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XVI SEMINÁRIO DE PESQUISA V ENCONTRO INTERNACIONAL VIII SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM ANDAME.

16 out - 2024 • 09:00 > 18 out - 2024 • 22:30

 
Evento Online  

Descrição do evento

Este ano, celebramos, no XVI Seminário de Pesquisa, V Encontro Internacional e VIII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, o centenário de duas obras fundamentais do poeta Oswald de Andrade: O Manifesto da Poesia Pau-Brasil e o romance Memórias Sentimentais de João Miramar, ambas publicadas em 1924. O evento, que ocorrerá de 16 a 18 de outubro, contará com palestras de renomados mestres, doutores e pesquisadores especializados em Letras, Artes e Comunicação

INFORMAÇÕES  E NORMAS GERAIS DO EVENTO: Período de inscrição para apresentadores (com submissão de trabalhos): 5 de agosto a 25 de setembro; Período de inscrição para ouvintes: 5 de agosto a 10 de outubro.

REGULAMENTOOs eventos XVI Seminário de Pesquisa, V Encontro Internacional e VIII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE), com o apoio da Florida University Science and Theology (FUST). Todas as atividades serão realizadas em língua portuguesa, entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024. As apresentações de trabalhos estão abertas à participação de professores, doutores, mestres, alunos de graduação e pós-graduação da UNIANDRADE e outras IES, do Brasil e do exterior, além de professores e alunos da Educação Básica. O evento será realizado virtualmente, nas plataformas YouTube, Google Meet e Jit.siO tema central será “Letras e Artes como agentes de mudanças: Perspectivas para o século XXI” e o autor homenageado será Oswald de Andrade (1890-1954), em comemoração aos 100 anos dos lançamentos de Memórias Sentimentais de João Miramar e do Manifesto da Poesia Pau-Brasil. As atividades ofertadas abrangem mesas-redondas, debates, palestras, apresentações de trabalhos, expressões artísticas e um minicurso.

INSCRIÇÕES: O prazo para as inscrições com apresentações de trabalhos em todas as modalidades é de 5 de agosto a 25 de setembro de 2024. Para as inscrições sem apresentação de trabalhos em todas as modalidades o prazo é de 5 de agosto a 10 de outubro de 2024. Para se inscrever no evento com submissão de trabalho (nas categorias Comunicação Individual, Comunicação Coordenada ou Teses e Dissertações em Andamento), será necessário preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/oKLCgUSJmTqTm9Kv7. Serão solicitados os seguintes dados:

  • Nome completo do aluno e nome do orientador do trabalho; Filiação acadêmica (sigla da instituição, em maiúsculas, entre parênteses); Título da comunicação, o qual deve estar dentro dos temas listados para o evento; Resumo de 100 a 150 palavras sintetizando o tema a ser abordado, os objetivos e o referencial teórico utilizado; Palavras-chave (de 4 a 6); Linha de pesquisa e projeto de pesquisa aos quais o trabalho se vincula; Dados completos do debatedor (para as sessões de Teses e Dissertações em Andamento).

Atenção: Não serão aceitas inscrições por e-mail, nem pela plataforma Sympla, cujo link destina-se exclusivamente ao pagamento da taxa de inscrição. Caso o participante opte por apresentar dois trabalhos, dois formulários deverão ser enviados com as informações correspondentes. Os aceites dos trabalhos serão enviados até 5 de outubro.

NORMAS PARA ENVIO DO RESUMO 

Papel A4, margens: Superior e esquerda 3, inferior e direita 2,5

TÍTULO: FONTE TIMES NEW ROMAN 11, ESPAÇAMENTO 1,5, CAIXA ALTA, NEGRITO, CENTRALIZADO, SEM RECUO 

Deixar uma linha em branco / Espaço 1,5 Times 11, sem recuo 

Autor(a): Sem negrito, Times 10, espaço 1,5, sem recuo,  margem à direita (SIGLA FILIAÇÃO CAIXA ALTA)

Orientador(a): Sem negrito,Times 10, espaço 1,5,sem  recuo, margem à direita (SIGLA FILIAÇÃO CAIXA ALTA)

Debatedor(a): Sem negrito, Times 10, espaço 1,5, sem recuo, margem à direita (SIGLA FILIAÇÃO CAIXA ALTA)

Deixar uma linha em branco / Espaço 1,5 Times 11, sem recuo 

Resumo: Parágrafo único, Times New Roman, 11, sem negrito, espaçamento 1,5 e justificado, sem recuo. De cem (100) a cento e cinquenta (150) palavras sintetizando o tema a ser abordado, os objetivos e o referencial teórico utilizado. Títulos de obras em itálico, parte de obras, contos, poemas, etc., entre aspas.

Palavras-chave: em minúsculas; exceto Nomes Próprios; separados por ponto-e-vírgula; de 4 a 6 palavras; Times New Roman 11; espaçamento 1,5 e sem recuo.

