09 ago - 2024 • 09:00 > 09 ago - 2024 • 13:30
09 ago - 2024 • 09:00 > 09 ago - 2024 • 13:30
A Mostra Ecofalante de Cinema, a convite da formação Spcine realiza em parceira com a Cinema Verde o 1º Encontro Sobre a Sustentabilidade na Indústria do Audiovisual, um evento anual presencial aberto ao público, cujo objetivo é discutir o avanço da consolidação de práticas sustentáveis na indústria cinematográfica brasileira. Por possuir alto impacto socioambiental, é fundamental que novas metodologias sejam implantadas tanto no setor privado quanto no setor público do audiovisual, em forma de políticas públicas. Nas duas mesas propostas, convidamos profissionais do audiovisual de diferentes setores a compartilhar as experiências positivas e os desafios que elas geram. Apesar de o Brasil estar ainda no início desse movimento de produções mais sustentáveis, a indústria tem enorme potencial para fomentar a urgente mudança de comportamento de que a sociedade precisa para enfrentar a crise climática.
PROGRAMAÇÃO
09h00 - Check in & Café da manhã
10h00 - Painel 1 Políticas públicas para um audiovisual sustentável
Políticas públicas têm um papel fundamental na implementação de mudanças progressivas na sociedade. Qual seria, então, seu papel na adoção de práticas mais sustentáveis no setor audiovisual? Quais instituições estariam envolvidas nessa jornada? Como elas poderiam contribuir para que as produções efetivamente diminuam seu impacto ambiental negativo e aumentem seu poder de transformação social? Nesta mesa, representantes de diferentes instituições vão discutir possibilidades e ferramentas disponíveis para fomentar mudanças no setor.
11h15 - Coffee break
11h30 - Painel 2 Iniciativas sustentáveis nas produções audiovisuais
No mundo todo, as mais diversas indústrias estão tendo de rever sua forma de atuar para reduzir seu impacto negativo no planeta. No audiovisual, não é diferente. O que pode ser feito para que as produções adotem posturas positivas em relação ao meio ambiente, respeitando o trabalho das equipes? Neste encontro, conheceremos experiências e produções audiovisuais que adotaram iniciativas sustentáveis, seus resultados positivos, desafios e aprendizados.
Participantes confirmados
Flavia Guerra (MEDIAÇÃO)
Jornalista
com mestrado em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths - University
of London, como bolsista do Chevening Scholarship Program. Atua como
documentarista, jornalista, curadora e crítica de cinema. É editora do Plano
Geral, videocast disponível no Splash UOL, colunista de cinema na Rádio Band
News FM e no Splash UOL. Possui extensa experiência cobrindo festivais
internacionais de cinema para várias mídias, incluindo O Estado de São Paulo,
UOL, Canal Brasil, CNN Brasil e Band News TV. É vice-presidente da Abraccine
(Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e votante do Globo de Ouro.
Ariene Ferreira (Cinema Verde)
Produtora
audiovisual e cultural, Ariene acumula mais de 30 anos de experiência com
projetos de longa-metragem de ficção, documentários, séries e eventos
culturais. Em 2010, começou a levar conhecimento e introduzir práticas
sustentáveis nas produções audiovisuais para reduzir seus impactos ambientais e
sociais negativos. Desde então, nunca mais parou. É sócia-fundadora da Cinema
Verde, membro fundadora da UPEX – União Nacional de Produtores Executivos.
Leonardo Edde (Sicav)
Leonardo
Edde é produtor e diretor, com mais de 25 anos de experiência, incluindo filmes
como Nosso Sonho - A história de Claudinho e Buchecha, Tropa de Elite
2, Loucas para Casar, O Filme da Minha Vida. Outros
lançamentos de sucesso a caminho: Tom Jobim - O TOM, Alucinação -
Belchior e suas histórias, e Authentic Games. Sócio-fundador da Urca
Filmes, é presidente do SICAV, VP da Firjan, membro do PGA e da FIPCA, além de
júri do Emmy International. Sua influência no cenário audiovisual é notável e
seu legado na indústria é reconhecido internacionalmente.
Mauro Garcia (Bravi)
Com mais de quatro décadas de experiência em programação e produção para televisão, é atualmente Presidente Executivo da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – BRAVI, Brasil Audiovisual Independente e Diretor Executivo do ICAB – Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros. É membro dos seguintes conselhos: Conselho Superior de Cinema, Conselho da Academia Brasileira de Cinema, Conselho Consultivo do Encontro de Coprodução do Mercosul do Festival de Audiovisual do Mercosul – FAM e membro do Conselho do Museu da TV, Rádio & Cinema. É Embaixador Full Sail University Brazil Community em Audiovisual.
PAINEL 2:
Daniela Aun
(Gullane)
Erica
Aguado (Floresta - SONY)
Gisela Camara ( Amazon Studios)
Produtora executiva sênior da Amazon Studios no Brasil. Com uma experiência cinematográfica diversificada, produziu filmes e atuou como Line Producer em filmes e séries de TV dirigidos por talentos consagrados como Ruy Guerra, Walter Lima Jr e Jorge Durán, bem como como por diretores estreantes. Em 2009 fundou a produtora Tacacá Filmes com o diretor Vinícius Reis, onde desenvolveu diversos longas-metragens em parceria com outras produtoras.
Paula
Cosenza (Ventre Studio)
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Paulista, 900 Bela Vista
São Paulo, SP
Ecofalante
A Ecofalante é uma OSC que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Produzimos filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. Produzimos seminários e workshops sobre cinema, educação e sustentabilidade. Realizamos também o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais: a Mostra Ecofalante de Cinema.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.