e leituras sob signo da “Nação”
Conferência 6 - 10h00 – 11h00
Ana Cavalcanti - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.
Pintura de gênero e pintura de paisagem: modernidade no entresséculos no Rio de Janeiro
Tarde
Conferência 7 - 14h00 – 15h00
Luiz Freire - Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA.
A institucionalização da arte e da cultura na Bahia de entresséculos
Conferência 8 - 15h00 – 16h00
Heloisa Capel - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO.
(Re)Significar imagens: visões de entresséculos nos estudos de história cultural no Brasil
Conferência 9 - 16h00 – 17h00
Maraliz Christo - Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG.
Caminhos da pesquisa sobre pintura histórica no entresséculos
3º dia - 27/06/2024 - Quinta-feira
Manhã
Conferência 10 - 9h30 – 10h30
Tadeu Chiarelli - Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.
Contra o naturalismo fotocrômico e o exotismo burlesco dos pascácios: a absorção do simbolismo pela crítica de arte paulistana, 1920
Conferência 11 - 10h30 – 11h30
Aldrin Figueiredo - Universidade Federal do Pará. Belém, PA.
Amazônia de entresséculos: uma outra modernidade na revisão da história da arte brasileira
Tarde
Conferência 12 - 14h00 – 15h00
Alberto Chillón - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.
Olhares para a escultura oitocentista no Brasil
Conferência 13 - 15h00 – 16h00
Marize Malta - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.
O que foi feito das artes decorativas de entresséculos? Dos objetos de arte, das coisas malditas e além...
Fechamento - 16h00
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Grupo de Pesquisa ENTRESSÉCULOS
Grupo de Pesquisa ENTRESSÉCULOS – mudanças e continuidades nas artes no Brasil nos séculos XIX e XX, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/EBA/UFRJ), INVESTIGA o desenvolvimento histórico das artes e dos ofícios no Brasil, com prioridade para a produção artística desenvolvida no Rio de Janeiro do início do século XIX a meados do século XX, dialogando com outros sistemas de arte nacionais e estrangeiros.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.