NORMAS PARA APRESENTAÇÕES ― COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS E COMUNICAÇÕES COORDENADAS: Alunos e professores dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIANDRADE, graduação, mestrado e doutorado de outras Instituições de Ensino Superior brasileiras e/ou estrangeiras, bem como egressos do Curso de Licenciatura em Letras e áreas afins, poderão propor trabalhos nessa modalidade. Os trabalhos poderão ter, no máximo, dois autores cada e não poderão ultrapassar 15 minutos para a exposição e 5 minutos para a discussão. Em cada sessão de Comunicações Coordenadas serão admitidas no mínimo três e no máximo quatro apresentações, com ou sem coautoria. Os interessados em sessão coordenada deverão anexar, em formulário próprio, um arquivo contendo todos os nomes dos apresentadores, nomes dos orientadores, títulos de trabalhos, 4 a 6 palavras-chave e resumo de todos os trabalhos, respeitando o limite de 100 a 150 palavras para cada resumo. Os resumos serão avaliados e poderão ser devolvidos aos autores para ajustes. Resumos que não versem sobre trabalhos na área de literatura e/ou teoria literária não serão aceitos. As sessões de apresentação de trabalhos poderão ser coordenadas por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e das instituições parceiras. Os aceites dos trabalhos de cada sessão coordenada serão enviados individualmente, devendo cada participante se responsabilizar pelo pagamento da taxa de inscrição correspondente. Todos os apresentadores devem possuir acesso à Internet com computador/laptop contendo microfone e câmera habilitados. Em caso de impossibilidade de funcionamento da plataforma escolhida pela comissão, o coordenador de sala poderá optar por outra plataforma para realizar a sessão. Em caso de impossibilidade de apresentação da comunicação, os textos das apresentações poderão ser publicados nos anais do evento. Os apresentadores poderão usar slides em suas apresentações mediante o compartilhamento da tela na plataforma informada pela comissão organizadora. Todos os participantes devem acessar o link de sua sala de 10 a 15 minutos antes do início da sessão, a fim de testar microfones, câmeras e compartilhamento de tela com os coordenadores de sala e/ou monitores. Todos os alunos inseridos nos cursos de graduação ou em programas de mestrado ou doutorado em Letras e áreas afins devem contar com orientação e/ou coautoria de um professor.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ― TESES  E DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO: Serão consideradas Teses e Dissertações em Andamento os trabalhos de mestrandos e doutorandos do curso de Teoria Literária da UNIANDRADE cujos projetos já foram aprovados e que se encontram em fase de escrita. Cada orientador deverá indicar um debatedor, que pode ser externo à UNIANDRADE. A escolha do debatedor é de responsabilidade do orientador. Além disso, orientador e aluno são responsáveis pelo envio do trabalho ao debatedor, com antecedência mínima de 15 dias. A apresentação de Teses e Dissertações em Andamento em sessão com debatedores é uma modalidade exclusiva para alunos do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária da UNIANDRADE e deverá possuir apenas um participante cada. Os trabalhos apresentados nesta modalidade não serão publicados nos anais do evento. Os mestrandos terão de 3 a 5 minutos para a apresentação do trabalho em andamento com acréscimo de 10 a 15 minutos para arguição do debatedor, que terá por objetivo fornecer sugestões para um melhor andamento da pesquisa já iniciada. Os doutorandos terão de 5 a 10 minutos para a apresentação do trabalho com acréscimo de, no máximo, 15 minutos de arguição do debatedor. Será facultado ao debatedor o envio, para o aluno, de sugestões por escrito a respeito da pesquisa apresentada. Todos os apresentadores devem possuir acesso à Internet com computador/laptop contendo microfone e câmera habilitados. Em caso de impossibilidade de funcionamento da plataforma escolhida pela comissão, o coordenador de sala poderá optar por outra plataforma para realizar a sessão. Em caso de impossibilidade de apresentação da comunicação, o debate poderá ser reagendado, a depender da disponibilidade do orientador, do participante e do debatedor. Os apresentadores poderão usar slides em suas apresentações, mediante o compartilhamento da tela na plataforma escolhida pela comissão organizadora. Todos os participantes devem acessar o link de sua sala de 10 a 15 minutos antes do início da sessão a fim de testar microfones, câmeras e compartilhamento de tela com os coordenadores de sala e/ou monitores.

