10 nov - 2023 • 16:00 > 11 nov - 2023 • 20:00
10 nov - 2023 • 16:00 > 11 nov - 2023 • 20:00
O 1º Festival de Contadores de Histórias de Alagoas -FECHAL, visa celebrar a tradição milenar de contar histórias, reunindo contadores de histórias e interessados nessa arte ancestral para compartilhar narrativas envolventes, inspiradoras e diversificadas. O festival "Conectando Corações" pretende ser uma experiência valiosa para pessoas de todas as idades, onde a magia das palavras e a arte de contar histórias se unem para criar conexões emocionantes e promover a imaginação, a aprendizagem e a compreensão mútua do universo literário e da cultura popular tradicional. A arte de contar histórias é também uma arte da memória. (Gomes, Lenice. A Arte de Encantar. Pág,25, Editora Cortez, 2012.).
Esse projeto se justifica, pela necessidade de ampliar, difundir e fortalecer os laços na Arte de Contar Histórias no Estado de Alagoas. Somos um estado rico em cultura e diversidade, e nas Narrativas Orais não seria diferente. Precisamos aprender a valorizar uma das artes mais antigas do mundo. Por isso acreditamos, que através do FECHAL podemos mostrar a força dessa ancestralidade, por meio de palestra, oficinas e apresentações voltadas para a Contação de Histórias. “O Contador de Histórias é aquele que traz o coração nas mãos.”(Maria da Penha).
O trabalho do contador de histórias, antes de tudo, deve ser um trabalho lúdico, que envolve o indivíduo de corpo e alma, da cabeça aos pés. Mais do que a necessidade teórica, no primeiro momento, é preciso ajudar as pessoas a abrirem os olhos e o coração. É a sensibilização para o ato de narrar e a importância que isso pode adquirir na vida de quem ouve uma história, mediados pela qualidade de quem narra e pelo afeto empregado na tarefa (Sisto, CELSO. Textos e Pretextos Sobre Arte de Contar Histórias. Pág.10.3. ed. rev, e ampl. - Belo Horizonte: Aletria 2021.);
Contar Histórias é sempre um elemento integrador e socializador, que pode aproximar todos: campo e cidade, meninos e meninas, adultos, crianças, pais, família, ricos, pobres, todos os gêneros, cores possíveis, ou seja o que queiramos nomear, a Contação de histórias é capaz de unir, revelar, afetar de forma positiva, por meio das palavras. Conectando corações, unindo forças, fortalecendo almas, revigorando o espírito e as emoções. Incentivamos a leitura, a escuta, a visão, os sentidos, através do exercício da prática de narrativas orais. Assim, O I Festival de Contadores de Histórias de Alagoas - FECHAL, vem propor dois dias (10 e 11 de novembro) de muita interação, conexão de saberes e muitas histórias para contar. Com oficinas voltadas para Arte de Contar Histórias, Palestras e Apresentações com os Contadores de Histórias de Alagoas e convidados de fora do estado.
Programação do I FECHAL
Dias: 10 e 11 de novembro de 2023 (Sexta e Sábado).
Local: MISA (MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE ALAGOAS.)
1º Dia – 10 de novembro (sexta-feira)
À partir das 16horas - Credenciamento
(Música ambiente, até o momento da abertura)
Recepção na entrada com Ritoc'Artes (Rita lins);
17h00 – Abertura Oficial (auditório)
Apresentação das anfitriãs (Idealizadoras do FECHAL);
Apresentação dos Convidados (de fora), do FECHAL: Ivani Magalhães (SP) e Luciano Pontes (PE); e toda a programação.
Agradecimentos aos apoiadores culturais; patrocinadores e todos os parceiros do FECHAL;
Informações e direcionamentos sobres as oficinas, de como irá acontecer no dia 11 e apresentações dos contadores de histórias;
17h30/18h20 – (Após abertura oficial) Palestra com Damiana Melo - AL/PE da Cia Literando, sobre a Musicalização na Contação de Histórias. (Auditório).
18h25- Contação de Histórias: História da Prima Vera, em Alagadiços – Rochelli Messias de Assis. (Auditório). Desce em cortejo, convidando todos a descer para o Salão do Misa.
18h50/19h20 – Coffee Break (salão do Misa);
19h30/20h00 – Após o Coffee Break, hora do Conto Cantado), com Meire Deise. - Interação com o público do FECHAL , formando uma Ciranda após o conto.
*2º DIA: 11 de novembro de 2023 (SÁBADO) MISA (Museu da Imagem e do Som de Alagoas)
OFICINAS (8h00 às 10h00)
ATENÇÃO: (Para cada inscrito, poderá escolher até duas oficinas para participar, sendo uma pela manhã e outra à tarde.)
