26 mai - 2023 • 08:30 > 26 mai - 2023 • 18:00
26 mai - 2023 • 08:30 > 26 mai - 2023 • 18:00
CONGRESSO BRASILEIRO DE GUARDA-CORPO
tema: Arquitetura, Segurança e Normatização - 26 DE MAIO DE 2023 – RIO DE JANEIRO
“Guarda corpo não é item de decoração, guarda corpo e item de segurança”
Os guarda-corpos compõem a arquitetura dos edifícios e estão mais presentes do que nunca na atual tendência de apartamentos com varandas.
São utilizadas diversas tecnologias como alumínio, aço, vidro, e a tradicional alvenaria. A busca visa atender as demandas de desenhos dos arquitetos, compondo tramas mais elaboradas ou mesmo clean.
Quando o assunto envolve a qualidade e critérios para o design e a produção dos guarda-corpos, a referência do mercado da Construção Civil é a ABNT NBR 14.718, criada em 2001 e revisada em 2019. Foi determinante para essa revisão, o fato de meio técnico ter questionado a viabilidade prática de algumas determinações do texto, consideradas desnecessárias ou, mesmo, limitantes do ponto de vista do projeto e da execução.
A normativa oferece parâmetros para que o projetista possa desenvolver esse elemento, a partir do seu conceito arquitetônico, liberando a criatividade. O Congresso oferecerá aos arquitetos e profissionais do setor as informações mais atualizadas e propor uma carta aberta ao setor.
ENSAIOS QUE GARANTEM MAIOR QUALIDADE
A NBR 14.718 utiliza o conceito presente nas normas estrangeiras de zonas de estacionamento e de recepção. A função do guarda-corpo é garantir segurança aos usuários e seu uso só é obrigatório diante de um desnível maior do que 1m10. Assim, a Zona de Recepção é a área onde estão as pessoas, a própria varanda. Os ensaios de laboratório avaliam o esforço estático vertical e esforço estático horizontal, e de impacto, com a aplicação de carga de impacto por metro linear de guarda-corpo, englobando a pré-carga, carga de uso e carga de segurança. Isso também é tema do CONGRESSO que deverá ser discutido e aprofundado.
OBJETIVOS
Lançar um olhar múltiplo por meio das experiências de renomados profissionais da área, arquitetos e especialistas da indústria e de instituições afins.
Ampliar a visão dos profissionais dos escritórios de arquitetura, de todos os portes, além de fabricantes e agentes comerciais.
COMO VAI FUNCIONAR
O Congresso oferecerá aos participantes 05 grandes painéis com convidados de relevância no cenário nacional. Os maiores especialistas do tema reunidos com especificadores, fabricantes e técnicos especializados em normas e ensaios para uma discussão aprofundada.
PROGRAMAÇÃO
DIA 26. MAIO – sexta - 8h30 - 18h30 (com intervalo para almoço)
Manhã
8h30 – café de boas-vindas
9h- abertura oficial – boas-vindas
9h10 – 9h50: PAINEL NORMAS, CERTIFICAÇÃO E
FISCALIZAÇÃO
à
eng. Michele Gleice (Itec) + eng. Robson Campos (ABRAEsP)
9h55 - Case Técnico (Olga Color)
10h10 – Case Técnico (Perfil)
10h30 – 11h05: PAINEL INSTALAÇÃO
à
arq. Paulo Niemeyer (Instituto Niemeyer), Prof. Celso Freitas (Consultor)
+ eng. Vagner Bispo (Jobe)
11h05 – 11h25: Coffee-break
11h30 – 11h45 Case Técnico (Q-Railing)
11h50 – 12h50: PAINEL SEGURANÇA
à
arq. Aníbal Coutinho (titular da CDC, Arquitetos), eng. Clélia Bassetto
(Abravidro) e eng. Robson Campos (ABRAEsP)
das 12h50 – 13h40: Almoço Livre
Período da Tarde
13h45 – 14h Case
Técnico (Hydro)
14h05 – 14h55: PAINEL COMO VENDER QUALIDADE
à
eng. Priscila Andrade e arq. Sonia Lopes (Pres. AsBEA-RJ)
15h – 15h15 Case Técnico (Cebrace)
15h15 – 15h30 Case Técnico (Bugal)
15h30 – 16h: Coffee-break
16h – 16h50: PAINEL DESIGN INOVADOR
à
arq. Celso Rayol (titular da Cité Arquitetura) e arq. Marcela Abla (pres.IAB-RJ)
17h-18h: Talk-show com convidados - Mediador: arq. Marcio Mazza
Arq. Paulo Niemeyer – Instituto Niemeyer
Arq. Celso Rayol – Cité Arquitetura
Arq. Marcela Abla – IAB-RJ
Eng. Priscila Andrade – Curadoria do 1º CBG
Eng. Vagner Bispo - JOBE
Eng. Edson Fernandes - ITEC
Arq. Anibal Coutinho – CDC, Arquitetos
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua do Pinheiro, 10, AUDITÓRIO PRINCIPAL, Flamengo
Rio de Janeiro, RJ
JOBE SOLUÇÕES E COMÉRCIO E SERVIÇOS EIRELI-ME
JOBE SOLUÇÕES - ESPECIALISTA EM GUARDA-CORPO
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.