INFORMAÇÕES IMPORTANTESNão será devolvido o valor da taxa de inscrição aos participantes que faltarem à apresentação. Também não será conferido certificado aos ouvintes que não cumprirem a carga horária mínima de 75% de presença. Todos os certificados serão emitidos pela UNIANDRADE e terão dupla chancela ― a nacional, do Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE); e a internacional, da Florida University Science and Theology (FUST). Aos apresentadores que necessitarem justificar ausência em seus trabalhos, a comissão do evento poderá providenciar uma declaração, desde que a solicitação do documento seja feita no ato da inscrição. Não serão concedidas declarações aos apresentadores que não informarem a necessidade do documento na ficha de submissão de trabalhos, independente da modalidade apresentada, em virtude da realização do evento em formato virtual. Será enviado, por e-mail, um link de acesso a um drive do Google para acesso às declarações. A plataforma a ser utilizada será escolhida pela comissão organizadora levando em consideração a necessidade de facilitar o acesso a todos os apresentadores das comunicações, ouvintes e demais interessados. A comissão organizadora não se responsabilizará por trabalhos não apresentados em virtude de falhas na conexão de Internet do participante. Nesse caso, os trabalhos não apresentados poderão ser publicados em anais, nas modalidades de Comunicação Individual ou Comunicação Coordenada. Na modalidade de Teses e Dissertações em Andamento, o debate poderá ser reagendado, conforme disponibilidades do orientador, debatedor e aluno.

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS: Os trabalhos completos, oriundos das apresentações, para publicação nos Anais [com ISSN] deverão obedecer as seguintes normas: ter entre 8 e 15 páginas, em formato documento word [extensão.doc], enviados até o dia 01 de novembro de 2024 para o e-mail: [email protected], anexado na mensagem intitulada "Anais Seminário". No corpo do e-mail deve constar a identificação do autor e o título do trabalho. Os anais serão publicados até o final de dezembro de 2024.

 

FORMATAÇÃO: O corpo do artigo deve ser digitado em fonte Times New Roman 11, espaçamento 1,5 e alinhamento do corpo do texto justificado. Deve ser acrescido de quatro palavras- chave e redigidas em fonte Times New Roman 11, espaçamento simples. O título deve ser centralizado e escrito em negrito e caixa alta. O nome do aluno e do orientador (se houver) deve vir entre o título e o início do texto, alinhado à direita, um sob o outro, em letras minúsculas, exceto as iniciais, escritos em fonte Times New Roman 11 e com espaçamento simples, seguidos da filiação acadêmica (sigla da instituição, em maiúsculas, entre parênteses), alinhados à direita e sem negrito. As palavras Autor, Orientador e Debatedor devem aparecer seguidas de dois pontos e em negrito. Para subtítulos/seções do texto (se houver), deverá aparecer só a primeira letra maiúscula, negrito, alinhados à esquerda e sem numeração. A entrada de parágrafo deve obedecer ao recuo de 1,25 cm e as margens superior: 3 cm, inferior: 2,5 cm, esquerda: 3 cm e direita: 2,5 cm.

CITAÇÕES, NOTAS E OUTROS ELEMENTOS: No corpo do parágrafo a citação simples (até três linhas) deve acompanhar aspas seguida da referência completa entre parênteses, conforme as Normas da ABNT. O não cumprimento da presente norma pode incorrer em desclassificação do trabalho por plágio. Para citação longa (mais de três linhas), sua apresentação deverá estar em parágrafo próprio, sem aspas, espaçamento simples, fonte corpo 10 e recuo na linha do parágrafo de 1,25cm, seguida da referência entre parênteses, conforme as Normas da ABNT. O mesmo se aplica às epígrafes em início de texto. A menção a ideias de um autor sem citação simples/longa, denominada citação indireta, deve apresentar o ano da obra após o nome do autor, conforme as Normas da ABNT. As referências às citações devem ser sempre no próprio texto, entre parênteses. Não incluí-las em notas de rodapé ou notas de final de texto. Sob a ocorrência de imagem, estas devem estar devidamente numeradas e conter a fonte de onde foram retiradas, bem como a data do acesso, em caso de referências da internet. Usar negrito para ênfase e itálico para palavras em língua estrangeira não incorporadas à Língua Portuguesa. Títulos de obras devem aparecer em itálico e letra maiúscula apenas no início da primeira palavra. capítulos, contos, poemas, ou partes de uma obra devem ser digitados entre aspas. Nomes de jornais e revistas devem aparecer em itálico, assim como nomes de obras fonográficas. Nomes de músicas devem constar entre aspas. Citações em outros idiomas devem ser traduzidas no texto e o original deve constar como nota de rodapé.

 REFERÊNCIAS: As referências devem ser inseridas ao final do texto, de acordo com as normas da ABNT, precedidas pelo título Referências (negrito, com apenas a primeira letra maiúscula, alinhado à esquerda).  A lista com as referências das obras deve seguir a formatação do corpo do texto, sendo espaçamento 1,5 cm e alinhamento justificado, porém, sem entrada de parágrafo e com o intervalo correspondente a um espaço entre uma referência e outra.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

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Sobre o produtor

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A UNIANDRADE – Centro Universitário Campos de Andrade é uma instituição de ensino superior do Paraná com mais de 45 anos de atuação. Oferece cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento profissional, nas modalidades presencial e a distância, nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. Reconhecidas pelo MEC e pelo mercado. Possui clínicas de saúde (nutrição e fisioterapia), núcleo de práticas jurídicas, amplas salas de aula, laboratórios completos entre outros.

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