1ª Oficina A - 8h00/10h00 – Contação de Histórias Para Bebês, com Ivani Magalhães/SP (30 vagas). Auditório do Misa
2ª Oficina B – 8h00 às 10h00 - Oficina Recursos para o contar: Há beleza no reutilizar! Com Rosely Frazão/AL.(30 vagas). Auditório do Misa
10h/10h10 – Intervalo (Salão do Misa)
*Manhã de Apresentações: Contação de Histórias (Auditório do Misa)
10h15 – Rita Lins e seus bonecos
10h30 – Cia Literando
10h45 - Escritora e Compositora, Fátima Maia
11h/11h50– Palestra e Contação de Histórias sobre a Arte de Contar Histórias e Suas Interfaces, com Ivani Magalhães (São Paulo-AL). Auditório do MIsa
11h50 às 12h50 - Intervalo (almoço)
Tarde - Retorno às 13h -OFICINAS
3ª Oficina C – 13h00 às 15h00 - As Narrativas Orais e Suas Diversidades, com Luciano Pontes/PE. (30 vagas); Auditório
4ª Oficina D– 13h00 às 15h00 – Oficina O Tempo no Contar, Parar, Respirar e Voltar a Contar. Com Carmen Lúcia Freire/AL. (30 Vagas). Salão do Misa.
Tarde de Apresentações com Contadores de Histórias:
15h15/16h - Contação de Histórias Com as Bonecas Pretas Abayomi - com a Mestra Artesão, Adriana Chaluppe (Maceió- AL). Auditório
16h10- Contação de História- Tia Miroca (Mira Dantas);
16h30- Contação de Histórias - Luciano Pontes- PE.
17h50 - Carmen Freire/ tia Cacau/Pão de Açúcar-AL
18h10 - Contadora de Histórias, Alda/AL
18h30 – Linete Matias/Piaçabuçu-AL
19h - Contação de Histórias ABERTO!
19h30 – Noite de encerramento: Uma grande celebração que reúne contadores de Alagoas e de outros estados, para compartilhar histórias emocionantes e inspiradoras, deixando uma marca duradoura nos corações de todos. Ciranda com todos para finalizar o dia, com a participação especial Grupo Maracatu Baque Alagoano;
Idealizadoras do FECHAL - Meire Deise , da Aplauso Produções e Eventos, Professora e Contadora de Histórias. E, Rochelli Assis, do Espaço Escola Arte e Cultura, Professora, Contadora de Histórias, Escritora, Artesã e Produtora Cultural.
Apoio Cultural - SECULT-AL e MISA
Parceiros - Todos os profissionais da Arte de Contar Histórias que estão dentro da Programação do FECHAL, além dos oficineiros e Palestrantes.
*Importante: Este evento é uma iniciativa privada e independente, fruto de pensamentos, sonhos e realização independente. Ou seja, não está sendo financiado, nem patrocinado. Com exceção do Espaço para sediar o 1º FECHAL, que foi um APOIO CULTURAL da Secretaria do Estado de Alagoas e do Museu da Imagem e do Som de ALagoas. Nossos agradecimentos desde já, a todos e todas que estão apoiando essa ideia e sonho de muitos! Gratidão a todos os contadores e contadores de História do estado de Alagoas. Gratidão a Ivani Magalhães, a Mestra e Contadora de Histórias, de São Paulo, que abraçou esse sonho e está chegando para somar conosco. Gratidão ao Contador de Histórias, Luciano Pontes -PE, Ator, Contador de Histórias e Pesquisador das Narrativas Orais, um das pessoas que iniciaram muitos aqui em nossa Maceió, e que também aceitou o convite e desafio de estar conosco. Gratidão a querida Mestra Artesã, Adriana Chaluppe, que mergulhou de cabeça nesse sonho e contribuição em nossa produção. Adriana é uma das pessoas que ajudou e ajuda a caminhar. Gratidão a Mestra VÂnia Oliveira -Patrimônio Vivo e Imortal do nosso Artesanato, pela força e sabedoria. Muito obrigada a todos e todas!
Realização: Adriana Chaluppe - Associação dos Artesãos Criativos de Alagoas; Meire Deise - Aplauso Produções e Rochelli Assis - do Espaço Escola Arte e Cultura.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Sá e Albuquerque, 275, Em frente a Praça dois leões, Jaraguá
Maceió, AL
Rochelli Messias de Assis
DRT 1344/AL – Atriz, Diretora de Produção, Diretora de Teatro, Contadora de Histórias, Escritora e Autora de Contos Infantis, Infanto Juvenil e de Diversos Textos Teatrais. Com Publicação do Livro Coletânea Tapete Encantado, com o Conto da “Lêlê,a História da Menina que Aprendeu a Gostar de Ler”, publicação independente com mais oito Autores de todo o Brasil. O Conto recebeu Premiação em 2021 no Festival Literário da SECULT-AL; É Arte-Educadora, Professora de Teatro, de Artesanato e Tecnologia,
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.